AMUNORPI destaca importância da Ficafé para o Norte Pioneiro

 

O Presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e Prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, destacou na manhã desta terça-feira, 18, a importância da 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ) para a região.

“Temos uma vocação forte no café e isso é demonstrado nos prêmios que os produtores recebem anualmente em várias feiras pelo Brasil. Muito importante essa feira que também está sendo vista em todo o mundo através da internet”, comenta Germano, durante sua fala na abertura no Centro de Eventos de Jacarezinho. Também estiveram presentes os prefeitos Marcelo Palhares (Jacarezinho), José Coelho Neto (Santo Antônio da Platina), Régis William (Jaboti), Dionisio Arrais (Pinhalão) e Hiroshi Kubo (Carlópolis).



Neste ano, o evento está sendo híbrido, com parte da programação transmitida de forma on-line. A principal novidade será a exposição de outros produtos diferenciados do agronegócio na Feira de Sabores. A participação é gratuita, mas é necessário confirmar a inscrição no site www.ficafe.com.br.

Nesta terça-feira, 18, aconteceram painéis sobre casos de sucesso em fruticultura orgânica e microbiologia e genética de solo na cultura do café, além de palestras sobre sustentabilidade hídrica na agricultura e mercado e comercialização de cafés especiais.

O destaque do segundo dia é o Encontro de Mulheres do Café do Norte Pioneiro. Também estão programados painéis e palestras sobre temas variados, como certificações, produção de orgânicos, soluções tecnológicas para o café, biofábricas e fermentação.



Na quinta-feira (20), além dos conteúdos voltados à fruticultura, mercado, produtos de origem animal e controle biológico de pragas, serão realizadas a divulgação dos resultados do leilão de cafés especiais e a premiação dos ganhadores da décima edição do Concurso Sabores do Norte Pioneiro. Oficinas presenciais de torra de cafés especiais, métodos de extração, extração e vaporização, e preparo de coquetéis com café serão realizadas nos três dias do evento.

Para o prefeito anfitrião do evento Marcelo Palhares a feira em Jacarezinho tem aumentado cada vez mais a sua repercussão. “A nossa região é conhecida nacionalmente pelos prêmios que recebe referente a produção dos cafés especiais. Tenho a certeza que cada vez o reconhecimento será maior”, finaliza.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???