Goiabas de Carlópolis recebem reconhecimento em Londrina

 

A produção de Goiabas do município de Carlópolis foi reconhecida recentemente pela Câmara Municipal de Londrina. O voto de congratulação foi apresentado pelo vereador Aílton Nantes e aprovado por unanimidade no Poder Legislativo.

“Durante a Expo Londrina fiquei conhecendo a história das goiabas do município. Eles estiveram demonstrando o trabalho em nosso município e tem cada dia mais levado o nome do Paraná para todo o mundo”, comenta o vereador Aílton Nantes.



Juntamente com representantes da Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC) ele acompanhou o processo de embalagem das goiabas que estavam sendo realizadas e seriam enviadas para Londres (capital da Inglaterra). Ele também visitou um espaço com pés de goiabas acompanhados dos produtores, da Secretária Municipal de Agricultura Francislane Bohrz e a engenheira agrônoma do IDR Luiza Rocha.

RECONHECIMENTO

Em 2019 a goiaba produzida em Carlópolis conquistou a certificação de Indicação Geográfica e o selo Global G.A.P. (Global Agricultural Practices). Neste ano, os produtores associados à Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis incluíram a carambola, o abacate, a pitaya, o figo-da-índia e a lichia na lista de frutas com certificação internacional.  Para os produtores, além de novos mercados, o selo é um reconhecimento da qualidade e sustentabilidade da produção paranaense.


A produtora Luiza destacou que durante os ltimos anos os produtores passaram por diversos treinamentos para atender às exigências da certificação internacional. A conquista do selo de certificação de Indicação Geográfica e do selo Global G.A.P. foi o resultado de um esforço conjunto de produtores, cooperativa, prefeitura, Sebrae, Senar-PR, Universidade Estadual Paulista e IDR-Paraná. 



O prefeito Hiroshi Kubo destacou por telefone mais este reconhecimento da fruta. “Londrina é a segunda maior cidade do Estado do Paraná. Isso demonstra que nossa goiaba está cada vez mais ganhando espaço e sendo reconhecida em todos os cantos do Estado e do mundo”, comemora.



Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???