Castro intensifica ações para combater mosquito transmissor da dengue



A Secretaria Municipal de Saúde de Castro, por meio da Vigilância Sanitária, vai realizar de 2 a 6 de maio, pela terceira vez no ano, o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) no Município. O mosquito é responsável pela transmissão do vírus da dengue. A ação será realizada pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) devidamente identificados.

O número de residências visitadas em cada bairro é definido pelo Ministério da Saúde e para qualidade da amostra, a coleta das larvas é realizada em quarteirões alternados. Após análise das larvas coletadas, é possível mapear as áreas do município com maior ocorrência de focos do mosquito e criadouros predominantes, priorizando as estratégias de combate nestes bairros, como aplicação de inseticidas ou larvicidas além da orientação da comunidade para monitoramento constante em suas residências.

 

Atuação

No primeiro bimestre, foram realizadas 21 mil visitas pelos Agentes Comunitários de Endemias, vistoriando imóveis e orientando a comunidade na eliminação de materiais que possam acumular água. Quinzenalmente, ocorre a fiscalização de pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, ferros velhos, com aplicação de inseticida a cada dois meses.

Nos casos de dengue notificados como suspeitos ou confirmados, além da visita para acompanhamento dos sintomas do paciente e entrevista de mapeamento, é realizada a vistoria e aplicação de inseticidas numa área aproximada de nove quarteirões no perímetro da residência.

Conforme o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), entre agosto de 2021 até a segunda semana de abril deste ano, foram registrados dois casos de dengue em Castro - ambos curados, sem a necessidade de internamento hospitalar, não havendo casos ativos confirmados no município até o momento.

Considerando que em cidades vizinhas a evolução do número de casos confirmados é preocupante, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância do apoio da população no combate ao mosquito transmissor da doença, intensificando as ações de controle de proliferação, realizadas durante todo o ano pelo setor. “É preciso que todos tenhamos o cuidado necessário em evitar criadouros do mosquito em casa ou nos estabelecimentos comerciais”, ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde, Ramon de Mello.

 

Cuidados

Para evitar criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem manter o quintal limpo, não deixar água parada e recolher o lixo, mantendo as lixeiras e caixas d’água tampadas, pneus cobertos e colocar areia nos vasos de plantas. Também não deve ser jogado lixo em terrenos baldios, construções e praças. Os munícipes devem ainda permitir o acesso dos Agentes de Controle Epidemiológico na residência ou estabelecimento comercial.



FONTE: PREFEITURA DE CASTRO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???