Toledo lidera ranking brasileiro de indicadores econômicos



A quarta-feira (29) coroou o bom momento que Toledo vive. No dia em que a prévia do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) confirmou o município como o maior produtor de alimentos do Paraná, a edição especial da Revista Isto É - As Melhores Cidades do Brasil credenciou a Capital do Agronegócio Paranaense como a melhor cidade de médio porte - 50 a 200 mil habitantes - em indicadores econômicos. Os toledanos também podem comemorar o 5º lugar no ‘Geral’, 3ª colocação em ‘Mercado de Trabalho’ e 10ª em ‘Padrão de Vida’.

 

Com uma extensão territorial de 1.198,049 Km² e população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 144.601 habitantes no ano de 2021, Toledo é o 12º mais populoso município do Paraná e o 36º da Região Sul do Brasil. Entre os 5.570 municípios brasileiros - incluindo Brasília e Fernando de Noronha - é o 20º melhor no ranking geral. Além disso, Toledo tem uma renda per capita de 2,4 salários mínimos e um Produto Interno Bruto (PIB) de 6.190.290,32.

 

Para o prefeito Beto Lunitti, a boa articulação com a sociedade civil e, principalmente, com setores da economia, contribuiu para o município ser o melhor no quesito ‘Indicadores Econômicos’. “Buscamos decisão daquilo que evidentemente pudesse atender a demanda de manter a cidade na sua proposta de crescimento econômico. Somos um município que tem vocação para produção de alimentos e conseguimos passar essa fase difícil sem perder o poder econômico”, explica.

 

Em entrevista à Revista Isto É, Lunitti disse que a conquista é coletiva. “É fruto de uma boa gestão, aliada à força do setor produtivo e de todos os setores que estão gerando riquezas. Naturalmente, isso se reflete em melhorias para a nossa população”, avalia. 

 

Além do agronegócio, Toledo recebe grandes investimentos privados. Um exemplo é o parque tecnológico que foi lançado em 2016 e, segundo o gestor do município, já atraiu aproximadamente 150 empresas. “O Biopark, em cinco anos, atraiu mais de 150 empresas, que já estão instaladas num processo de pesquisa e tecnologias. Meu sonho para nosso município, que tem vocação primordial na produção de alimentos, é pegar essa vocação e tornar Toledo um pólo de inovações e tecnologias”, conclui.



FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???