Espaço Cidadão auxilia MEIs a fazerem declaração DASN-SIMEI



Além da prestação de contas que as pessoas físicas precisam fazer do imposto de renda (DIRF), quem é Microempreendedor Individual (MEI) também precisa fazer anualmente uma outra declaração como pessoa jurídica: a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O prazo para entrega da DASN este ano é 30 de junho. Araucária tem 8506 MEIs com cadastro ativo no município e oferece orientação para quem tiver dúvidas na hora de emitir o documento, por meio do Espaço Cidadão.

Basta procurar o serviço por Whatsatpp, telefone ou pessoalmente. No local, o empresário precisa trazer documento com foto e informar o faturamento bruto de janeiro a dezembro do ano anterior. “Neste ano registramos 1400 atendimentos para auxiliar na declaração, algumas pessoas ligam, outras vem pessoalmente e há quem consiga fazer sozinho. Reforçamos que a declaração de rendimentos DASN do MEI  não é a declaração de imposto de renda, que teve seu prazo encerrado em 31 de maio. São coisas distintas”, destaca a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Espaço Cidadão, Viviane Nery dos Santos.

Todo MEI tem a obrigação de fazer a declaração de faturamento, independente do valor faturado, mesmo que o faturamento seja zero. Caso a declaração não seja feita no prazo, pode ser feita posteriormente, porém será gerada multa. MEIs que foram fechados não precisam fazer a declaração, pois quando há o fechamento, é feita a declaração de extinção.

ServiçoO Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16 horas, na entrada do Paço Municipal (rua Pedro Druszcz, 111, Centro). Mais informações: (41)3614-1400 (WhatsApp) ou ligação telefônica no 3614-1516.

Foto: Freepik.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???