Prefeito Carlos Gil marcará reunião com Governo para apresentar Carta da Amuvi



Os prefeitos e representantes dos 26 municípios que integram a Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) se reuniram no Centro da Melhor Idade de Ivaiporã, na sexta-feira, dia 6 de maio, para debater importantes projetos e obras que compõem a Carta da Amuvi, que será entregue ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A reunião foi conduzida pelo presidente Carlos Gil – prefeito de Ivaiporã.

No que se refere à Carta da Amuvi o objetivo dos prefeitos é apresentar as principais demandas da região ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e aos candidatos ao Governo que passarão pelo Vale do Ivaí, uma vez que este ano haverá eleições para presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

“Vamos nos reunir com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e respectiva equipe técnica do Governo para apresentar a Carta da Amuvi. O objetivo é que os candidatos assinem o compromisso com a melhoria da infraestrutura, saúde e da educação da região”, exemplificou Carlos Gil.

O reforço da segurança pública nos municípios onde há pouco efetivo policial foi um dos assuntos debatidos pelos prefeitos, que sugeriram a implantação do Batalhão de Polícia Militar em Ivaiporã – elevando de 135 para 250 policiais, além de Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar.



O cuidado com o meio ambiente também foi pauta da Amuvi, que recebeu o engenheiro ambiental da Ecodust, Gustavo Pizzaloto, para falar sobre o desenvolvimento de projetos e fabricação de equipamentos destinados ao tratamento sustentável de resíduos sólidos – urbano, industriais e de saúde, especialmente os tóxicos contaminados, o que despertou o interesse em alguns prefeitos.

Trata-se da Usina de Termomagnetização para tratar resíduos sólidos urbanos em pequena escala com tecnologia inovadora que os transforma em cinzas. O método foi instalado em setembro de 2021 em Roncador, e atende também os municípios de Iretama, Mato Rico e Nova Cantu.

“Inclusive a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Denise Kusminski, visitou a Usina de Termomagnetização, e entendeu que se trata de uma solução para tratar resíduos sólidos. Acredito que consorciar com outros municípios ficará mais fácil para gerir”, cogitou o presidente da Amuvi, que também abordou a Marcha a Brasília e o Hospital Regional de Ivaiporã.

No final da reunião, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, pediu aos demais prefeitos e representantes para reforçar as campanhas de vacinação devido ao elevado número de doenças respiratórias infantis e a preocupante falta de medicamentos nas farmácias do Paraná, e estimular as ações de combate à dengue.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???