Maior produtor de alimentos do Paraná, Toledo vai contar com unidade da Embrapa



Com o pensamento em suprir suas necessidades de médio e longo prazo, Toledo busca parcerias para contar com o que há de melhor para seu território. Focada neste objetivo, após um longo trabalho, a administração municipal e demais parceiros colhem mais um fruto desse empenho. Em reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira (06), uma comitiva liderada pelo prefeito Beto Lunitti e composta por empresários, lideranças da sociedade organizada e demais integrantes foi informada sobre a instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Toledo.

 ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

A notícia veio pelo presidente da entidade, Celso Moretti, e foi comemorada pelos toledanos presentes na audiência e também pelo deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Sérgio Souza. Conforme o prefeito Beto Lunitti, as pesquisas desenvolvidas na unidade darão ênfase à suinocultura, avicultura e piscicultura. “São áreas de destaque dentro da nossa produção agropecuária e que com certeza serão potencializadas”, disse o prefeito Beto Lunitti. 

 

O gestor municipal destacou a importância do momento e agradeceu aos diversos atores envolvidos com a conquista. “Trata-se de um momento ímpar, um esforço de meses em conjunto com a Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Diego Bonaldo, com total empenho do gabinete do deputado federal Sérgio Souza. É uma conquista possibilitada por diversos atores”. 

 

Ainda em sua fala, Lunitti destacou a participação das lideranças toledanas, em especial do empresário Luiz Donaduzzi. “Uma coisa se conecta à outra, a pesquisa no ambiente apropriado [Biopark] e novas frentes que podem se estabelecer, como o aproveitamento dos conhecimento da [Indústria Farmacêutica] Prati-Donaduzzi na produção de medicamentos e abrir possibilidades para o desenvolvimento de uma linha de medicamentos uso veterinário”. 

 

O presidente e fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, que também estava na Capital Federal, ressalta que a vinda da Embrapa para o Biopark amplia as possibilidades de desenvolver produtos para os agricultores, bem como para as cooperativas da Região, que é um polo do agronegócio do País. “Teremos produtos direcionados ao campo, com utilização imediata na melhoria da produtividade e da sanidade animal. Temos também a possibilidade de trazer professores, pesquisadores, cursos de grandes universidades e empresas relacionadas com o agronegócio”, explicou.

A partir de agora, acontecerão as tratativas das partes operacionais relacionadas à implantação da unidade. Para dar suporte ao trabalho da Embrapa, o Biopark vai implantar um Living Lab. “A vinda da Embrapa para o Biopark é realmente um sonho, que hoje se torna realidade. Estamos muito felizes e sabemos que de agora pra frente temos mais trabalho e muito mais responsabilidade também”, comemora Luiz Donaduzzi.

Comitiva - A audiência contou com a presença do deputado federal Sérgio Souza, dos presidentes do Biopark, Luiz Donaduzzi; da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni; do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko; da associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo; e do Sindicato Rural de Toledo, Nélson Gaffuri; além do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.



FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???