Associações de Catadores de São Sebastião da Amoreira e Assaí recebem títulos de utilidade pública



O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta segunda-feira, 1º de agosto, as leis 21.170 e 21.174, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que reconhece as utilidades públicas da  Associação de Catadores de Recicláveis de São Sebastião da Amoreira  e da Associação de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Assaí. "A preservação do meio ambiente e seus recursos é algo que exige atenção das organizações e da população. E a reciclagem se tornou algo indispensável para a sobrevivência de todos", disse Romanelli sobre a concessão dos títulos.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

Com o reconhecimento da utilidade pública, as duas associações poderão firmar convênios e receber recursos no âmbito estadual. "As associações de recicladores e cooperativas muitas vezes não recebem o devido reconhecimento por seus serviços prestados ao meio ambiente e sociedade", disse Romanelli.


As associações e cooperativas de reciclagem, afirma o deputado, são consideradas opções de fortalecimento e alternativa de melhoria na atuação dos catadores. "Eles adquirirem vantagens que possibilitaram maior volume de comercialização de material reciclável, recebimento de recursos provenientes de projetos e contratação por entidades públicas sem a necessidade de licitação, autonomia para negociações de seus materiais, defesa de seus direitos e cursos de capacitação".


Como exemplo, Romanelli cita o trabalho da associação de catadores de São Sebastião da Amoreira. "São coletadas em média 10 toneladas mensais de resíduos recicláveis. Além de gerar emprego e renda, os catadores contribuem para a melhoria do meio meio ambiente e da qualidade de vida da cidade".


"A associação dos catadores também ajuda nas questões relativas à ações de educação ambiental, voltadas aos alunos da rede pública e privada de ensino, incluindo a realização de palestras e visitas à sede da entidade", aponta.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???