Santo Antônio da Platina irá sediar três competições regionais esportivas

O município de Santo Antônio da Platina será palco no ano de 2026 de três competições regionais esportivas que fazem parte do calendário oficial do Governo do Estado. Acontecerão: Jogos Escolares, Jogos Abertos e Jogos da Juventude.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

No mês de maio acontecerá o Jogos Escolares do Paraná da fase Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho que conta com a participação de 12 municípios (além do município sede, terão: Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá e Ribeirão do Pinhal.

 

Os atletas são alunos matriculados entre 12 e 17 anos que podem disputam nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de areia, handebol, futsal, basquete e voleibol.

 

RENDIMENTOS

 

No mês de junho, o munícipio recebe a fase regional do Jogos da Juventude. Acontecerão disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol e handebol que irão definir os classificados para a fase macrorregional. A competição é disputada por jovens de 14 a 17 anos que estejam estudando em escolas do Paraná.

 

 

No final de junho e começo de julho, as quadras platinenses irão receber a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. A competição é para atletas maiores de 18 anos e define as equipes classificadas nas modalidades de voleibol, basquetebol, handebol e futsal para fase macrorregional.

Simepar classifica tornado que atingiu São José dos Pinhais na categoria F2 da Escala Fujita

 

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) como de categoria F2 na escala Fujita, que vai até 5. O trabalho do Simepar concluiu que, dentro da escala Fujita, o tornado pode ser categorizado como F2, que tem ventos entre 180 km/h e 253 km/h. Ele atingiu os valores mais baixos desta categoria, mas ainda assim causou danos expressivos  Como comparação, o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste, em novembro, foi classificado como F4, na penúltima lista de intensidade da Escala Fujita.  A análise das equipes de geointeligência e de meteorologia da instituição foi encerrada no início da tarde deste domingo (11).

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o tornado de sábado atingiu 350 residências e impactou 1,2 mil pessoas. Duas pessoas ficaram levemente feridas. Neste domingo, a Defesa Civil Estadual encaminhou para São José dos Pinhais 2,6 mil telhas para ajudar as famílias atingidas. Além dos danos às edificações, o tornado provocou queda de árvores e problemas na rede e distribuição de energia elétrica, exigindo a atuação conjunta de diversos órgãos

No sábado (10) o tempo estava bastante instável no Paraná, com muita oferta de calor e umidade, e impactado por um sistema de baixa pressão que se formou entre o Uruguai e  Rio Grande do Sul, mas que se deslocou para o oceano. A mudança dos ventos em altitude também favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva e tempestades em toda a faixa Leste do Paraná.

“A célula de tempestade mais severa se desenvolveu no fim da tarde sobre Almirante Tamandaré e Colombo, se deslocou sobre Curitiba provocando ventos intensos e precipitação de granizo, e foi até São José dos Pinhais”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. 

Na estação meteorológica do Simepar, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, as rajadas de vento chegaram a 56,5 km/h no fim da tarde de sábado, mas em outros bairros estações meteorológicas da Prefeitura registraram valores mais altos: 67,7 km/h no Boqueirão, 66,2 km/h no Pinheirinho, 68 km/h no Portão e 59 km/h em Santa Felicidade. 

No aeroporto de São José dos Pinhais, as rajadas de vento chegaram a 68 km/h. No bairro Guatupê, bem na divisa com o município de Piraquara, o tornado se formou dentro dessa célula de tempestade, e percorreu pouco mais de um quilômetro. 

“Foi um tornado relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos aqui na região. Em alguns momentos a nuvem funil tocava o solo, sua circulação interagia com o solo configurando o tornado, e em outros momentos ela subia e o dano não era identificado. Ou seja, os danos foram pontuais”, detalha Leonardo.

A mesma célula de tempestade ainda seguiu o trajeto até o Litoral paranaense, ocasionando forte tempestade na região de Guaratuba e Matinhos. Em Guaratuba as rajadas de vento também ultrapassaram os 60 km/h, e o acumulado de chuvas passou de 60 mm em menos de meia hora. 

CLASSIFICAÇÃO - Assim que a célula de tempestade severa com possível formação de tornado foi identificada pelos meteorologistas de plantão do Simepar, a análise teve início. Dados do radar meteorológico que fica sobre o prédio do Simepar, em Curitiba, foram consultados, assim como dados de radares que ficam em estados vizinhos e abrangem a região Leste do Paraná. 

