Prefeitura de Londrina reabre UBS Vivi Xavier após reforma completa



A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabriu para atendimento nesta segunda-feira (1º), às 7h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vivi Xavier, localizada na Rua John Lennon, 342. De tarde, a UBS recebeu a visita do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e do vice-prefeito João Mendonça, que foram conferir o resultado da reforma realizada pelo Município no espaço. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Entre outras intervenções, a Prefeitura instalou novos pisos e azulejos no espaço; executou obras de acessibilidade para pessoas com deficiências nos banheiros, calçadas e entrada; fez a pintura interna e externa do local; trocou toda a parte elétrica; instalou bancadas de aço inox nas salas de procedimentos clínicos e também fez lavatórios novos, com louças sanitárias novas, espelhos e telas mosqueteiras. Além disso, também houve a troca de portas e janelas, a instalação de novos móveis e computadores e reparos em esquadrias metálicas, entre outros trabalhos. Ao todo, o investimento da Prefeitura foi de R$ 331.618,82, somando-se os aditivos de contrato, e a execução foi feita pela empresa N. Ferreira dos Santos.

Já o entorno da UBS recebeu melhorias como a instalação de iluminação em LED pela Londrina Iluminação e o recape das vias da área pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). Também foi feita a instalação de nova sinalização viária e a revitalização do mobiliário urbano pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, se disse muito contente por poder entregar à população mais uma UBS completamente revitalizada e preparada para oferecer um atendimento de alta qualidade. “Londrina merece uma saúde pública de excelência, e estamos trabalhando para isso através de medidas como as reformas de todas as UBSs do município. É importante destacar que a área de abrangência da UBS Vivi Xavier corresponde a 40 mil pessoas, maior do que grande parte dos municípios do Paraná. Por isso, temos a responsabilidade imensa de assegurar que as pessoas que vivem aqui sejam atendidas com todo o carinho, eficiência e respeito”, afirmou.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a região onde se localiza a UBS é habitada por muitos usuários de serviços públicos, e a reforma procurou contemplar as necessidades desse público. Ainda segundo Machado, o cronograma de revitalizações de UBSs executadas pela pasta prevê a reabertura da unidade básica do distrito de Lerroville, ainda no mês de agosto. “Essa revitalização caminha para a fase final. Nós já recebemos de forma provisória a obra da construtora, e a Secretaria de Obras está fazendo as análises dos serviços executados em relação àquilo que foi contratado. Paralelamente a isso, nós já iniciamos a montagem da unidade, a passagem de fiação, a revisão do que foi feito e a instalação de novos móveis para que a gente consiga, o mais breve possível, devolver para a comunidade mais uma unidade básica de saúde”, salientou o secretário de Saúde.

O enfermeiro da rede municipal de Saúde e coordenador da UBS Vivi Xavier, Milton Santo Nicolino Júnior, destacou que a unidade realiza, em média, entre 400 e 500 atendimentos por dia. “Com essa reforma, pudemos melhorar os fluxos de atendimento, inclusive em relação à prioridade de certos atendimentos. Além disso, os servidores que trabalham aqui estão muito felizes, pois a UBS ficou melhor em vários aspectos, tanto para a equipe, quanto para a população. O piso anterior, por exemplo, estava encardido, e foi trocado por um novo e totalmente limpo. A UBS agora está muito mais acessível para cadeirantes, com portas e banheiros adequados, e tudo isso faz a diferença”, disse.

A administradora Rosângela Aparecida Hannebauer Julião, moradora do Conjunto Vivi Xavier, aprovou a obra realizada pela Prefeitura na unidade. “Estou passando por atendimento pré-natal e achei a reforma muito boa. Os locais de atendimento ficaram bem mais organizados, contando inclusive com mais equipamentos”, pontuou.

Estrutura da UBS – Ao todo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Justiniano Clímaco da Silva tem 490,82 m² de área construída e conta com 41 funcionários. Este equipamento atende a uma área de abrangência formada por moradores dos conjuntos Vivi Xavier e Manoel Gonçalves I,II e III; dos jardins Alphaville, Alto da Boa Vista I e II, Palmeiras, Leblon, Viena, Planalto e Paris; dos residenciais Porto Seguro I, II e Professora Marieta; e dos Assentamentos Marieta, Shekinah e Vivi Xavier.

Ali, a população passa por consultas com quatro médicos clínicos-gerais, sendo que dois atendem de manhã e três no período vespertino. Além disso, a UBS conta com dois pediatras, que atendem de segunda a quinta-feira e, a partir de amanhã, terá ginecologista às terças e sextas-feiras de tarde.

Entre outras estruturas, a UBS possui seis consultórios (um de pediatria, um de ginecologia e obstetrícia, três de clínico-geral e um consultório odontológico, com duas cadeiras); três banheiros para funcionários, sendo dois femininos e um masculino; dois banheiros para o público, adaptados para pessoas com deficiência, sendo um masculino e um feminino; sala de esterilização; almoxarifado; sala de inalação e coleta; espaço multiprofissional; sala de curativos; e escovódromo, para orientação de crianças e adultos sobre saúde bucal.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???