UENP realiza lançamento do Projeto Coleta Seletiva



A Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná inaugurou, no dia 20 de maio de 2022, o Projeto Coleta Seletiva da UENP. A ação tem o objetivo de reduzir em até 60% os resíduos encaminhados da Universidade para o aterro sanitário através da separação e do descarte corretos dos resíduos.

Para o pró-reitor de Planejamento e Avaliação da UENP, professor Bruno Ambrozio Galindo, o projeto é uma das principais ações da AGPS e um passo importante na dimensão de transformar a UENP em um lugar melhor e responsável social e ambientalmente. “Se alguma instituição precisa dar o exemplo de boas práticas, essa instituição é a Universidade. Queremos que a UENP, para a nossa região, seja uma difusora de boas práticas e de bons exemplos. É a nossa Universidade cumprindo seu papel de agente transformador do Norte Pioneiro”, destaca Bruno.

A engenheira ambiental responsável pela AGPS, Johicy Parra, explica que, com o Projeto Coleta Seletiva, os resíduos serão separados em três classes: os orgânicos, que serão compostados na Reitoria e nos três campi da UENP; os recicláveis, que serão doados para cooperativas; e os rejeitos, que serão encaminhados para o aterro sanitário.

“Essa ação é muito significativa para a UENP. Atualmente, 100% dos resíduos são destinados para o aterro sanitário. A partir de agora, esse número poderá ser reduzido a 40%. Vamos reduzir muito. E com isso, todos nós seremos agentes de multiplicação dessa ideia”, destaca Johicy.

O pró-reitor de Planejamento e Avaliação agradeceu ainda a equipe dos funcionários terceirizados, que irão cooperar diretamente para o desenvolvimento do projeto. Participaram do evento agentes universitários da reitoria, pró-reitores e Karen Luana Inez, que representou Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jacarezinho.


FONTE: ASSESSORIA UENP

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???