Tomazina instala aparelhos de ar-condicionado nos CMEIs
O município de Tomazina está instalando nos CMEIs (na cidade e no Distrito
do Sapé) aparelhos de ar-condicionado quente e frio. O prefeito Cesar Bueno
explica que a iniciativa visa mais conforto, bem-estar e melhores condições de
aprendizado para nossas crianças.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
O Chefe do Poder Executivo ainda lembra que o investimento de aproximadamente R$ 80 mil através do Governo do Estado valoriza o compromisso com a educação e cuidados com as pessoas.
“Essa ação está sendo realizada com o apoio da Vice-Prefeita Lucinha e
da Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Stival, reforçando o
trabalho conjunto da gestão para oferecer ambientes mais adequados e
acolhedores para nossas crianças, porque cuidar da infância é investir no
futuro de Tomazina”, finaliza o prefeito Cesar Bueno.
Zanrosso tem 100% das contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná
O ex-prefeito de Tomazina, Flávio Zanrosso, conhecido popularmente como Flávio Zan, acaba de ter sua última prestação de contas, referente ao exercício de 2024, julgada e aprovada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCPR).
Com a decisão, Flávio Zanrosso alcança um marco relevante em sua trajetória pública: todas as contas dos oito anos em que esteve à frente do Poder Executivo Municipal foram aprovadas, confirmando uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e respeito ao dinheiro público.
Além das contas do município, também foram aprovadas integralmente as prestações de contas do Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário, entidade que Flávio Zanrosso presidiu durante oito anos. O resultado reforça o compromisso do ex-prefeito com a boa governança e a correta aplicação dos recursos, mesmo em estruturas consorciadas que envolvem múltiplos municípios.
Para Zanrosso, a aprovação total das contas representa o reconhecimento de um trabalho sério e técnico.
“Sempre tratei o dinheiro público com seriedade. A aprovação de 100% das contas, tanto da Prefeitura quanto do consórcio que presidi, é a prova de que é possível fazer gestão com planejamento e responsabilidade.“
Sengés será sede da fase regional de Wenceslau Braz dos Jogos Escolares
O município de Sengés irá receber no mês de maio a fase regional dos
Jogos Escolares do Paraná da fase do Núcleo Regional de Educação de Wenceslau
Braz. A competição conta com as cidades de Arapoti, Jaguariaíva, Salto do
Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Sengés e Wenceslau Braz.
Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI
Segundo informações do Núcleo Regional de Educação serão aproximadamente
700 pessoas (entre atletas, dirigentes e organização). Os atletas são alunos
matriculados entre 12 e 17 anos que podem disputar nas modalidades de xadrez,
tênis de mesa, vôlei de praia, handebol, futsal, basquete e voleibol.
TEXTO: MARCOS JÚNIOR
FOTO: PREFEITURA DE SENGÉS
VAGA DE ESTÁGIO - IBAITI
Paraná ofertará novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês em fevereiro
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) recebeu nesta terça-feira (27) as primeiras doses do Nirsevimabe, anticorpo monoclonal indicado para a prevenção de infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que a partir de fevereiro de 2026 passará a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesa destinará o medicamento aos bebês prematuros e crianças com comorbidades, seguindo as diretrizes nacionais, conforme critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde. Todas as maternidades para o alto risco receberão o Nirsevimabe.
Assim como o Palivizumabe, que já existe na rede pública, o Nirsevimabe não é uma vacina, mas um imunobiológico de imunização passiva que fornece anticorpos prontos para a proteção contra o VSR. A principal diferença entre os dois produtos está no esquema de aplicação: enquanto o Palivizumabe requer doses mensais durante o período de maior circulação do vírus, o Nirsevimabe é administrado em dose única.
Aprovado pelo Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), a oferta pelo SUS terá início em fevereiro, com orientações específicas sobre fluxos, registro das doses e unidades dispensadoras. Ao Paraná foram destinadas 1.366 doses.
O vírus sincicial é uma das principais causas de infecção do trato respiratório inferior em bebês e crianças pequenas, podendo evoluir para bronquiolite e pneumonia, especialmente nos primeiros meses de vida. A incorporação do Nirsevimabe não implica a substituição imediata do Palivizumabe no SUS, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
"O novo imunobiológico passa a integrar as estratégias de prevenção contra o vírus sincicial de acordo com critérios técnicos. Esse é mais um reforço na proteção aos grupos prioritários. O Palivizumabe segue sendo ofertado conforme as indicações já estabelecidas nos protocolos vigentes”, informou.
