Prefeitura inicia processo de transformação do prédio do Antigo Aeroporto em Museu Histórico

 

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, avança para a implantação do Museu Histórico Hélenton Borba Côrtes no prédio do terminal de embarque do Antigo Aeroporto, na Avenida Gastão Vidigal. O município contratou o Núcleo de Maringá do Departamento do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR) para coordenação de um concurso público nacional que definirá a empresa que será responsável pelo projeto arquitetônico do museu municipal. 

A partir do início do concurso, análises vão garantir a escolha do melhor projeto. Na sequência, haverá abertura de licitação para início das obras. Os prazos do concurso serão divulgados em breve pelo município. 

“É mais um grande projeto para a requalificação de um espaço importante para a nossa cidade e que começa a se tornar realidade. A melhor forma de preservarmos a história do nosso primeiro aeroporto é transformá-lo em espaço principal da memória da nossa cidade. Será um local para mostrarmos a grandeza histórica de Maringá e valorizar, ainda mais, quem ajudou a construir nosso município”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

Criado em 1996, o Museu Histórico Hélenton Borba Côrtes está localizado no Teatro Calil Haddad, com acervo de mais de cinco mil peças. Com a realocação, haverá a ampliação do espaço (o imóvel do Antigo Aeroporto tem 16,5 mil metros quadrados), melhor organização do acervo, possibilidade de novas coleções, diversificação de exposições temporárias, maior alcance na propagação do patrimônio histórico do município, além de se tornar um novo atrativo turístico.

“Maringá é uma cidade jovem, mas com muita história para contar. A transformação do prédio do antigo aeroporto em museu reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação dos registros históricos que mostram o desenvolvimento e importância da nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???