Rubens Bueno pede a ministro reajuste da tabela SUS para a hemodiálise e diálise



O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) enviou pedido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando que o governo adote medidas urgentes para reajustar a tabela SUS para a hemodiálise e diálise peritoneal. De acordo com ele, o valor que hoje é pago para as clínicas conveniadas que realizam o tratamento está muito defasado, o que vem causando prejuízos para a rede hospitalar. O Brasil possui hoje mais de 140 mil pessoas com doença renal crônica.

“A grave situação financeira das clínicas que prestam serviços de diálise pelo SUS precisa ser enfrentada. É preocupante que o valor proposto da tabela não alcance de fato os gastos que elas têm com o tratamento. As clínicas vêm perdendo sua capacidade de investimento em qualidade, segurança, e até na manutenção de suas atividades. Com o aumento significativo de custos e a defasagem no valor do reembolso, a maioria das prestadoras de serviço ao SUS precisa recorrer a empréstimos ou não conseguem sustentar o tratamento, sendo real o risco de desinvestimento no setor”, alertou o deputado no requerimento enviado ao ministro.

Rubens Bueno ressaltou ainda que a maioria absoluta dos pacientes depende do SUS para receber diálise. Um estudo do próprio Ministério da Saúde apontou crescimento de 4% na necessidade de hemodiálise no país após o início da pandemia do novo coronavírus em 2020. Este crescimento está associado ao fato de que de 30% a 50% dos pacientes graves internados por Covid-19 apresentaram complicações renais.

“Além disso, a pandemia também gerou uma inflação de até 800% em alguns insumos necessários para o tratamento. Isso tornou os custos de cada sessão de diálise ainda maiores nos últimos dois anos”, reforçou o deputado.

De acordo com levantamento da consultoria Captalys, a maioria das unidades em todo o país está deficitária. A situação é ainda mais crítica com os gestores pequenos e médios que têm se endividado para pagar custos fixos. Em muitos casos, especialmente no interior do país, são a única clínica de diálise da região.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???