USO - O Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, pertencente ao Governo do Estado, é uma das 35 unidades que receberão o novo medicamento. Ele será distribuído para todas as Regionais de Saúde que, posteriormente, repassarão para os hospitais com maternidade de alto risco.
Atualmente, o Hospital Monastier é referência para 28 municípios na aplicação do medicamento Palivizumabe, indicado para aumentar a proteção contra os quadros graves de infecções respiratórias causadas pelo VSR em crianças nascidas prematuramente ou com comorbidades.
CRITÉRIOS - O Nirsevimabe é indicado para bebês prematuros, nascidos com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias, independentemente do peso, e crianças com idade inferior a 24 meses (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) que apresentem comorbidades previstas nos critérios de inclusão, como cardiopatias congênitas, broncodisplasia, imunocomprometimento, Síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.
Para bebês prematuros, a administração do Nirsevimabe poderá ocorrer ao longo de todo o ano, preferencialmente ainda nas maternidades. Já para crianças com comorbidades, a aplicação será exclusivamente durante o período sazonal do VSR, compreendido entre fevereiro e agosto.
Quando indicado, o medicamento poderá ser administrado na maternidade ou durante a internação neonatal, desde que o recém-nascido esteja clinicamente estável, sem instabilidade cardiorrespiratória ou necessidade de suporte intensivo imediato.
O uso é contraindicado em casos de histórico de reação alérgica grave ao medicamento ou a seus componentes, bem como em situações de distúrbios hemorrágicos significativos que impeçam a aplicação por via intramuscular. Em casos específicos, a possibilidade de uso por via subcutânea poderá ser avaliada pela equipe médica, conforme orientações técnicas.
FONTE: SESA
Festa da Uva 2026 amplia inclusão e acolhe pessoas com deficiência e suas famílias
A 59ª Festa da Uva de Colombo chega em 2026 com um olhar especial para a inclusão. Realizado no Parque Municipal da Uva, o evento contará com estrutura acessível, atendimento especializado e uma série de ações voltadas ao acolhimento das pessoas com deficiência (PCDs) e suas famílias.
Entre as principais iniciativas está a entrada gratuita para PCD, mediante apresentação de carteirinha, além de meia-entrada para acompanhante. Também será disponibilizada uma área exclusiva em local privilegiado, ao lado do palco principal, liberada uma hora antes dos shows. O espaço contará com cadeiras, abafadores para pessoas com TEA e água, garantindo mais conforto ao público.
Logo na entrada do Parque, uma equipe capacitada realizará o primeiro atendimento, auxiliando na compra de ingressos e na entrega de selos PCD holográficos, que permitem identificação à distância. Durante todo o evento, servidores circularão pelo espaço para atender eventuais necessidades das famílias, além da disponibilização de uma sala sensorial para pessoas com necessidades especiais.
A programação também contará com intérprete de Libras no palco principal, além de caminhos pavimentados que facilitam a circulação de pessoas com mobilidade reduzida. Uma equipe exclusiva de apoio estará presente ao longo dos quatro dias, reforçando o compromisso com um evento mais humano, seguro e acessível.
A edição 2026 ainda amplia os pontos de venda de ingressos, bilheterias e espaços de atendimento, oferecendo mais comodidade e evitando filas e aglomerações, especialmente para o público PCD.
Serviço
59ª Festa da Uva de Colombo
Datas: 05, 06, 07 e 08 de fevereiro de 2026
Local: Parque Municipal da Uva – Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771
Entrada
– Entrada gratuita para PCD (mediante carteirinha);
– Acompanhante paga meia-entrada;
– Crianças até 10 anos não pagam nos setores Pista e Área VIP (acompanhadas);
– Menores de 16 anos somente com responsável legal.
Ingressos a partir de R$ 40,00 (exceto quinta-feira, com entrada gratuita), disponíveis em q2ingressos.com.br/eventgroup/59festadauva e nos pontos físicos credenciados.
FONTE: PREFEITUR DE COLOMBO
PCPR oferta 102 vagas de estágio em 39 municípios paranaenses
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está ofertando 102 vagas de estágio para estudantes do ensino médio, técnico e superior em 39 municípios paranaenses. As inscrições estão disponíveis entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro.
