PROJETO EM BELTRÃO FOMENTA O ACESSO DE CRIANÇAS À TECNOLOGIA

 


       Uma ação voltada ao conhecimento da tecnologia começa a ser fomentada em Francisco Beltrão, por iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento, através do NUTAB (Núcleo de Pesquisa e Treinamento em Tecnologia Abertas), campus local da UTFPR e o NUBETEC (Núcleo das Empresas de Tecnologia). Nesta semana alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Epitácio Pessoa, de Seção Jacaré, tiveram a oportunidade de interagir e aprender um pouco mais sobre o tema. A equipe foi até a escola para proporcionar a experiência. 

         De acordo com o secretário Alexandre Pécoits, do Planejamento, que também coordena a área de tecnologia e inovação da prefeitura, foi a primeira iniciativa, mas a meta é expandir para que o maior número possível de crianças possam ter acesso. “Queremos estimular as crianças e adolescentes a se interessarem pelo mundo da tecnologia, pois é de fundamental importância, independente da profissão que terão no futuro”, explica Pécoits. 

       A diretora da escola, Claudia Mattei, também enaltece a iniciativa. “Trata-se de uma importante ferramenta que facilita a vida de todos. Mas é preciso orientar nossos jovens sobre o uso adequado e responsável, bem como as possibilidades de trabalho que proporciona” ressalta a diretora. 



       Os alunos participaram de um workshop sobre a tecnologia e suas variadas formas de uso. Tiveram contato com um drone educacional e o robô Turtlebot3, que reconhece o ambiente e se movimenta sem bater nos obstáculos. Também participaram de um mini Hackathon onde os temas foram: mobilidade urbana, lixo, saúde, 3ª idade e educação financeira. Ao final puderam ter contato com óculos de realidade virtual. 

       Para Cledson Lodi, presidente do NUBETEC, “o objetivo do programa é despertar a mente empreendedora das crianças e adolescentes, de forma que eles possam pensar em ações e projetos a serem executados em sua escola, na rua onde moram, no seu bairro, enfim, na cidade onde vivem”.


FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???