O meteorologista Reinaldo Kneib foi até São José dos Pinhais ainda na noite de sábado para analisar os primeiros impactos do tornado. Ele registrou imagens e o grupo de meteorologistas de Curitiba iniciou os debates de classificação. Na manhã de domingo (11), os meteorologistas Leonardo Furlan e Júlia Munhoz, além da gerente de Geointeligência Elizabete Bugalski, retornaram ao bairro.

Elizabete sobrevoou a região afetada com o drone do Simepar que é equipado com um sensor Lidar, utilizado para mapeamentos. As imagens foram fornecidas para o time de meteorologia e para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Leonardo e Júlia percorreram a pé todo o trajeto feito pelo tornado, conversando com moradores e analisando os objetos arremessados e danos ocasionados nas estruturas e vegetação. 

“Esse tornado foi bem documentado pela população. Várias pessoas gravaram vídeos, o que facilitou bastante para determinar a trajetória dele antes mesmo de vir para a cidade. Ele percorreu uma trajetória de nordeste para sudoeste do município, começando no extremo norte de São José dos Pinhais, próximo à divisa com Piraquara e perto de Pinhais, e deslocou até chegar à rua do Girassol, no Guatupê”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar. 

De acordo com ela, a presença do meteorologista no local da ocorrência é fundamental para a melhor compreensão do fenômeno. “Encontramos a população se movimentando em prol da reconstrução das casas que foram danificadas. Conversamos com a população, observamos quais objetos voaram de onde para onde, se teve mais destelhamento, se teve mais danificação estrutural, ou como que a vegetação ficou. Isso tudo é muito importante para a classificação ocorrer da maneira mais precisa possível”, ressalta Júlia. 

    Este já é o segundo tornado de 2026. O primeiro foi classificado como F1 na escala Fujita no município de Mercedes, com ventos de aproximadamente 120 km/h no fim da tarde do dia 01, causando danos na localidade de Arroio Guaçu.


    FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTICÍAIS

    Com start nas áreas escolares, Transitar faz revitalização de sinalização em Cascavel

     

    Enquanto os alunos aproveitam a temporada de férias, a Transitar trabalha para garantir uma volta às aulas mais segura para o ano letivo de 2026. Com um cronograma já definido, as equipes estão trabalhando na revitalização da sinalizações nas áreas escolares de Cascavel. O objetivo é fazer a manutenção em 100% das vias no entorno de escolas e Cmeis.

    A presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, destaca que o trabalho é diário e inclui pintura da faixa de pedestre, das áreas de estacionamento e entre outros. “A Transitar estabeleceu os meses de dezembro, janeiro e fevereiro como prioridade dos serviços de manutenção das áreas escolares. Justamente para quando for da volta às aulas, essas áreas estarem bem sinalizadas. Elas se desgastam durante o ano, então nesses períodos anterior ao início das aulas nós escolhemos para fazer essa manutenção, garantindo assim a segurança das nossas crianças e destacando para o motorista preservar essas área”, detalha.

    Além da programação nas instituições de ensino, o trabalho também avançará para outras localidades, dentro dos bairros, a partir de fevereiro. “Nós temos um calendário de atividades que são observadas durante todo o ano. Temos dois tipos de trabalhos; os de manutenção preventiva, que é esse trabalho que nós estamos refazendo aqui agora com especial atenção com as escolas e temos o trabalho de reparação, como a eventualidade de uma placa que foi danificada. Os serviços de reparação e de urgências, são atendidos num prazo de 12 horas”, explica.  

    O serviço também passará pelos bairros Pioneiros Catarinenses, Brasília, São Cristóvão, Periolo, Morumbi, Cataratas, XIV de Novembro, Guarujá, Brasmadeira, Parque Verde, Tropical, Cascavel Velho e Neva.


    FONTE: PREFEITURA DE CASCAVEL

    Prefeitura fortalece bibliotecas municipais e registra mais de 47 mil empréstimos de livros em 2025

     

    Em 2025, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, consolidou o fortalecimento das bibliotecas municipais com uma agenda integrada de ações de incentivo à leitura, programação cultural diversificada, ampliação do acervo e investimentos em infraestrutura. Nesta semana, quando foi celebrado o Dia do Leitor, em 7 de janeiro, a Prefeitura comemora números importantes. O incentivo à leitura resultou em 47.162 empréstimos de livros em 2025 nas seis bibliotecas municipais, contra 40.610 em 2024, e cadastro 16.242 novos leitores, ampliando o alcance dos serviços oferecidos à comunidade.