Do total de vagas, 72 são destinadas à ampla concorrência para estudantes de nível superior, 14 são para pessoas de nível superior com deficiência, 11 são para pessoas de nível médio regular e 5 para nível médio profissional (técnico integrado).
As vagas de nível superior são voltadas para estudantes dos cursos de direito, comunicação social, arquitetura, informática e ciências contábeis. No nível médio, são voltadas para médio regular e técnico integrado em informática e administração.
Durante o período de inscrição, os interessados deverão preencher o formulário disponível no site da PCPR e se inscrever na vaga ofertada no site da Central de Estágios do Paraná.
Os candidatos inscritos terão o histórico escolar analisado. Para cada uma das vagas, os três mais bem classificados pela média acadêmica e aprovados em análise curricular serão chamados para entrevista pessoal em uma unidade da PCPR.
São requisitos para candidatura o estudante ter idade mínima de 16 anos, possuir cadastro ativo e atualizado no site da Central de Estágios, não prestar estágio simultaneamente em mais de um órgão estadual, pertencer a uma das instituições de ensino conveniadas com o Governo do Paraná e não ter realizado estágio de nível médio, técnico ou superior vinculado à Central de Estágio no prazo máximo de dois anos.
As vagas estão distribuídas entre 39 cidades, sendo elas: Arapongas, Arapoti, Araucária, Assaí, Astorga, Campina Grande do Sul, Campo Mourão, Campo Largo, Cascavel, Centenário do Sul, Colombo, Curitiba, Curiúva, Fazenda Rio Grande, Ivaiporã, Jacarezinho, Joaquim Távora, Lapa, Londrina, Mangueirinha, Marmeleiro, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Ubiratã, Umuarama e União da Vitória.
FONTE: POLICIA CIVIL
Detran-PR ultrapassa marca de 100 mil atendimentos no Verão Maior Paraná
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) já ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos e participações do público durante o Verão Maior Paraná 2025/2026. O número é resultado parcial das ações realizadas entre os dias 28 de dezembro de 2025 e 25 de janeiro de 2026 no Litoral e na região Noroeste do Estado. As atividades seguem em andamento até o próximo domingo, 1º de fevereiro.
O número exato contabilizado é 101.977, mais que o dobro do registrado no mesmo período da edição passada (2024/2025), que somou 49.945 atendimentos e participações. As ações envolvem educação para o trânsito, prestação de serviços, atividades lúdicas e operações integradas com forças de segurança, com foco na prevenção de sinistros de trânsito e preservação de vidas.
A agenda inclui jogos pedagógicos, jingle e blitz educativas, abordagens orientativas, passeio ciclístico, ações voltadas à proteção de pets e atendimentos operacionais. Por meio do Detran Móvel, são prestados serviços de habilitação e veículos e realizadas consultas em geral. Um dos destaques é a distribuição do cinto pet, acompanhada de orientações sobre o transporte seguro de animais de estimação, reforçando a importância da segurança de todos os ocupantes do veículo.
O mascote Rod participa interagindo com os veranistas, enquanto a roleta de quiz educativo estimula o aprendizado por meio de perguntas relacionadas à segurança viária. Educadores de trânsito também orientam o público sobre regras de trânsito e segurança viária. Para tornar ainda mais lúdica, a programação conta com o personagem “Morte” dentro da campanha “Se liga no trânsito — se beber, não dirija”, reforçando a Lei Seca.
O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, acompanha pessoalmente as principais atividades do Detran-PR no Verão Maior, fortalecendo o papel do órgão na aproximação com a população. “Estar presente nos locais de maior fluxo durante o verão é fundamental para levar informação, serviços e conscientização. Esses números parciais mostram que estamos no caminho certo, cumprindo com o objetivo de levar mensagens de segurança e preservação de vidas”, afirmou.
INTEGRAÇÃO – As ações do Detran-PR no Verão Maior contam ainda com parcerias estratégicas com as forças policiais. Um dos destaques é a blitz educativa realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Civil (PC) na balsa, que faz a travessia entre Guaratuba e Matinhos. Considerando a média de veículos de passeio embarcados, além de ônibus, motocicletas, pedestres e funcionários da Internacional Marítima, estima-se que 720 pessoas tenham sido impactadas pela ação.
