A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão concedeu Moção de Aplausos para a Companhia de Dança Movimento FB. A Sessão Plenária de entrega da honraria aconteceu nesta terça-feira (08). A iniciativa do vereador Silmar Gallina teve aprovação unânime do Legislativo. Receberam a Moção as professoras Mirna Pécoits, primeira diretora e idealizadora do projeto, e Francieli Franzoni Melati, diretora atual.
A sua fundação foi em 07 de dezembro de 2009, inicialmente com nome Companhia de Dança Mirna Pécoits, em homenagem à primeira diretora e idealizadora do projeto, juntamente com os bailarinos, outros artistas e amantes da cultura. Trata-se de uma organização não governamental (ONG), entidade civil e cultural sem fins lucrativos.
Seus objetivos são produzir e realizar espetáculos amadores e profissionais, desenvolver a dança e atividades culturais em Beltrão e região, realizar cursos nas diferentes técnicas de dança, promover debates, simpósios e mostras de danças. A Companhia é uma associação de artistas e visa fazer com que os vários tipos de artes atinjam um maior número de pessoas, gerando impacto social através da cultura. Um dos trabalhos de destaque foi baseado no musical Cats, que rendeu mais de 40 apresentações em cidades do Paraná e de Santa Catarina.
Ampliação de projetos sociais
Quando assumiu a direção, Francieli Franzoni Melati adotou o nome fantasia de Companhia de Dança Movimento FB, visando ampliar suas possibilidades de atuação, além do vínculo com a Escola Mirna Pécoits. Motivada pela democratização de acesso à cultura, as ações da companhia de dança, além de produzir espetáculos e valorizar artistas locais, visam atenção especial a projetos sociais que geram impacto positivo na educação de crianças e adolescentes oriundos de escolas municipais e estaduais do município.
A atuação ao longo dos anos ampliou seu foco e passou a englobar outras atividades culturais, além da dança. Em 2017 passou a atuar em parceria com a Coperarte e conseguiu obter aprovação para projetos culturais através de leis de incentivo e fomento dos governos municipal e estadual. A partir de 2018 passou a ser entidade cultural reconhecida em nível estadual e autorizada a ser beneficiária de recursos do Nota Paraná.
A certificação criou um ambiente que possibilitou a ampliação da atuação em atividades sociais da educação em dança, circulação de espetáculos e trabalho de formação de plateia.
Em 2024 obteve reconhecimento do Ministério da Cultura como Ponto de Cultura. A certificação reconhece e valoriza as expressões, a formação e o fazer cultural desenvolvidos na comunidade, a articulação na rede Cultura Viva e as contribuições para o acesso, proteção e promoção dos direitos culturais no Brasil.
Neste ano de 2025 desenvolve atividades culturais nos bairros periféricos de Francisco Beltrão, ministrando cursos de Artes Plásticas, ballet clássico, danças urbanas, música orquestral e Libras para mais de 150 crianças e adolescentes. “É uma história de cultura e trabalho social que merece o nosso reconhecimento por meio desta Moção do Poder Legislativo”, comenta o vereador Silmar Gallina.
FONTE: ASSESSORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???