No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual prefeitura promove caminhada



18 de maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, no Espírito Santo, um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome e uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. 


Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre a importância do tema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Familia, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, vai realizar uma caminhada no dia 18, quarta-feira. A concentração será às  8h na Praça do Cinquentenário. Em caminhada todos vão descer pela Rua XV de Novembro até a Praça José Nogueira do Amaral. 

Em Laranjeiras do Sul, o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que oferta o trabalho social a famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos e violências, vem desenvolvendo uma série de ações durante o mês de maio, com destaque para o evento realizado no dia 10, no Cine Teatro Iguassu, o 2º Seminário da Rede de Proteção. 

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual 
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual, normalmente acontece no ambiente familiar, podendo acontecer fora do ambiente doméstico também. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual. 


FONTE: PREFEITURA DE LARANJEIRAS DO SUL
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???