Ivaiporã institui Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Ivaiporã instituiu o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, por meio da Lei 3.694 de 27 de maio de 2022, durante a assembleia geral que discutiu a Importância do Controle Social na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – abordada pela assistente social Érica Ortiz. A Lei 3.694 considera pessoas com deficiência aquelas com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

A assembleia geral teve como objetivos garantir políticas públicas nas áreas da educação, saúde e assistência social; acessibilidade; assegurar direitos humanos e liberdades fundamentais; promover o respeito pela dignidade; e propor a participação da pessoa com deficiência na comunidade na qual está inserida.

Participaram da assembleia geral gestores públicos, entidades socioassistenciais, universidades, colégios estaduais e particulares, lideranças comunitárias, poder Judiciário, Ministério Público, poder Executivo e Legislativo, e a comunidade.

A diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, explicou que o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência permitirá lutar por mais direitos e políticas públicas, enquanto a representante Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Euzélia Lopes, disse que o atendimento aos 265 alunos irá melhorar bastante.

De acordo com a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy, que tem muita experiência na área da assistência social, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência desenvolverá bons projetos. “Em breve, Ivaiporã se tornará modelo em acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos. Recentemente, indiquei à Prefeitura a instalação equipamentos que proporcionassem às crianças o direito de brincar – sejam com ou sem deficiência física, e a indicação foi atendida com a aquisição de 2 carrosséis e 2 balanços para cadeirante”, citou Gertrudes Bernardy.

Em nome da Univale UCP, o professor Jayme Ayres disse que a instituição de ensino superior é parceira do município, inseriu na matriz curricular dos cursos, por exemplo, a garantia de acessibilidade e atendimento odontológico gratuito para pessoas com necessidade especial.

O Plano de Acessibilidade e Mobilidade Urbana (meta 109) integra o plano de governo da gestão Carlos Gil e Marcelo Reis, que prioriza acessos em órgãos e vias públicas. “Inclusive o projeto Centro Novo, que está em execução entre a Fatec e o Banco Itaú, inclui ciclovia e calçadas com acessibilidade”, exemplificou o prefeito Carlos Gil, que sugeriu a criação de campanhas educativas em prol das pessoas com deficiência.

A assembleia geral contou com apresentação da bailarina Sara Marques – coreografada pelo produtor de eventos Dionata Rodrigues.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã - Lúcia Lima


Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência

Representantes governamentais indicados pelo Executivo

Departamento de Assistência Social

Jessica Anali da Silva

Fagner Sene

Departamento de Administração

Ana Beatriz Stilli de Andrade Oliveira

Luelen Kawany Santos Shuindt

Departamento de Cultura

Luciane Baggio Cardoso

Karina de Souza Mattos de Farias

Secretaria de Educação

Margarete Boing mattei Silva

Danieli Santos Beretelo

Departamento de Saúde:

Maurielen Denise dos Santos Maciel

Vandia Borges Leal

Departamento de Obras

Bruno Montoro

Juliana Ap Paes Nazaro

Representante do Esporte

Marcelo Kloster

Andreia Paula Nasei

Representantes não governamentais

Representantes de entidade prestadora de serviços, defesa, representantes de associações e da pessoa com deficiência.

Representante da Apae

Michele da Rocha Alves

Jeferson da Costa Assunção

Representante de instituição de acolhimento para adultos e/ou idoso

Mauro Zurlo

Edna Regina de Melo

Representante de defesa de usuários – associação

Maria de Lourdes Talarico

Claudete Bielski

Representante de instituições de ensino superior privado

Jayme Ayres da Silva

Lucidalva Maiostre

Representante de pais ou responsáveis das pessoas com deficiência

Vanuza Trembulak do Nascimento

Maria Tereza da Silva Brun

Representante das pessoas com deficiência

Ruy Pereira Teixeira Segundo

Dirley Mattos

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???