Cambará terá “Semana Municipal de Atenção à Disfagia”

 

O município de Cambará tem em seu calendário oficial a “Semana Municipal de Atenção à Disfagia”. O projeto de Lei 009/2022 apresentado pelo vereador Walmir Joaquim foi aprovado e será celebrada anualmente na semana do dia 20 de março, em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia.

O vereador ainda ressalta que a disfagia é uma alteração no trajeto do alimento da boca, causada por múltiplas condições que afetam tanto a deglutição – disfagia orofaríngea por dificuldade de engolir – como a progressão de conteúdos pelo esôfago – disfagia esofágica por obstruções ou disfunções do trânsito alimentar.

“Nessa Pandemia, a fonoaudiologia se tornou ainda mais importante. Eles trabalham em vários aspectos importantes e precisamos cada vez mais desse profissional no quadro de atendimento do município”, comenta Walmir Joaquim.

Durante a semana, terão como objetivos: “Informar e conscientizar as pessoas a respeito da disfagia e seus principais sinais e sintomas”, “Conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce”, “Diagnosticar os casos e realizar encaminhamentos para acompanhamento especializado”, entre outros aspectos.

O vereador Walmir Joaquim ainda lembra que a Semana Municipal de Conscientização sobre a Disfagia é fundamental para que a população tenha conhecimento sobre a questão. “Principalmente fonoaudiólogos, os quais são os profissionais habilitados para diagnósticos, orientações e reabilitações, visando a elaboração e realização de palestras, debates, seminários, audiências públicas para esclarecimentos, propagandas publicitárias, distribuição de folhetos informativos e explicativos, com o fito de conscientizar acerca desse distúrbio”, finaliza.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???