Técnico toledano utiliza scout para melhorar desempenho de atletas do beach tennis



A busca pelo aperfeiçoamento no esporte, em especial com o alto rendimento, exige que os técnicos encontrem ferramentas para auxiliar os treinamentos. Com este intuito, o treinador Fábio Bento, do Team Sferriê/Coach Fábio Bento, tem utilizado a coleta de dados e a análise estatística, o scout, de forma inovadora na preparação das duas duplas de beach tennis. 


O registro dos dados coletados durante os jogos traz um panorama das ações dos atletas em quadra mais completo para as tomadas de decisões, tornando-se um meio de extrema importância para equipes que almejam uma evolução constante. “A partir das anotações que faço durante os jogos, analiso quais são nossos pontos positivos e também os negativos. A partir dessa observação, focamos nos fundamentos com mais dificuldade e fortalecemos as áreas em que já estamos mais avançados”, explicou o técnico Fábio Bento.


Com o scout é possível quantificar os fundamentos executados, com sucesso ou não, durante o jogo. Um exemplo, trazido da última competição, foi o número de bolas devolvidas fora da quadra. “Como tivemos um número considerável de out’s [bolas fora], esta foi uma das nossas preocupações no planejamento dos treinos para os próximos campeonatos. Isso fará nosso jogo mais eficaz”. 


Para os atletas, também fica mais fácil o entendimento do que buscar durante a preparação. “A gente vê o resultado de uma partida de forma geral. Com a análise, é possível identificar onde nós erramos mais. Com esses dados compreendemos melhor as orientações do técnico e o porquê de termos que insistir em alguns fundamentos e jogadas”, concluiu a atleta do Team Sferriê/Coach Fábio Bento, Kellen Bessa.


FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???