    Atualmente, o acervo das bibliotecas municipais soma 138.155 livros, aumento de 10% em relação a 2024, com a inclusão de novos títulos de diferentes gêneros e áreas do conhecimento. O município tem seis bibliotecas: Centro, Mandacaru, Palmeiras, Alvorada, Operária e CEU das Artes de Iguatemi. Além do empréstimo de livros, as unidades são espaços de atividades culturais e diversas atividades do universo da literatura.


    Durante os meses de janeiro e julho, o projeto ‘Férias nas Bibliotecas’ registrou a participação de 28.734 usuários, com mais de 80 atividades, como contação de histórias, clubes de leitura, oficinas de artes, brincadeiras e gincanas. Ao longo do ano, as bibliotecas também receberam 37.862 pessoas em exposições, comemorações e atividades culturais e recreativas.


    Outro destaque foi o Biblioverso, iniciativa que reuniu 1.538 participantes em atividades como concurso de cosplay, karaokê e feira temática. O evento ocorreu na na Biblioteca Palmeiras e dialogou com o universo geek e pop, incentivando a leitura e a expressão artística.

    O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destaca que os números refletem o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura. “Os resultados acontecem graças ao trabalho dos servidores, que reforçam o papel das bibliotecas como espaços vivos de convivência, aprendizado e acesso à cultura”, afirma.


    Em 2025, as bibliotecas Parque das Palmeiras, Jardim Alvorada e Mandacaru também receberam investimentos superiores a R$ 87 mil em ações de revitalização para atendimento dos leitores.



    FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

    Sem prejuízo: saiba como evitar golpes na hora de pagar o IPVA 2026



    A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná alerta para o risco de golpes envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com a chegada do calendário de 2026, a atenção precisa ser redobrada para que ninguém caia em armadilhas e tenha prejuízo. A pasta e a Receita Estadual reforçam orientações simples e práticas para ajudar os proprietários de veículos a pagarem o imposto com segurança e tranquilidade.

    Uma das principais recomendações é conferir sempre o endereço eletrônico antes de qualquer pagamento. Todos os sites oficiais do Governo do Paraná terminam com “pr.gov.br”. Endereços que utilizam termos genéricos ou chamativos, como “pagueipva”, “detranveiculos” ou “fazendaestado”, devem ser ignorados, pois são usados por fraudadores para enganar o contribuinte.

    Para reforçar a segurança, a Receita Estadual adotou um novo procedimento de acesso aos sistemas neste ano. “Em 2026, o contribuinte tem opção de acessar o pagamento nos canais oficiais por meio de login e senha. Essa autenticação será feita com os dados do Nota Paraná ou do Gov.br, o que reduz significativamente o risco de acesso a páginas falsas e aumenta a proteção contra fraudes”, explica o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.

    A orientação é que as guias de pagamento do IPVA 2026 sejam geradas exclusivamente pelos canais oficiais, como o Portal do IPVA, o Portal de Pagamentos de Tributos ou pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS. Desde o ano passado, também é possível quitar o imposto via pix, com compensação imediata. O pagamento pode ser feito pela leitura do QR Code ou do código de barras da guia, sempre emitida nos canais oficiais do Estado.

    No momento do pagamento, é fundamental também conferir o destinatário da transação. O nome que deve aparecer é sempre “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”.

    Pagamentos destinados a empresas com nomes semelhantes ou genéricos, como “Pagamento Estadual de Trânsito Ltda” ou “Recolhimetos Digitais Ltda”, não devem ser realizados.
    O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, destaca que esses golpes não podem prejudicar a boa notícia da redução da alíquota aos paranaenses.

    "Para não sair no prejuízo, use sempre os aplicativos oficiais do Governo do Estado, assim o cidadão fica tranquilo para economizar, investir em material escolar para os filhos, ou ainda usa pra viajar e aproveitar o Verão Maior Paraná ou, ainda, guarda uma reserva financeira".

    ATENÇÃO A FALSOS DESCONTOS - Um dos golpes mais recorrentes envolve a oferta de descontos atrativos para o pagamento do IPVA. A Receita Estadual alerta que não existem abatimentos, além do desconto legal para pagamento à vista. Em 2026, quem optar pela quitação integral do imposto dentro do prazo, conforme o final da placa do veículo, tem direito a 6% de desconto.

    Qualquer anúncio fora dessa regra é indício de fraude.
    Outra dica importante é evitar buscar links de pagamento em mecanismos de pesquisa. Golpistas costumam impulsionar páginas falsas para que apareçam entre os primeiros resultados. O mais seguro é digitar diretamente o endereço dos sites oficiais no navegador.


    FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

    Municípios da região tem saldo positivo em geração de empregos

     

    Seguindo o bom momento da economia paranaense, a região da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) apresentou desempenho positivo na geração de empregos formais em 2025. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que 19 dos 23 municípios da região encerraram o período de janeiro a novembro com saldo positivo.

    Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

    O destaque regional ficou para Siqueira Campos, que lidera o ranking com saldo de 610 novas vagas, resultado de 3.940 admissões e 3.330 desligamentos. Em seguida aparece Ibaiti, com 464 empregos a mais, (3.960 admissões – 3.496 desligamentos), e Joaquim Távora, que registrou saldo positivo de 368 postos de trabalho no período (2.698 admissões – 2.330 desligamentos). (veja lista completa abaixo).

    Outros municípios também tiveram desempenho relevante, como Carlópolis (+360), Jacarezinho (+323), Cambará (+298) e Ribeirão Claro (+258), reforçando a retomada do mercado de trabalho no Norte Pioneiro.

    No cenário estadual, os três municípios da Amunorpi também tiveram destaques. Siqueira Campos ocupa a 35ª posição, Ibaiti 45ª e Joaquim Távora 59ª entre os 339 municípios do estado.

    O Paraná criou 131.935 novas vagas formais entre janeiro e novembro de 2025, com saldo positivo em 348 dos 399 municípios paranaenses. A capital, Curitiba, lidera a geração de empregos no Estado, impulsionada principalmente pelos setores de serviços, comércio e indústria.

    Os números confirmam que a Amunorpi acompanha a tendência positiva do Paraná, consolidando a geração de empregos como um dos pilares do desenvolvimento regional.

    Ranking na Amunorpi

    Cidade – Admissões – Desligamentos – Saldo

    1 - Siqueira Campos – 3.940 – 3.330 – 610
    2 - Ibaiti – 3.960 – 3.496 – 464
    3 - Joaquim Távora – 2.698 – 2.330 – 368
    4 - Carlópolis – 1.612 – 1.252 – 360
    5 - Jacarezinho – 4.031 – 3.708 – 323
    6 - Cambará – 1.622 – 1.324 – 298
    7 - Ribeirão Claro – 1.435 – 1.177 – 258
    8 - Ribeirão do Pinhal – 716 – 575 – 141
    9 - Pinhalão – 429 – 342 – 87
    10 - Santo Antônio da Platina – 5.789 – 5.708 – 81
    11 - Wenceslau Braz – 1.775 – 1.702 – 73
    12 - Jundiaí do Sul – 189 – 135 – 54
    13 - Quatiguá – 637 – 605 – 32
    14 - Japira – 177 – 149 – 28
    15 - Figueira – 339 – 317 – 22
    16 - Tomazina – 592 – 571 – 21

    17 - Conselheiro Mairinck – 231 – 211 – 20
    18 - Barra do Jacaré – 97 – 88 – 9
    19 - Santana do Itararé – 257 – 248 – 9
    20 - Jaboti – 195 – 197 – (-2)
    21 - Salto do Itararé – 207 – 214 – (-7)
    22 - Guapirama – 285 – 301 – (-16)
    23 - São José da Boa Vista – 219 – 238 – (-19)



    FONTE: PORTAL IBAITI

    Conheça os ganhadores da Campanha Natal Luz 2025 em Jacarezinho

    A Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (ACIJA) realizou o sorteio da campanha Natal Luz ACIJA 2025, premiando consumidores que compraram nas lojas participantes e contribuíram para o fortalecimento do comércio local. O sorteio aconteceu nesta quinta-feira, dia 8 de janeiro, com transmissão ao vivo pelo Instagram e Facebook da entidade, garantindo transparência e ampla participação da comunidade.

    Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

    A campanha teve como foco incentivar as compras no comércio de Jacarezinho durante o período natalino, valorizando os empresários associados e estimulando a economia local. Durante a live, os cupons cadastrados foram sorteados ao vivo, definindo os ganhadores dos prêmios.


    A presidente da ACIJA, Andréia Calegari, destacou a importância da campanha para o município.

    "O Natal Luz é uma ação que fortalece o comércio local, valoriza nossos associados e reconhece o consumidor que compra em Jacarezinho. A transmissão ao vivo reforça a transparência e a credibilidade do trabalho da ACIJA", afirmou.


    A ACIJA informa que entrará em contato com cada ganhador para agendar a retirada dos prêmios, seguindo a organização da campanha e garantindo a entrega correta de cada premiação.


