Prefeitura recomenda o uso de máscaras e vacinação contra Covid-19



Diante da alta de casos confirmados de Covid-19 na cidade, o prefeito Marcelo Belinati decretou, nesta quarta-feira (25), a recomendação para o uso de máscaras, especialmente em ambientes fechados. A medida entrará em vigor com a publicação do decreto no Jornal Oficial, e se refere aos espaços públicos e privados, como escolas, transporte coletivo, comércios, faculdades, escritórios e demais ambientes.

Em entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, frisaram que o aumento no número de pessoas com Covid-19 é diretamente relacionado à baixa na procura pelas doses de vacina. O cenário epidemiológico também é afetado pela queda das temperaturas, que favorece a transmissão do coronavírus assim como outros vírus que causam doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

O boletim desta quarta-feira (25) aponta que Londrina possui 208 casos ativos de Covid-19, número 212% maior do que há trinta dias. Em relação ao número de pacientes internados, que hoje é de 23 pacientes em Enfermaria e 10 em UTI, o aumento foi de 36%.

A taxa de positividade, referente ao número de exames com resultado positivo, atingiu 33% no mês de maio, contra 46% em janeiro e 12% em março.

Esses e outros indicadores motivaram o Município a solicitar aos londrinenses que utilizem as máscaras e mantenham em dia suas doses de vacina, especialmente de reforço. “A recomendação para toda população é voltar a usar máscaras em locais fechados. No trabalho, escola, universidade e dentro do ônibus. Voltar a usar máscara, lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, para voltar a se proteger. Em um mês houve um aumento de mais de 200% no número de casos. E quem não tomou a vacina, que vá tomar, porque é muito importante”, frisou o prefeito.

O decreto n° 561 também preconiza o uso das máscaras em áreas abertas com aglomeração de pessoas; higienização constante das mãos; janelas abertas para garantir a ventilação dos ambientes; e a orientação de isolamento a todos que estejam com sintomas gripais.

Em relação às vacinas aplicadas, Londrina tem cerca de 85% da população com, ao menos, duas doses contra Covid-19. No entanto, a cobertura das doses de reforço está abaixo do necessário e com queda na procura.

O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) exibido na transmissão mostrou que, dentre 100 pessoas aptas a receber a terceira dose ou primeiro reforço, 36 ainda não foram se vacinar. Já em relação ao segundo reforço ou quarta dose, para os idosos e imunossuprimidos, de cada 100 pessoas do público-alvo, 66 não receberam a vacina.

“Todos os estudos médicos sérios mostram que a Covid-19 começou a cair na medida em que a vacinação voltava ou começava a subir. Vamos parar de acreditar em fake news, é muita mentira. A gente faz um apelo, quem não tomou a terceira ou quarta dose, que vá tomar. É uma maneira de proteger sua vida e, mais que isso, proteger quem você ama”, destacou o prefeito.


fonte: Prefeitura de Londrina

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???