Programa municipal de hortas comunitárias e escolares atende 48 pontos em Londrina



O município de Londrina contabiliza 48 hortas comunitárias mantidas em diferentes bairros e distritos de Londrina, sob coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), por meio do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, e Secretaria de Educação. Deste total, 23 estão localizadas em áreas públicas e 25 são hortas escolares, localizadas em escolas municipais.

ENTRE EM NOSSO CANAL DO TELEGRAM. CLIQUE AQUI

A iniciativa prossegue aberta aos interessados e a Prefeitura pretende expandi-lo, por meio da participação da comunidade. Para isso, convida cidadãos, instituições e associações que têm interesse em produzir alimentos a participarem. Os interessados podem entrar em contato com a SMAA, pelo e-mail abastecimento@londrina.pr.gov.br ou telefone (43) 3372-4789, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

São diversas formas de participação no programa, como a execução de trabalhos nos terrenos; o fornecimento de consultorias por agrônomos e outros profissionais especializados; e a realização de contribuições materiais ou financeiras para a manutenção dos espaços.

O vice-prefeito, João Mendonça, contou que entre os objetivos do programa estão ampliar as condições de acesso à alimentação, aumentar a disponibilidade de alimentos como estratégia de combate à fome e reduzir os custos dos alimentos para consumidores de baixa renda, desenvolvendo ações voltadas à inclusão produtiva. “Queremos ampliar essa ação, cada vez mais, pois temos terrenos à disposição da comunidade”, disse.

A SMAA fez um levantamento dos terrenos disponíveis para a implantação de projetos de agriurbana, que além das hortas comunitárias, também abrange pomares, cultivo de flores, de plantas medicinais, estufas, viveiros, produção de composto orgânico. Segundo o levantamento, no momento há 29 terrenos em áreas públicas, sete terrenos pertencentes à Cáritas Arquidiocesana e seis pertencentes à Companhia Paranaense de Energia (Copel), abaixo dos linhões de energia elétrica.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Regis Choucino, explicou que estas indicações, levantamentos não restringem a utilização de demais terrenos e áreas no Município que não se encontrem nesta lista, pois são apenas referências iniciais para a população. “Também é importante lembrar que os cidadãos interessados em participar da iniciativa também podem ingressar nas hortas que já estão em atividade”, disse.

No caso das hortas, o gerenciamento fica por conta da comunidade da região contemplada e conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que contribui para o preparo inicial do solo, fornece assistência técnica, além de ofertar o lote. Com isso, a comunidade participante pode consumir os alimentos produzidos nas hortas e comercializar ou doar os excedentes para entidades filantrópicas ou pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana segue as diretrizes apontadas pela Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (PMAUP), criada pela Lei nº 12.620/2017. Ele é coordenado pela Secretaria de Agricultura e conta com a colaboração de 13 secretarias e órgãos públicos. Cada comunidade participante conta com um coordenador, que está à frente da horta comunitária.

Para mais informações a Prefeitura disponibilizou um Manual do Participante do Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, onde há informações sobre a Lei nº 12.620/2017, orientações de implantação e manutenção das hortas e um mapa que contém a localização das hortas implantadas. Clique aqui para acessá-lo.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRINA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???