CONAE: SETORES DISCUTEM PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL



O Auditório Acary de Oliveira recebeu, na quinta-feira (05), a etapa regional da Conferência Nacional de Educação (Conae). Com o tema ‘Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira’, o evento reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti e o presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação e do Fórum Nacional de Educação Manoel Humberto Gonzaga de Lima, além de representantes de entidades, instituições de ensino e demais pessoas ligadas à educação. 

 

A Conae é um espaço democrático para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. O momento é organizado para discutir a educação escolar em todos os seus níveis e realizada nos territórios e espaços institucionais, como municípios, regiões, estados e país. Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, podem auxiliar nos rumos da educação brasileira. Na abertura, o prefeito Beto Lunitti destacou os diversos investimentos em estruturação e modernização das escolas e centros municipais de educação infantil, bem como na contratação de professores e demais profissionais.

 

Lunitti destacou programas como o Aluno Conectado, que vai disponibilizar ferramentas tecnológicas para alunos e professores. “Vamos implantar televisores, notebooks para todos os professores regentes e tablets para todas as crianças”, explicou. Serão disponibilizados infraestrutura adequada para conectividade à internet e acesso às ferramentas educacionais digitais por meio ‘Conexão do Saber’, plataforma desenvolvida e disponibilizada ao município por meio de um convênio a ser firmado com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

 

A ampliação dos quadros funcionais também tem sido constante, com mais de 200 profissionais para a educação sendo convocados nos primeiros meses deste ano, a partir do término da vigência da Lei Federal nº 173/2020, em 31 de dezembro de 2021. “Promovemos grandes convocações, em especial uma grande lacuna, a dos PADI’s [professores de apoio à diversidade e inclusão] para atendimento de crianças que necessitam atenção individualizada”. Somente para esta situação específica foram 51 convocações, com alguns assumindo as funções nesta sexta-feira (06). 

 

Mudanças na gestão da educação em Toledo - Durante a Conferência, o prefeito Beto Lunitti anunciou também mudanças a serem realizadas na Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ex-secretária Elisângela Batista solicitou seu desligamento da função. Para seu lugar foi designada a atual secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, que acumulará o comando das duas pastas. Também ocorrerão mudanças em algumas diretorias administrativas. “Todo o processo de modernização da educação foi capitaneado pela Elisângela e só temos a agradecer seu empenho. Agradeço também à nova gestora da educação em Toledo por ter aceitado o desafio”, frisou. 

 

Participação das autoridades - Além do prefeito, tiveram participação no cerimonial o representante do Conselho Estadual de Educação (CEE/PR), Flávio Vendelino Scherer. O professor toledano destacou o momento vivido. “É momento de refletir, mas de celebrar. A educação tem um costume de se lamentar muito e comemorar pouco. Vamos festejar as conquistas em favor dos nossos estudantes e educadores. Vamos nos animar, ousar e projetar o futuro”. 

 

Os investimentos em tecnologia sendo realizados na educação de Toledo foram destacados pelo presidente do Legislativo Municipal, Leoclides Bisognin. “A pandemia, o ensino remoto, nos mostrou o quanto eles são importantes nesta retomada. Que bom que Toledo se adiantou e pensou de forma bastante adiantada. A comunidade escolar ganha com isso”, comentou. Já o chefe do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Guimarães, aproveitou o momento para enaltecer o momento e a reunião de pessoas com o intuito de discutir e promover os avanços para o setor educacional. 

 

Após as falas, o presidente do Fórum Municipal de Educação, professor Leandro Crestani, passou a palavra ao palestrante do encontro, Manoel Humberto Gonzaga de Lima, e após, realizou a mediação da Conferência. Os trabalhos seguiram também na sexta-feira (06), durante todo o dia, no Auditório da Universidade Paranaense (Unipar).



FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???