Prefeitura instala iluminação em LED no Jardim Aragarça na região leste



Próximos do Hospital Universitário e do Hemocentro do HU, os jardins Aragarça e Prefeito Milton Menezes, na região leste, acabam de receber a nova iluminação pública em LED. A Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), modernizou um total de 131 pontos de luz, que estão distribuídos em 16 ruas dos dois bairros. Toda a área compreende mais de 170 mil metros quadrados, num perímetro de 2.400 metros entre a Avenida Robert Koch, ruas Nazaret Virgínia Pereira Dias e Carlos Merbach, e ruas Harue Tanaka e João Martins del Castilho. No local residem mais de 340 famílias e há uma dezena de lojas comerciais e de serviços, igrejas, chácaras, condomínios horizontais e pequenas fábricas e indústrias.

O presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, explica que as diferentes equipes da companhia estão trabalhando em todas as regiões da cidade: “Prosseguimos normalmente com a Etapa 1 de implantação de LED. Quando uma equipe acaba um setor de uma determinada região da cidade, ela segue para outra região, na forma de rodízio, e sempre seguindo o cronograma inicialmente proposto”. Segundo o presidente, a orientação do prefeito Marcelo Belinati é atender com LED todas as regiões indistintamente dos bairros, para beneficiar o maior número de londrinenses possíveis.

O plano para trocar todas as 65 mil luminárias da cidade por LED vai prosseguir até 2024, compreendendo três etapas. Recentemente foi concluída a modernização da iluminação nas regiões dos jardins do Norte, Vitória, Palermo, Santo Antônio e Araucárias (região centro-oeste), São Francisco de Assis (oeste) e Jardim Padovani (norte); e atualmente equipes da LI estão executando serviços na região do Vale do Reno, Parque Residencial Alcântara, jardins Cristo Rei, Vale do Sol, Isadora, Esperança e Bourbon, todos na região sul; e jardins Montecarlo, Vale Verde, Residencial Loris Sahyun, Jardim Guararapes e vilas Áurea e Operária (leste).

Metade com LED – Até o final de abril a Prefeitura e a Londrina Iluminação modernizaram 30.639 pontos, o que corresponde a 47% de todo o parque de iluminação do município e à metade do que precisa ser implantado para deixar Londrina 100% com iluminação pública em LED. “Somente o que já foi realizado supostamente corresponderia a mil quilômetros lineares de extensão. Seria o mesmo que ir de Londrina ao Uruguai numa rodovia totalmente iluminada com LED”, compara o presidente da empresa londrinense. “O desafio de fazer toda a cidade é grande, mas nós vamos conseguir”, confia ele.

Os 65 mil pontos de luz do município estão implantados na grande maioria das 4.268 ruas, 169 avenidas, das 531 praças e de boa parte das 94 rotatórias e míni-rotatórias viárias, que estão distribuídas em 914 bairros, vilas, condomínios, parques residenciais, conjuntos, chácaras, loteamentos e jardins. São essas benfeitorias e equipamentos públicos que recebem atenção da prefeitura quando se trata de iluminação pública. Quando uma equipe da Londrina Iluminação troca a luminária antiga por LED, por exemplo, ela coloca produtos qualificados e homologados e troca também outros cinco itens (os braços que sustentam as luminárias, o chicote de fios internos, relés fotovoltaicos e até conectores, parafusos e abraçadeiras), o que garante qualidade e uma sobrevida ainda maior em todo o conjunto de iluminação, que assim pode passar de 20 anos de durabilidade.



FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???