Prefeitura de Castro implementa infraestrutura de nuvem



O Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Castro iniciou a implementação de infraestrutura de nuvem para o uso de recursos de login de rede, armazenamento de dados com backup, sistema de chamados de TI e serviço profissional de e-mail corporativo para as secretarias da Prefeitura de Castro, em contrato firmado entre o Município e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Entre os diversos serviços fornecidos pelo Serpro estão o Serpromail e o multicloud, contratados para o município por meio de dispensa de licitação para prover e-mail corporativo e ambiente de nuvem pública, respectivamente.

O e-mail corporativo, será mantido diretamente pelo Serpro, que proverá toda a infraestrutura necessária, enquanto o ambiente de nuvem, será disponibilizado pela Amazon Web Services (AWS), referência mundial em infraestrutura de nuvem e internet, fornecedora ligada ao Serpro por meio de processo próprio de licitação.

Esta implementação garantirá segurança e longevidade aos dados e arquivos armazenados, assim como dará o pontapé inicial para inclusão de mais serviços no futuro, melhorando e ampliando a estrutura, trazendo mais efetividade no ambiente de TI da prefeitura e proporcionando ferramentas ao departamento de tecnologia para se adequar as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com o analista de informática do TI da Prefeitura, Adriano Lerner Biesek, a mudança garante mais segurança. “Mudamos para a empresa responsável pelos e-mail para utilizar serviço profissional com garantia de segurança dos dados, assim como a nuvem para termos segurança no armazenamento de arquivos e registros de acesso à rede, para entre outras coisas ficar aderentes a Lei Geral de Proteção de Dados”, disse  

O Serpro é empresa pública prestadora de serviços de tecnologia da informação vinculado ao Ministério da Economia. Ambos os serviços contratados manterão todos os dados e arquivos em datacenters em solo brasileiros, com garantia de segurança de dados, conforme rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Marco Civil da Internet.


FONTE: PREFEITURA DE CASTRO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???