Desassoreamento do Lago Municipal será grandiosa obra de engenharia e vai retirar 21 mil m³ de sedimentos


 

O Lago Municipal de Cascavel, além de ser o principal cartão-postal da cidade, é também querido pelos cascavelenses, um espaço que os cidadãos gostam de usufruir e se orgulham dele.


Esse local que já está no coração dos munícipes vai passar por uma obra grandiosa. Por meio de uma parceria entre Prefeitura e Sanepar, o Lago será desassoreado, num projeto de grandes proporções da engenharia, que deve começar entre 15 de junho e 15 de julho, conforme a previsão do cronograma e deve durar de quatro a seis meses de trabalhos. São mais de R$ 3,8 milhões de investimentos da companhia de abastecimento e que terá o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

A apresentação do plano de desassoreamento aconteceu nesta segunda-feira(6), no Workshop que abriu oficialmente a Semana Mundial do Meio Ambiente em Cascavel, aberto para a comunidade.

O projeto envolve a proteção dos espaços da fauna, flora e em especial sobre a retirada do material sedimentado de dentro do lago. O plano é de retirar 21 mil m³ de sedimentos. Os resíduos serão usados para recuperar as áreas degradadas de cascalheiras em Cascavel.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, o desassoreamento é apenas uma das ações para a convervação desse patrimônio de Cascavel, a outra frente é da educação ambiental. “É uma discussão sobre a importância desse recurso hídrico e precisa de envolvimento de toda a sociedade, para que nós possamos manter todos envolvidos juntamente com os projetos e ações que serão necessárias. Nós vamos fazer o desassoreamento, mas não queremos que o lago volte a assorear”, pontua.

O coordenador de Gestão de Reservatórios e Mananciais da Sanepar, Raul Alberto Marcon, destacou que o projeto será por fases e terá um resultado que resgatará o Lago. “
Um termo de cooperação que visa justamente a conservação do Lago e do seu entorno, visando, dessa forma, mitigar qualquer tipo impacto que ele já tenha sofrido e trazer de novo o Lago a situação que outrora se encontrava, conservado, numa situação de desasoreamento, de conservação e proporcionar isso a população de Cascavel”, avalia.

O projeto também prevê ilhas no Lago Municipal, em dois pontos, o que não afetará o desassoreamento. “Estamos no caminho correto das soluções que estamos apresentando para a população. Tudo que estava previsto, permanece. A novidade é que serão formadas essas ilhas. Permanece o desassoreamento no mesmo volume, a proteção das bordas, a construção de caixas de contenção de lixo e também de sedimento das drenagens. E tudo isso será executado”, finaliza.



FONTE: PREFEITURA DE CASCAVEL

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???