Prefeitura apresenta asfalto ecológico, produzido a partir de pneus, na Expoingá



Durante a 48ª Expoingá, a Prefeitura de Maringá apresenta diversas ações na área de inovação e sustentabilidade. Uma das iniciativas é o asfalto ecológico, um tipo de pavimento que possui pó de borracha de pneu na composição e será testado na cidade. Na quinta-feira, 12, a partir das 15h, a Secretaria de Infraestrutura vai apresentar o material no estande da prefeitura dentro da feira.


Uma solução sustentável e econômica, o asfalto ecológico será utilizado, de forma experimental, na Rua Joubert de Carvalho, entre as avenidas Paraná e São Paulo, compreendendo 1 km de extensão. A tecnologia cobre boa parte das rodovias americanas e vem sendo utilizada em ruas e avenidas de poucas cidades no Brasil. 

Além de ser uma prática sustentável, já que contribui com a retirada de pneus do meio ambiente, o asfalto nesse formato pode trazer mais agilidade e segurança para o motorista. 

O material resfria mais rapidamente, liberando o tráfego em menos tempo. Também reduz o risco de aquaplanagem e melhora a frenagem e aderência dos veículos, em comparação ao asfalto convencional. A solução traz economia para a gestão municipal, já que o desgaste do asfalto de borracha é até seis vezes mais lento do que o convencional. 

A superintendente da Secretaria de Infraestrutura, Maria Lígia Guedes, afirma que o asfalto ecológico é uma das diversas iniciativas da gestão municipal para a promoção de práticas inovadoras. “Vamos realizar o recape do trecho experimental e avaliar os benefícios desta solução. Além disso, seguimos com outras ações como a instalação de iluminação fotovoltaica e melhorias nos serviços da secretaria para calibragem dos pneus e redução da emissão de gases poluentes”, diz.  

Confira a programação do estande: 

Quarta-feira (11/5):
- 14h às 22h - Secretaria de Trabalho e Renda: Oficina de compostagem e informações sobre hortas e viveiros comunitários.
- 18h às 22h - Secretaria de Assistência Social: Apresentação dos programas desenvolvidos na pasta. 
Secretaria de Mobilidade Urbana: Diversas ações de prevenção e conscientização sobre cuidados no trânsito em espaço no Pavilhão Branco.

Quinta-feira (12/5)
10h30 - Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
14h às 18h - Secretaria de Infraestrutura: Apresentação do asfalto ecológico.
18h às 22h - Secretaria de Assistência Social: Informações da atuação da Diretoria de Políticas Sobre Drogas.
Secretaria de Mobilidade Urbana: Diversas ações de prevenção e conscientização sobre cuidados no trânsito em espaço no Pavilhão Branco.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???