Prefeitura de Campina Grande do Sul inaugurou horta comunitária no Jardim Água Doce

 

A Prefeitura de Campina Grande do Sul lançou  no mês de julho o programa da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, de implantação de hortas comunitárias, que contemplou o bairro Jardim Água Doce.


A horta instalada na Rua Antonio Collere, nº 319, em uma área de 3.584m², faz parte de um programa coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e têm ocupação de 104 canteiros, sendo 96 de moradores do bairro e 08 canteiros destinados à Secretaria da Educação para aulas das escolas mais próximas região, como ferramentas para o apoio escolar.


Os moradores do bairro que são os utilizadores da horta, têm direito a dispor de canteiros com terreno cultivável, com áreas de até 12 m², para a prática de agricultura com o sistema de sua preferência sendo ele convencional ou orgânico. Podem também usufruir de recursos, espaços e materiais para a prática da atividade agrícola, como, por exemplo, sistemas de água e composto orgânico resultante da compostagem a realizar.


O local que anteriormente abrigava uma matagal fechado, hoje serve como área destinada ao plantio, oferecendo bem-estar à comunidade.

O Senhor Laurentino Aparecido Veira, de 63 anos de idade é morador do bairro a 17 anos e utilizador de um dos canteiros da horta comunitária. Ele conta que o espaço da horta era apenas um espaço feio, com mato fechado e pouca segurança, deixando os moradores com medo. “Agradeço ao prefeito pela iniciativa de trazer a horta aqui para o nosso bairro. O aproveitamento do espaço da horta foi muito bom. Não imaginava que era possível essa transformação. A prefeitura trouxe uma atividade importante para os moradores”, disse Laurentino.


O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Júnior Bandeira, disse que a horta iniciou com um grupo pequeno de pessoas e aos poucos foi “ganhando corpo”. E completou. “O espaço acabou se tornando um centro de convivência para os moradores. Mais do que simplesmente cuidar do canteiros, as pessoas vêm até aqui para se sociabilizar, criam vínculos e ainda nos trazem as demandas do bairro, explicou o secretário.


O prefeito Bihl Zanetti falou aos presentes no evento. “A horta é uma ideia antiga e que conseguimos pôr em prática transformando áreas públicas, dando uma melhor destinação com atividades em benefício da população. Ainda com essa iniciativa mostramos o nossocompromisso com uma alimentação mais saudável e contribuindo para a saúde física e mental da comunidade, também, tornando esse espaço um centro de convivência entre os moradores”, concluiu o prefeito.


Presenças
Além das autoridades já mencionadas nessa matéria, participaram também do evento a vice-prefeita, Belenice Koffke Buff Rotini; o secretário interino de 
Governo e Comunicação, Ricardo Soares; o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Jeanderson Souza de Oliveira; o secretário de Indústria e Comércio, Venício dos Santos Ferreira; a secretária de Ação Social Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte; o assessor da Secretaria de Estado de Saúde, Valmir dos Santos; os vereadores Anderson Cardoso e Ismael Moraes de Oliveira; bem como servidores municipais e a comunidade do Jardim Água Doce.


FONTE: PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE DO SUL
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???