Marialva cria o Programa Horta Comunitária Urbana

 

A Prefeitura de Marialva publicou nesta segunda-feira, 29 de janeiro, um Edital de Chamamento Público buscando pessoas que se interessem em participar da primeira horta do Programa Horta Comunitária Urbana, que já tem local definido: ao lado da Capela Mortuária da Vila Antônio, nas proximidades do antigo IBC.

 

Serão selecionados 40 beneficiários (que não podem ser da mesma família), com preferência para aqueles que já usufruem de programas da Assistência Social.

 

O Programa Horta Comunitária Urbana tem como objetivos principais:
•    A complementação alimentar das famílias cadastradas;
•    Geração e complementação de renda, utilizando mão-de-obra de moradores do bairro ou região;
•    Melhorar a saúde da população, através do consumo de alimentos sem agrotóxicos;
•    Otimizar o aproveitamento dos espaços urbanos, contribuindo assim para a melhora do meio ambiente;
•    Incentivar a utilização e a reciclagem de resíduos sólidos, orgânicos e inorgânicos, tanto na forma de composto orgânico, como na forma de infraestrutura para as áreas da horta;
•    Valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo;
•    Ser instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os a saúde, cidadania e qualidade de vida.

 

Quem está à frente do Programa é a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. De acordo com o secretário da pasta, Nathan Bortolon Lucca, o processo de implantação das hortas passa pela identificação dos locais e, se forem particulares, consulta ao proprietário e viabilização documental. Depois disso, o município promove a limpeza, cercamento e disponibilização de água. “No caso dessa da Vila Antônio, já está pronta para as famílias usarem, e foi feita em terreno público”, afirma. “É um projeto de grande importância para as famílias, especialmente as que mais precisam”, acrescenta.

 

O Programa está sendo acompanhado tecnicamente pelo engenheiro agrônomo Fabianderson José Baio de Souza, com o apoio de demais membros da equipe da Secretaria de Agricultura e Pecuária, sem contar também o apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, especialmente na busca de famílias já atendidas por programas sociais e que tenham interesse em participar da Horta Comunitária Urbana.

 

Quer saber mais sobre o Programa? Clique aqui para conferir o Decreto que o criou, e clique aqui para conferir o Edital de Chamamento para a 1ª Horta. Você também encontra estes documentos nos anexos desta notícia!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???