Outra parceria de destaque é com a concessionária Via Araucária, que está levando para as praias do Paraná um simulador de capotamento para demonstrar os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito. Com ações itinerantes do Detran-PR, o simulador já passou pelas cidades de Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná e, nesta semana, está em Antonina.
Trata-se de um veículo adaptado com equipamentos de segurança, oportunizando uma experiência imersiva e realista ao usuário que, ao assumir o papel de motorista, vivencia os efeitos de um sinistro de trânsito, cuja sensação causa um efeito imediato de reflexão.
Programa de bolsa para cuidadores chega a 141 pessoas no Paraná
O Governo do Estado do Paraná já iniciou o pagamento de uma bolsa equivalente a meio salário mínimo nacional para cuidadores familiares que dedicam tempo ao cuidado diário de pessoas em situação de dependência. Os repasses começaram em dezembro de 2025 e o projeto-piloto está em execução em 20 municípios, com previsão de ampliação gradativa conforme a identificação de novas demandas no Estado.
Atualmente, 141 pessoas (110 mulheres e 31 homens) recebem o benefício, no valor de R$ 810,50, meio salário-mínimo nacional, com base no piso de R$ 1.621,00 em 2026. O nome do programa é Bolsa Cuidador Familiar.
Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a Bolsa Cuidador Familiar representa um marco histórico, já que as mulheres, em sua maioria, sempre estiveram à frente da política do cuidado.
“A maioria dos beneficiários do programa é composta por mulheres, o que evidencia que o trabalho de cuidado, historicamente, sempre esteve associado ao papel feminino. Atualmente, o número de mulheres beneficiárias é cerca de 3,55 vezes maior do que o de homens que recebem o auxílio. Trata-se de mulheres que dedicam grande parte, ou todo tempo, ao cuidado de familiares, muitas vezes abrindo mão da própria renda, o que reforça como essa atividade sempre esteve atrelada às mulheres”, diz.
Na avaliação da Secretaria, o programa também atua de forma preventiva, ao fortalecer a permanência das pessoas idosas em seus lares e reduzir a necessidade de institucionalização. Segundo ela, o programa simboliza um avanço no reconhecimento do cuidado exercido dentro dos lares.
A diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Larissa Marsolik, destacou que o Paraná, reconhecido como Amigo da Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde, avança com uma política pública para fortalecer a rede de atenção, proteção e promoção dos direitos da população idosa nos municípios.
“A Bolsa Cuidador Familiar é uma política estadual que valoriza o cuidado exercido dentro das famílias e garante que pessoas idosas em situação de fragilidade e dependência possam permanecer em seus lares, com dignidade, segurança e respeito”, afirma.
De acordo com Larissa, o impacto da Bolsa Cuidador Familiar já é sentido pelas famílias atendidas pelo programa em diferentes regiões do Estado. Para a diretora, o apoio financeiro tem contribuído para a reorganização da rotina doméstica e para a garantia de melhores condições de cuidado às pessoas idosas em situação de dependência.
Cirlei de Souza, beneficiária do programa em Francisco Beltrão, que cuida da mãe há 12 anos, conta que o auxílio tem impacto direto na rotina da família. Antes, elas viviam com a renda da mãe e com a ajuda dos irmãos e, mesmo assim, os recursos eram insuficientes.
“Minha vida hoje é cuidar da minha mãe. Tudo começou quando procurei o CRAS para saber se havia algum benefício disponível e, ao conhecer a Bolsa Cuidador Familiar, vi uma esperança. Minha mãe tem Alzheimer e, há 12 anos, depende de mim para todas as necessidades. O cuidado é diário e exige dedicação integral. Com esse apoio, consigo manter as despesas organizadas”, contou Cirlei, de 51 anos, cuidadora da mãe, de 72 anos.
QUEM PODE RECEBER – Para receber o benefício, o familiar cuidador deve ter 18 anos ou mais, residir no mesmo domicílio da pessoa idosa, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com registro válido e atualizado, e integrar família com renda per capita de até um salário mínimo nacional. Já a pessoa idosa deve apresentar fragilidade clínico-funcional, conforme registro no Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (SIPI/SESA), não estar institucionalizada e estar incluída no CadÚnico.
A Bolsa Cuidador Familiar integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado voltadas à valorização do cuidado, à promoção da dignidade e ao fortalecimento da rede de proteção social no Paraná.










