Após falta d'água em Mauá da Serra, SANEPAR está disponibilizando caminhões pipa



Após colapso em poço artesiano de Mauá da Serra, oito caminhões-pipa trabalham dia e noite desde o domingo (31) para abastecer a população. A Sanepar informou que precisou antecipar a interligação de um novo poço para esta quinta-feira (4) por conta do problema que ocorreu na cidade. Esse colapso de acordo com a assessoria da Sanepar, ocorreu durante um conserto realizado no local, quando os filtros se romperam e o poço começou a arrastar muita areia.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Segundo o prefeito de Mauá da Serra, Hemes Wicthoff, na última semana foram realizadas três reuniões com a Sanepar, pois estava tudo pronto para que o novo sistema de distribuição de água seja implantado. "Foram investidos mais de R$ 6 milhões neste novo sistema de tratamento. Antes o sistema distribuía 350 mil litros de água. Com o novo sistema, a cidade seria abastecida com 1 milhão e 50 mil litros de água", explica.
No entanto, conforme o prefeito, o combinado era de perfurar por baixo da rodovia para fazer a passagem de um lado para o outro da cidade. "Para isso, precisamos da autorização do DER, que ainda não foi feita, e nesse meio tempo ocorreu esse colapso neste poço, atrasando a finalização da obra. Porém, acredito que até semana que vem esteja tudo resolvido e com o novo sistema instalado", acrescenta.
O prefeito reforça que Mauá conta com quatro poços artesianos. "Um deles, que é esse novo, mantém sozinho a cidade. Dos outros três, dois também estavam em operação, sendo que um estava com 30% de água sendo distribuída e o outro estava com o problema na água, que não dava para beber", complementa.
Abastecimento
De acordo com a assessoria da Sanepar, o poço que estava atendendo Mauá da Serra está localizado no Arenito Botucatu, Aquífero Garani. O rompimento dos filtros e tubulações, ocorrido nas últimas horas, inviabiliza a operação e exige uma manutenção ainda mais complexa para a sua recuperação. Isto será viabilizado nos próximos meses, por meio de processo licitatório.
A assessoria da Sanepar explica que o novo poço já estava em fase final para ser interligado no sistema. Para amenizar a situação do desabastecimento em Mauá da Serra, a Sanepar está realizando, entre hoje e amanhã, a instalação de estruturas provisórias. Tratam-se de unidades tratamento e de distribuição que serão, em seguida, readequadas conforme operacionalização do sistema como um todo.
Ainda conforme a empresa, equipes multidisciplinares próprias e terceirizadas estão envolvidas no trabalho que visa restabelecer o abastecimento na cidade. A previsão é que a interligação do novo poço seja viabilizada até esta sexta-feira (5). Os caminhões estão abastecendo os reservatórios da Sanepar e de clientes como unidades de saúde, creches e escola. A Sanepar pede para que a população economizar água.

FONTE: PREFEITURA DE MAUÁ DA SERRA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???