Dosagem de vitamina D poderá ser solicitada em exame em Cambará




O município de Cambará deverá incluir a dosagem de vitamina ‘D’ no protocolo dos exames de rotina solicitado nas unidades de saúde. A medida será adotada através do Projeto de Lei 20/2022 apresentado pelo vereador Walmir Joaquim.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

“A vitamina D é considerada um pré hormônio, pois produzimos ela no corpo. Ela é responsável por auxiliar na formação de ossos e dentes, além da ajuda na absorção de cálcio e fósforo. Outro ponto é no funcionamento dos sistemas imunológicos e muscular”, comenta o vereador.

Walmir Joaquim ainda explica que a presente propositura pretende estabelecer a dosagem de vitamina D dos pacientes como exame de rotina nas unidades de saúde de nosso município. “A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe”, complementa.

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer, proteção ao coração onde participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo.

Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina, ajuda na prevenção da diabetes uma vez que para produção de insulina é necessário a participação da vitamina D, o consumo da vitamina D é essencial para as gestantes, a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente favorece a préeclâmpsia e aumenta as chances da criança ser autista.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

4 comentários:

  1. Muito bem❗️
    PARABÉNS pelo Projeto, que seja exitoso👏⚖️👏

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  3. Só faltou dizer que após as bacinsds covid o corpo deixou de produzirm e provocando a deficiência dest importante Vitamida. Como isso estamos presenciando Corpo fracos no geralm imunidade abalada. Esta vacina codiv foi um veneno ao corpo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Walmir Deus abençõe esse projeto 🙏🙏

    ResponderExcluir

O que você achou desta matéria???