PÉROLA: Município recebe pela primeira vez a fase regional dos JEPS



A festa de abertura da fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) Núcleo Regional de Umuarama, na cidade de Pérola, demonstrou toda a satisfação da população em receber a competição. O Ginásio de Esportes Marcio Aparecido de Oliveira, lotou para acompanhar o cerimonial e era perceptível a euforia do público com a realização dos jogos. A cidade, que possui tradição em sediar eventos esportivos, já abrigou até mesmo a fase macrorregional dos JEPS, porém, jamais havia recebido a fase regional.

 

Até o dia 31, a cidade, que possui pouco mais de 13 mil habitantes, irá receber mais de 1300 atletas de 19 municípios, em uma das maiores regionais do estado. “É muito bom andar nas ruas e ver toda movimentação que os jogos nos proporciona. Estamos muitos satisfeitos em poder reunir tantos municípios em nossa cidade, principalmente após um período tão difícil pela qual todos nós passamos. Estamos fazendo todo o esforço possível para que durante este período, todos se sintam em casa. È motivo de muito orgulho receber os JEPS”, discursou a prefeita local, Valdete Cunha.

 

Silvia Sucupira, coordenadora pedagógica do NRE de Umuarama, destaca o envolvimento das autoridades locais para com os jogos. “Pérola está de parabéns pela estrutura que preparou para receber a todos durante os JEPS. O fato de o município estar sediando pela primeira vez uma fase regional, envolveu a todas as autoridades e isso agregou de forma muito positiva para o sucesso dos jogos. Tudo que se faz com esforço e dedicação, dá certo”, comentou Silvia.

 

Momento tradicional dos jogos, a entrada do fogo simbólico reuniu cinco atletas que orgulham o município de Pérola. Sidneia Barro dos Santos, iniciou o desfile. Ela foi cinco vezes campeã dos JEPS e chegou a servir a seleção paranaense de voleibol. Jovaci Dias de Souza, atleta de handebol campeão dos JEPS, Jogos da Juventude e abertos, deu sequência à condução da tocha. Maria de Fátima, também atleta de handebol, campeã dos jogos oficiais, foi a 3ª a conduzir o fogo simbólico. Em seguida, José Augusto, atleta de futebol, por diversas vezes campeão por Pérola, conduziu o fogo até as mãos de Gilmar dos Santos Silva, atleta de paratletismo, que já foi campeão do meeting nacional de salto em distância e coleciona inúmeros títulos nos jogos oficiais do estado.

 

Homenagem

 

Ex atleta de handebol, falecido em 1995, Marcio Aparecido de Oliveira, que cede seu nome ao ginásio de espores local, foi homenageado durante o cerimonial. Familiares receberam das mãos da prefeita, Valdete Cunha, uma placa como forma de reconhecimento ao desempenho do ex atleta no período em que defendeu as cores do município de Pérola.

 

Representando o colégio local, Nestor Victor, a atleta de voleibol, Emoara Ainy, proferiu o juramento do atleta, encerrando o cerimonial para a confraternização dos atletas em quadra. A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná em Pérola, reúne as modalidades de atletismo, masculino e feminino. Futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, tênis de mesa masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e xadrez masculino e feminino.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com a parceria da Federação Paranaense de Desporto Escolar (FDE-PR), Núcleos Regional de Educação de Umuarama e Prefeitura Municipal de Pérola.

 

COM JEPS

Marco Antonio Lemes

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???