Assaí lidera ranking mundial de cidades inclusivas, destaca Romanelli



O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, cumprimentou nesta sexta-feira, 22, o prefeito Tuti Bomtempo (PSD) pela classificação do município de Assaí, no Norte Pioneiro, como uma das cidades mais inteligente do mundo, conforme o ranking do Intelligent Community Forum (ICF), rede global com sede em Nova York (EUA). 

"Assaí é uma das cidades mais aprazível para viver, um povo acolhedor e hospitaleiro, e com uma gestão municipal voltada ao bem estar dos seus moradores. Só por essas características, a cidade merece todos os prêmios e a liderança em rankings que medem a qualidade de vida dentro dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) apontados pela ONU", disse,

Assaí, Curitiba e Ponta Grossa  são as únicas cidades da América Latina selecionadas na lista da Smart21 Communities, que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. "Pela segunda vez, Assaí faz parte deste ranking, única cidade brasileira com essa demografia de pouco mais de 15 mil habitantes. Isto significa que o crescimento das cidades passa pela qualidade dos serviços públicos e as condições de moradia, saúde, educação, trabalho e lazer, entre outros pontos. Com primazia, Assaí tem essas condições".



Forte e resiliente

As outras ranqueadas pelo ICF ficam nos EUA, Canadá, Austrália, Espanha, Turquia e Taiwan. A seleção das cidades leva em conta dados quantitativos e qualitativos relacionados com seis fatores. Uma dessas 21 cidades selecionadas sucederá Binh Duong, no Vietnã, que foi eleita a Comunidade Inteligente de 2023. O anúncio será feito em novembro.

De acordo com o ICF, as cidades selecionadas aplicaram os princípios exigidos pelo fórum, com programas de governança voltados para a construção da prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, o que torna uma comunidade forte e resiliente.

As pesquisas do ICF avaliam quais cidades enfrentam com inteligência e inovação os desafios que hoje são comuns à maioria das comunidades no mundo. "O futuro das cidades está ligado à construção de sociedades prósperas e inclusivas, resolvendo os problemas sociais através da garantia da cidadania digna e participativa", avalia Romanelli.

Referência

O ICF pesquisa as cidades inteligentes desde 2006, através de análises de especialistas, e se tornou um fórum de referência mundial, exemplificado na criação do ISO 37120 (indicadores que avaliam a qualidade da gestão e a efetividade dos projetos voltados para as políticas públicas).

“Nosso projeto é sólido e sabemos aonde queremos e podemos chegar. A população vai se orgulhar, ainda mais, considerando todos os projetos que estão por vir. Assaí encontra-se limitada no quesito oportunidades. E para mudarmos isso, precisamos de uma agenda sólida e muita transpiração, com projetos voltados para formação dos jovens; articulação com setor privado, setor público e organismos internacionais", disse o prefeito Tuti Bomtempo.

O prefeito aponta que os projetos e programas estão sendo desenvolvidos na cidade. '"Estamos atraindo novos investidores e figurar neste ranking qualifica a cidade no cenário mundial, garante maior visibilidade nos projetos desenvolvidos para o presente o futuro de Assaí", disse Tuti Bomtempo.



FONTE: ASSESSORIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???