Mutirões constantes diminuem fila de consultas especializadas em Toledo




O Departamento da Rede de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Toledo tem se empenhado para diminuir o tempo para as consultas das diversas especialidades médicas. Diversas ações, como mutirões de agendamento, consultas e procedimentos tem acontecido por meio de ações próprias ou parcerias com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e clínicas conveniadas. 

 

Além disso, outros trabalhos têm sido realizados. Um deles é a busca ativa dos pacientes. “Nossa equipe entra em contato por telefone com os pacientes para relembrar sobre a data e horário, para evitar faltantes e, caso a pessoa não tenha mais interesse na consulta, dar tempo de agendar outros. Um dos nossos grandes problemas é com o número de faltantes”, disse a diretora responsável pela Rede de Atenção Especializada, Katheli Mayumi Hino do Nascimento. Além disso, a contratação de mais médicos especialistas ajudou na ampliação da oferta de consultas. 

 

Sobre os mutirões, Kathelli informa que este tipo de ação tem auxiliado muito na diminuição da espera pelos atendimentos. No mês de maio, foram programadas três ações, com atendimento de dermatologista, alergista pediátrico e endocrinologista. No dia 7, foram 54 consultas com sete faltantes. Já no último sábado (21), mas 61 pacientes foram atendidos com 16 faltantes. Para o próximo sábado (28), serão 19 consultas agendadas para endocrinologia.

 

Uma das participantes do mutirão do dia 21 foi Janaina Damovich Claudino. A paciente já faz acompanhamento com endocrinologista e aprovou o atendimento no sábado. “Não atrapalha nossa rotina de trabalho, eu gostei bastante”. Janaina ainda afirmou que faz seu acompanhamento todo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive os exames, e que também iniciará, nesta semana, o acompanhamento com ortopedista. “Esta especialidade foi um pouco mais demorada, mas percebo que isso tem acontecido fora da saúde pública também”, comentou.  

 

Em junho, acontecerão mais dois mutirões, aos sábados, para consultas de endocrinologia na Central de Especialidade.


FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???