ONSV E SENATRAN entregam selo e certificado de destaque a Toledo



A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito recebeu,na manhã desta quarta-feira (6), o ato de entrega do selo e certificado de destaque concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV) e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Apenas 26 cidades brasileiras (duas são paranaenses – Toledo e Campo Largo) receberam esta honraria, a qual se deve ao engajamento dos municípios em atividades do Projeto Educa Trânsito, sobretudo o “Dia D Educa”, realizado no último dia 19 de maio.

 ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Em Toledo, o reconhecimento, anunciado em reunião virtual ocorrida na semana passada, foi obtido por intermédio da apresentação teatral “Dois Motoristas Maluquinhos”, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e assistida por cerca de 5.000 estudantes da rede municipal de ensino. Alguns deles já tiveram contato com um dos 8.200 exemplares do livro “Educa – Educação para Mobilidade Consciente”, material didático entregue no início de junho que pode ser utilizado no ensino de várias disciplinas e que começou a ser distribuído em algumas escolas de Toledo.

 

Em breve, este conteúdo culminará em atividades extracurriculares coordenadas pelas secretarias da Educação (Smed) e de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). Servidores de ambas as pastas participaram do encontro, do qual participaram o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e o observador certificado do OSNV, Cristiano Ditzmann.

 

Em sua fala, Ademar destacou o espaço que a educação no trânsito ocupa na atual gestão. “A educação está recebendo o maior investimento da história de Toledo em tecnologia, mas não deixamos de lado a educação no trânsito, política pública que impacta positivamente em outros setores da administração municipal e no dia a dia do cidadão. Por isso, é uma honra para o nosso município receber este reconhecimento, o qual deve ser estendido a dezenas de servidores que o tornaram possível”, observa.

 

Em nome da SMSMU falaram o secretário (Roni Padilha) e o coordenador de Educação no Trânsito (Valdemir Domingues Fernandes Ladeia). “O desafio de promover um trânsito seguro em Toledo só cresce, pois a cidade já tem 120 mil veículos registrados e não para de crescer. Nossos índices de acidentes não estão entre os mais elevados do Brasil, mas inspiram preocupação. Por isso, estamos atuando em várias frentes: orientando e, quando necessário, punindo os condutores que cometem infrações, mas também formando uma nova geração de futuros motoristas mais conscientes”, observa Padilha. “Temos muito agradecer às secretarias da Educação e da Cultura, importantes parceiros neste projeto. É a soma destes esforços que têm permitido a Toledo tornar-se uma referência no assunto em nível estadual e nacional”, avalia Ladeia.

 

A Smed marcou presença com a diretora do Sistema de Ensino (Luci Graciela Kuhn) e com o coordenador pedagógico das disciplinas de História e Geografia (Leandro Crestani). “Em um ano de retomada, com as aulas voltando a ser 100% presenciais, tanto o selo quanto o certificado servem de motivação para a nossa equipe criar as condições de oferecer ainda mais qualidade de ensino aos nossos alunos, algo em que este material didático que recebemos será primordial”, comenta Luci.

 

Cristiano discorreu sobre os próximos passos do Educa Trânsito nos municípios que receberam selo e certificado de destaque. “Temos uma plataforma na qual os professores podem participar, até agosto, de capacitações nesta área. A partir do ano que vem, queremos ampliar o alcance desta parceria, disponibilizando materiais para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, um público que interessa muito a todos que fazem parte deste projeto”, anuncia o observador, que recebeu da diretora do Sistema de Ensino da Smed a sugestão de procurar o Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo) para que as atividades cheguem também aos estudantes de Toledo matriculados na rede estadual de ensino.



FONTE: PREFEITURA DE TOLEDO

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???