Frutfest começa na quinta-feira, 1º de setembro, em Carlópolis



A maior feira de fruticultura do Paraná e do Sudoeste de São Paulo começa nesta quinta-feira, 1º de setembro, e segue até domingo, 4 de setembro, na Ilha Ponciano, em Carlópolis."Além dos shows, rodeio e outras atrações, a Frutfest destaca a produção de frutas no Norte Pioneiro. Um estudo do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) mostra que o VBP (valor bruto de produção) da fruticultura alcançou R$ 588 milhões na região e com potencial de um crescimento maior ainda. Carlópolis é maior produtora de goiaba do Paraná, responsável por quase 77% da produção da fruta no Estado, e produz ainda café, carambola, abacate, pitaya, figo-da-índia e lichia".

Você ainda não está em nosso grupo do whats??CLIQUE AQUI

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI


 Após dois anos suspensa devido a pandemia, a feira espera visitantes das cidades paranaenses e paulistas como mais uma  boa opção de lazer e turismo. "A feira movimenta o comércio das cidades da região e gera empregos. Além disso, tem oficinas e painéis que procuram orientar como melhorar a produção de frutas", completa Romanelli.A feira terá rodeio em touros e cavalos e shows, painéis e oficinas, praça de alimentação, estacionamento, camarotes com balada exclusiva, parque de diversões e cavalgada. A Secretaria Estadual de Agricultura vai participar da feira com eventos técnicos de apoio, capacitação e informações aos cafeicultores, fruticultores, entre outras atividades do agronegócio de Carlópolis e da região.
Festa do Norte Pioneiro - O prefeito Hiroshi Kubo (PSD) disse que a feira retorna como principal evento do Norte Pioneiro. "Uma grande festa, tem que ser minuciosamente planejada. É assim que conduzimos a FrutFest, uma grande festa com entrada franca. Uma das maiores festas do Paraná, com portões abertos à população".
Kubo destaca ainda a importância que a produção de frutas alcançou na economia da cidade. Carlópolis produz durante todos os meses 390 hectares de cultivo com potencial de produção de 23 mil toneladas por ano. "A feira evidencia toda essa potência de produção da fruticultura da cidade, hoje com destaque especial para a goiaba”.
As frutas produzidas em Carlópolis ganharam o mercado interno e internacional - com destaque para  São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, e para Europa e o Oriente Médio. A Coooperativa Agroindustrial de Carlópolis (Coac), com boas práticas agrícolas e com baixo impacto ambiental, alcançou com a goiaba em 2019, a certificação de Indicação Geográfica e o selo Global G.A.P. (Global Agricultural Practices).
Ampliação - "A região não tem problema de escoamento e comercialização da produção já que está muito próxima do estado de São Paulo, um centro de consumo muito grande. Os próprios comerciantes paulistas garantem o transporte da produção da região para outros centros", completa Romanelli.
Em 2021, os produtores incluíram carambola, abacate, pitaya, figo-da-índia e lichia na lista de frutas com o selo Global G.A.P. No ano passado, a Coac comercializou 2.998 quilos de carambola, 133.117 quilos de abacate, 2.084 quilos de figo-da-índia, 5.531 quilos de pitaya, 39.014 quilos de lichia e 50.340 quilos de goiaba. Portugal, Suíça, Inglaterra, Espanha e países do Oriente Médio foram os principais compradores.Já a qualidade da produção de café de Carlópolis é destaque no País. A cidade produz atualmente 10,4 mil toneladas do grão por ano, espalhados por cerca de 5 mil hectares. O Paraná é o sexto maior produtor do grão no País, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Rondônia. A produção do café no Estado no ano passado foi de 870 mil sacas. O valor da saca, em algumas localidades, ultrapassou R$ 1 mil, tendência reforçada com as geadas recorrentes durante o inverno.


FONTE: ASSESSORIA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???