Palestra com o tema “Lugar de autista é em todo lugar” foi realizada em Icaraíma



Com um olhar clínico sob a ótica da palestrante, a Drª Leslye Sartori Iria foi realizada na última semana a palestra “Lugar de autista é em todo lugar”. O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Icaraíma e contou com a presença de mais de 140 pessoas, entre profissionais da educação, da saúde e a comunidade em geral que ouviram atentamente a explanação sobre o tema.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.
A palestra foi idealizada pela Psicóloga Pricila Pultrini que viu a necessidade de tratar o tema com o olhar para dentro da sala de aula. Junto aos professores, no ambiente escolar foram discutidos o tema onde, em equipe, viram a necessidade de trazer a palestrante para falar sobre o assunto. “Essa necessidade de trabalhar o tema do autismo surgiu com as visitas as escolas. Fui percebendo a dificuldade e o entendimento sobre o assunto dos profissionais que necessitavam de um norte para cuidar do aluno autista dentro e fora do ambiente escolar”, disse Pricila.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Icaraíma, através do Prefeito Marcos Alex e da Secretária de Educação do Município Ocinéia Martins a palestra foi um sucesso de conteúdo e de público que teve início as 19 horas.
Para a Drª Leslye Sartori, tratar esse tema é de responsabilidade de todos, dentro e fora do ambiente escolar, nas empresas e principalmente dentro de casa. “Agradeço imensamente o convite e é uma grande satisfação poder estar aqui. Devemos plantar acima de tudo, uma sementinha no coração de cada um que participa. Eu digo que esse é meu objetivo, plantar uma sementinha de amor, de inclusão e de um olhar diferente sobre o autismo em todos os ambientes da nossa vida, principalmente dentro da nossa casa. Quem é pai e mãe de um autista sabe o quanto é difícil para tratar essa deficiência de um filho. Estamos aqui para ajudar e viver esse processo de crescimento juntos”, afirmou.
No Brasil, estima-se que existem 2 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas esse inúmero é incerto e vai ser apurado de forma mais eficaz através do IBGE com o censo que ocorrerá nesse ano

FONTE: PREFEITURA DE ICARAÍMA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???