Mandirituba, 62 anos de grandeza e desenvolvimento



Localizada na região Metropolitana de Curitiba, o município é referência quando se trata de agricultura. Conhecida como a terra da Camomila, Mandirituba é capital paranaense da camomila, e conforme o próprio nome de origem indígena, que significa lugar de muitas abelhas, a cidade vem intensificando a produção de mel com propriedades medicinais, por meio da criação racional das abelhas nativas sem ferrão. A expansão no cultivo de Morango também é notável, com mais de 700 toneladas produzidas ao ano, além da realização de programas de silagem e cursos profissionalizantes voltados para os agricultores da região, valorizando o mandiritubense que sempre dedicou sua força de trabalho para as atividades agrícolas.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Trabalho esse que inicia pela educação, criando uma base sólida de ensino, com profissionais qualificados, e investimentos em equipamentos e estrutura, desde a merenda escolar, que garante alimentação saudável das crianças, e ainda prioriza produtos originados da agricultura familiar, até a aquisição de ônibus escolares novos e Kit de Materiais. Através disso, busca-se ensinar desde a infância valores importantes como, responsabilidade, dedicação e respeito ao meio ambiente.

O bem estar do cidadão é uma prioridade da cidade de Mandirituba, que fomenta a prática de esporte e de atividade física, ganhando cada vez mais espaço e ampliando as modalidades oferecidas no município, que buscam atender as diferentes faixas etárias, como as escolinhas desportivas, que já contam com mais de 350 alunos em contraturno escolar, e as academias ao ar livre, voltadas para a melhor idade, além de melhorias em estruturas como ginásios, playgrounds, e balanços adaptados, além de realização de campeonatos de femininos e masculinos de diferentes esportes, buscando incluir toda a população que aqui reside.

De passado tropeiro e colonização diversificada, Mandirituba tem muita cultura pra mostrar. No ano de 2022, o município passou a integrar o Sistema Nacional de Cultural, reconhecido pelo Ministério do Turismo, e a valorização dos artistas locais segue revelando talentos mandiritubenses.

Aproveitando as lindas paisagens naturais que existem aqui, como campos, rios e cachoeiras, e belas igrejas históricas, o Turismo da região tem se revelado uma potência no estado do Paraná, com a realização das caminhadas internacionais na natureza, consideradas referência a nível nacional, com circuitos recebem mais de 6 mil turistas caminhantes ao ano, e as Feirinhas Manduri. O Parque Municipal de Mandirituba, que possui mais de 300 mil metros quadrados, é utilizado na realização dos mais diversos eventos, como rodeios, a festa de aniversário do município com grandes shows nacionais, festa do padroeiro e eventos de veículos, levando lazer e entretimento para a população.

População essa que merece cuidado, por meio de serviços essenciais de qualidade, como um sistema de saúde preparado, com melhorias aplicadas na infraestrutura e em profissionais especializados. A Assistência Social também busca respaldar aqueles que mais precisam, como nos encontros do Grupo Conviver, que têm por foco proporcionar atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável.  Além de uma segurança capaz de desempenhar seu papel de fiscalização do espaço urbano em prol dos munícipes.

E para todo esse desenvolvimento continuar acontecendo, e Mandirituba melhorar cada vez mais, os investimentos não param.

Os recursos destinados a Equipamentos rodoviários, como máquinas, veículos e caminhões já somam quase 6 milhões somente no último ano, e o Desenvolvimento econômico cresce a cada dia, com projetos como a sala do empreendedor e cursos de formação profissional.

Essas mudanças já são nítidas na infraestrutura urbana da cidade, em cada canto de Mandirituba, através de recursos investidos em obras como, a ampliação da Rede de Abastecimento de água, reformas em estruturas municipais, e o maior programa de pavimentação da história do município, totalizando 32 milhões em investimentos neste setor.


FONTE: PREFEITURA DE MANDIRITUBA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???