Com apoio do Governo do Estado, Apucarana duplicará trecho urbano da PR-340



Apucarana acaba de garantir uma importante conquista, com a liberação de recursos do Governo do Estado, visando a duplicação da Avenida Minas Gerais, via estratégica que dá acesso à cidade a quem vem de Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (28) a ordem de serviço, para o início imediato da obra.

O documento foi entregue em mãos ao prefeito Junior da Femac que, já a partir desta quarta-feira, dia 29, irá dispor de R$9,9 milhões, para a execução da obra com apoio do Estado. O ato aconteceu no início da manhã desta terça-feira (28), no Palácio Iguaçu.

Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi; o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital; o assessor especial do governador, Beto Preto; a vereadora Jossuela Pireli, representando a câmara de vereadores; e os deputados estaduais Delegado Jacovós e Tiago Amaral.

“Apucarana cresce e esse crescimento tem que ser acompanhado de investimentos. A Avenida Minas Gerais vai ficar bonita, duplicada, iluminada e com ciclovia”, destacou o governador. No ato, Ratinho Junior citou outros investimentos feitos pelo Governo do Estado no município, com destaque em desenvolvimento urbano, saneamento, energia, saúde, educação, habitação e infraestrutura.

A obra de duplicação abrange 2,5 quilômetros do trecho urbano da BR-376, que é denominado Avenida Minas Gerais, entre o viaduto do Contorno Sul e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio Barreto. Os recursos para a execução vêm do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).

O secretário de desenvolvimento urbano, Augustinho Zucchi frisou que a localização estratégica de Apucarana torna a obra impactante para todo o Estado. “Apucarana tem uma vocação logística, consolidando-se como um importante corredor para toda a região Norte. Hoje foi um dia importante com a homologação da licitação para que possa começar essa obra estrutural de grande valor para o município e o Estado”, citou.

O recurso autorizado pelo Governo do Estado, por meio da SEDU, viabiliza o projeto da Prefeitura de Apucarana, visando otimizar o fluxo de veículos neste trecho que corta parques industriais da região sul da cidade, bairros residenciais e também sedia o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Conforme destaca o prefeito Junior da Femac, os recursos  irão custear a duplicação da Avenida Minas Gerais neste trecho de 2,5 km; novos acessos ao Núcleo Habitacional Adriano Correia, ao Residencial Fariz Gebrim e a campus da Unespar/Fecea; e ainda a remodelação da entrada da cidade, incluindo iluminação de LED, canteiro central e ciclovia.

“Agradecemos ao governador Ratinho Junior, por essa visão de cuidar de todas as cidades do Paraná e em especial de Apucarana. Agradecemos o Beto Preto, que foi nosso legítimo representante neste projeto. Trata-se de uma obra de grande porte que irá garantir mais fluidez ao trânsito, contribuindo com Apucarana e também com todos que cruzam a cidade, vindos de Curitiba, Maringá e Londrina”, comentou o prefeito Junior da Femac, que aproveitou para pedir atenção e paciência aos que utilizam este trecho da Avenida Minas Gerais, que estarão com obras em execução.

O ex-prefeito e ex-secretário de saúde Beto Preto disse que se trata de um belo projeto de mobilidade urbana, que era estudado há alguns anos e agora está saindo do papel. “Esta é a cidade do futuro, destravando gargalos, com pista dupla, mais segurança e melhor fluxo de tráfego”, avaliou Beto Preto.

Ele assinalou ainda que “o mesmo projeto precisa ser feito nas saídas para Maringá e Londrina que, infelizmente, as concessionárias de pedágio não fizeram em 25 anos. Tudo isso é fruto de esforço político, que é fundamental para Apucarana”.

O vice-prefeito Paulo Vital disse que a obra é estrutural para a cidade e vai facilitar a vida de todos os apucaranenses que transitam neste trecho e também para todos que cruzam Apucarana, que é um centro logístico no Norte do Paraná. “Esta é uma luta de dois anos, num processo que passou pela SEDU, Paranacidade, DER e DNIT. Nesta quarta-feira máquinas e operários já estarão trabalhando no local”, enalteceu Vital.

A vereadora Jossuela Pireli afirmou que este é um momento histórico para Apucarana. “Em nome dos vereadores agradeço ao governador Ratinho Junior, prefeito Junior da Femac e ao ex-prefeito Beto Preto. Apucarana merece essa obra, que era aguardada há décadas, para garantir mais segurança aos moradores e trabalhadores da região com pista dupla, ciclovia e iluminação de qualidade”.



FONTE: PREFEITURA DE APUCARANA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???