Lixo Eletrônico arrecadado em Siqueira Campos ultrapassa 1 tonelada



O Governo Municipal estava recolhendo desde o dia 27 de abril lixos eletroeletrônicos como computadores, celulares, geladeiras, máquinas de lavar, fogões e etc, inicialmente foi montado um ponto de coleta para que as pessoas pudessem descartar ali o seu lixo.

Em um segundo momento, várias empresas e instituições, como escolas, solicitaram aosDepartamento de Meio Ambiente e de Obras (setores responsáveis pelas coletas) o recolhimento de alguns lixos eletroeletrônicos acumulados. Em grande parte cada empresa tinha até 10x mais entulho do que uma pessoa comum. O que não é algo ruim, pois todo o material deixará de ser indevidamente descartado.

 

Existe uma preocupação muito grande quanto ao descarte inadequado e as consequências que as substâncias tóxicas em altas concentrações podem causar ao meio ambiente e à saúde pública. Metais pesados como o chumbo, por exemplo, contaminam o solo e os lençóis freáticos.


Para que ocorra uma mudança de cultura eficaz no combate ao descarte irregular, é necessário que haja sinergia entre as organizações não governamentais, o setor privado, público e a sociedade. Para fazer parte desse processo não é necessário ser um ativista, bastam apenas pequenas mudanças de hábitos da nossa parte.

 

A ação foi realizada em conjunto com a Ong E-letro, e com apoio do Rotary Club. Fora arrecadado mais de 1 tonelada de lixos dos mais diversos tipos de eletroeletrônicos. A Ong é uma associação criada para realizar ações ambientais voltadas para o lixo eletroeletrônico, na cidade de Londrina e região, prestando serviços relevantes para a preservação do meio ambiente. Ela ficará responsável pela separação, reaproveitamento e destinação desses produtos para por exemplo, reciclar os materiais.


FONTE: PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOS

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???