Administração municipal inicia comemorações dos 75 anos valorizando a história e a cultura, com concerto da Orquestra Sinfonia Brasil



Um verdadeiro presente para Ibiporã! Foi memorável o evento da última quinta-feira (5 de maio), muito prestigiado e com a presença de famílias pioneiras, autoridades políticas, militares e eclesiásticas, a população celebrou a abertura dos festejos dos 75 anos de Ibiporã, com uma apresentação envolvente da Orquestra Sinfonia Brasil que trouxe repertório com o melhor da música popular brasileira!

O programa do concerto, sob direção do Maestro Norton Morozowicz, homenageou Radamés Gnattali, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores mestres da música brasileira e latino-americana: Concerto para Acordeon e Orquestra de Cordas; Suite para Cordas; Canções Populares do Brasil; Suite Retratos para Orquestra de Cordas e Conjunto de Choro tendo como solistas Daniel Migliavacca, bandolinista, e Marcos Nimrichter, acordeonista.

Dando boas vindas a todos e todas, o prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância do evento para o município. "É uma noite de gala e muita emoção. Estamos programando uma série de atividades e ações para celebrar os 75 anos de emancipação política de Ibiporã. Que possamos neste período legar ao município e aos futuros prefeitos uma cidade diferente, ainda melhor estruturada, que buscará realizar os nossos sonhos, e os de nossos filhos e netos", enfatizou o prefeito.

"É para nós uma alegria muito grande participar dos festejos pelos 75 anos desta linda cidade. Parabenizando o prefeito, felicito toda Ibiporã. Cidade que eu já conheço há muitos anos devido à minha grande amizade com a família Pelisson. Marcos Pelisson, o arquiteto que projetou o Cine Teatro Padre José Zanelli foi meu aluno de flauta", relembrou o maestro Morozowicz.

Ibiporã foi um dos cinco municípios do Norte do Paraná escolhidos pela Associação Música e Cena Brasil para receber a terceira edição do projeto "Concertos com Conversa". O objetivo é democratizar e ampliar o acesso à cultura musical por meio de apresentações e workshops. Ao todo, 14 cidades de oito microrregiões histórico-culturais do Paraná já foram beneficiadas e reforçam o interesse da comunidade pela música - como instrumento transformador da sociedade.

Aprovado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, através da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, na edição 2022, o projeto leva a Orquestra de Câmara Sinfonia Brasil, integrada por músicos paranaenses convidados - de cordas e de choro, para concertos e workshops em cinco cidades do Norte do Paraná – Londrina, Ibiporã, Rolândia, Cornélio Procópio e Bandeirantes.

Após o concerto, o público participou de um coquetel ao som da cantora Néia Teodoro e Domingos Santos, coordenador dos cursos de música da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e professor de violão e canto coral. Além disso, os convidados conferiram a exposição da nova linha de produtos com a marca de Ibiporã, desenvolvidos pelas artesãs do Centro do Artesanato de Ibiporã em parceria com o artista visual e designer Luiz Ricardo Bernardino; e conferiram painéis dos projetos de obras de urbanização e modernização de Ibiporã que estão em andamento.

Educação Musical

Como contrapartida social, no dia 18 abril o projeto "Concertos com Conversa" promoveu o minicurso gratuito de Formação Didático Pedagógica em Música para professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e professores/graduandos em Música. O workshop foi coordenado pelo professor e músico, mestre e doutor em Educação, Guilherme Romanelli.

Um pouco antes do concerto, também no Cine Teatro, uma parte dos músicos da Orquestra Sinfonia Brasil realizou um workshop para a comunidade escolar, adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e professores e participantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (APASI) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã  (APADEVI).

De forma didática e lúdica, os músicos apresentaram os instrumentos musicais que tocam, composição de uma orquestra de cordas e de um regional de choro, história, diversidade, características melódicas, rítmicas e tímbricas do repertório apresentado. O objetivo com a atividade é proporcionar audição de música brasileira de concerto, ampliar conhecimentos em Música e estabelecer parâmetros musicais que concorram para geração e transmissão de conhecimentos.

O projeto "Concertos com Conversa" em Ibiporã foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e de Educação, e com o Departamento de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Ibiporã foi uma das cidades selecionadas para receber esse espetáculo musical de alto nível por sua tradição no fomento às ações culturais. Foi uma honra receber esses músicos em nosso município, sobretudo porque o projeto tem um viés educativo, de formação de plateia e ações educativas de inclusão social por meio da música", destacou a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Uma realização da administração municipal de Ibiporã por meio da secretaria de Cultura e Turismo que colaborou para oferecer esse presente às famílias de nossa cidade.

Fotos: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???