Prefeitura abre inscrições para concurso público da Guarda Municipal de Londrina



Os interessados e interessadas em participar do concurso público da Guarda Municipal, realizado pela Prefeitura de Londrina, já podem fazer as inscrições, que estão liberadas desde as 17h desta sexta-feira (10). Por meio deste certame, aberto pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), serão contratados 35 guardas municipais e também formado cadastro de reserva para futuras chamadas. As inscrições, abertas até o dia 4 de julho, devem ser efetuadas, exclusivamente, pelo portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), órgão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que está conduzindo as atividades do concurso.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Este concurso é aberto para quem cumpra, entre outros requisitos, ter 18 anos completos e ensino médio completo na data da investigação de conduta, etapa a ser realizada após as fases iniciais. A partir do concurso, os novos agentes da GM terão direito à remuneração inicial de R$ 3.364,77. A jornada de trabalho totaliza 36 horas por semana.

Do total de 35 vagas abertas, há reserva de quatro oportunidades para candidatos afro-brasileiros e mais duas para pessoas com deficiência. Quem se inscrever nas vagas para pessoa com deficiência precisa apresentar laudo médico expedido dentro do prazo de 60 dias, no máximo, datados antes da publicação oficial do edital principal do concurso. No caso dos inscritos como afro-brasileiros, é necessária uma autodeclaração, por meio de processo de entrevistas presenciais de confirmação com previsão para ocorrer nos dias 27 e 28 de agosto deste ano.

A primeira fase do concurso está agendada para o dia 7 de agosto, quando serão realizadas as provas objetiva e discursiva. Em um segundo momento, os candidatos selecionados na fase inicial farão testes de aptidão física, marcados para ocorrer entre 18 e 20 de setembro.

A SMRH informou que, ao todo, foram solicitados 939 pedidos de isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 43. O prazo para os pedidos encerrou ontem (9). Já o resultado será publicado em edital no dia 21 de junho, às 17h, informando a lista geral de requerimentos deferidos e indeferidos, incluindo os respectivos motivos da invalidação, quando for necessário.

Do total de requerimentos de isenção, 510 são referentes a pessoas que apontaram no protocolo serem beneficiadas por algum projeto social, inscritas no Cadastro Único e possuindo o Número de Identificação Social (NIS). Outros 251 pedidos provêm de pessoas que informaram estar na condição de desempregadas, 107 de servidores públicos municipais, e 70 de eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Estado do Paraná que tenham prestado serviço por, no mínimo, dois eventos eleitorais. Todos os pedidos serão analisados pela organização do concurso.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, ressaltou que, para este concurso, a COPS aceitou mais de um pedido de isenção para um mesmo candidato solicitante. “O sistema utilizado por eles é diferente e abre essa possibilidade para aquelas pessoas que acreditem se enquadrar em mais de uma hipótese que dê direito à isenção da taxa. Dessa forma, caso uma solicitação não seja aceita, ainda haverá a chance de outro pedido ser provido”, informou.

Bellusci ainda frisou que os candidatos devem ficar atentos no momento de realizar o processo de inscrição. “É importante que todos procedam o passo a passo corretamente, conforme as etapas indicadas pelo site da COPS, realizando o cadastro de dados pessoais, a inserção de todas as informações necessárias e solicitadas. Sugerimos que leiam o edital na íntegra para que não haja confusão ou problemas com a inscrição. Após o período de inscrições, faremos uma transmissão ao vivo para orientar o público, repassar informações importantes e tirar dúvidas”, disse.

O Edital nº 076/2022, da SMRH, que abre o concurso público da Guarda Municipal, está disponível para acesso tanto no site da COPS quanto no portal da Prefeitura de Londrina, na área de Concursos Públicos.

Investigação de conduta – Uma das etapas do concurso, após a realização das provas objetiva e dissertativa, além do teste de aptidão física, será a chamada investigação de conduta. Essa etapa, em específico, será conduzida pela Prefeitura de Londrina, via secretarias municipais de Defesa Social e Recursos Humanos, e inclui avaliação psicológica e médica e um curso de formação.

Esta fase visa garantir que a formação dos futuros guardas esteja alinhada às demandas específicas da atuação da GM em Londrina, além de trazer mais agilidade ao processo seletivo. A duração do curso de formação será de cerca de oito meses, havendo remuneração a todos os participantes.



FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???