    Com o encerramento da campanha Natal Luz 2025, a ACIJA reafirma seu compromisso com iniciativas que movimentam o comércio, fortalecem os empresários e promovem o desenvolvimento econômico de Jacarezinho.


    Ganhadores do sorteio – Natal Luz ACIJA 2025


    Sorteio realizado em 08/01/2026


    Pipoqueira Mondial – Auto Escap Calegari

    Ganhadora: Rosana Rodrigues


    Batedeira Planetária Mondial – O Kilão Supermercados

    Ganhadora: Orminda S. Diniz


    Airfryer Mondial – Rufato Calçados

    Ganhadora: Marli Aparecida Garrocini


    Cafeteira Expresso 3 Corações – Posto Fox Milenium

    Ganhadora: Jéssica Pimentel


    Climatizador Britânia – Rufato Calçados

    Ganhadora: Vivian Karina Gregório Botelho


    Forno Micro-ondas Consul 20L – Pé & Cia

    Ganhadora: Maria Elisa Franco Maia


    Cervejeira Midea 82L Frost Free – O Kilão Supermercados

    Ganhadora: Larissa Cortez Lemes Silva


    TV Samsung 50” – Rufato Kids

    Ganhadora: Yonara C. Santos de Paiva


    Moto Honda CG 160 Start 0km – Rufato Calçados

    Ganhador: Paulo W. C. Corrêa


    Moto Honda CG 160 Start 0km – Rufato Kids

    Ganhadora: Jéssica Daiani dos Santos Leal



    FONTE: JIVAGO FRANÇA - PORTAL JNN

    Prefeitura de Jacarezinho aprova Plano Anual de Compras para 2026



    A Prefeitura de Jacarezinho aprovou o Plano Anual de Compras (PCA) 2026, instrumento estratégico que estabelece o planejamento das contratações públicas de bens, serviços e obras dos órgãos da administração municipal direta para o próximo exercício. 


    O plano elaborado pela Secretaria Municipal de Administração juntamente com o Departamento de Compras e Licitações, foi oficializado por meio do Decreto nº 11.046/2025.


    O PCA tem como objetivo organizar, padronizar e dar maior previsibilidade aos processos de compras públicas, permitindo mais eficiência na gestão dos recursos, otimização de custos, agilidade nos procedimentos licitatórios e melhor controle das despesas ao longo de 2026.


    Entre os principais objetivos do Plano estão a execução planejada das necessidades de suprimento, a padronização de itens de consumo, a redução de desperdícios nos almoxarifados e a seleção da alternativa de contratação mais vantajosa para a Administração Pública.


    O documento também reforça o uso estratégico do poder de compra do Município como instrumento de desenvolvimento econômico e social, ao estabelecer tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais (MEI), agricultores familiares, produtores rurais e cooperativas de consumo.


    A elaboração levou em consideração estudos técnicos e o mapeamento do mercado fornecedor local e regional, identificando produtos e serviços capazes de atender às demandas da Administração Pública. 


    A medida busca estimular as cadeias produtivas locais, fortalecer o comércio e os prestadores de serviço da região, gerar emprego e renda e fomentar o empreendedorismo.


    O Plano Anual de Compras 2026 está disponível para consulta pública no Diário Oficial do Município, acessível pelo site oficial da Prefeitura de Jacarezinho.


    FONTE: ASSESSORIA

    Obra de novo bueiro metálico em rodovia de Ribeirão do Pinhal está quase pronta

     

    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está finalizando a obra de implantação de um bueiro metálico na PR-436 em Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro. O investimento é de R$ 1.363.244,30.

    Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


    O bueiro tem 22,57 metros de comprimento por 4,2 metros de diâmetro e já está instalado sob a rodovia, canalizando o corpo d’água que dá nome ao município. Também foram executadas as alas de concreto de cada lado do bueiro, a terraplenagem do aterro da rodovia e a readequação do sistema de drenagem de águas da chuva.

    O tráfego circula sobre a pista atualmente, mas ainda serão finalizados serviços no pavimento, sinalização horizontal e enleivamento (plantio de vegetação) no talude do aterro. As atividades devem ser concluídas agora em janeiro, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

    A obra solucionou um antigo ponto de erosão no local, substituindo o bueiro de concreto triplo existente, já bem danificado, pelo novo dispositivo metálico, com maior resistência e capacidade para lidar com o volume de água do ribeirão, mesmo em época de chuvas. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).



    FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

    VAGA DE EMPREGO - IBAITI

     


    DIVULGAÇÃO: SINE IBAITI


    QUER SABER PRIMEIRO DAS NOTÍCIAS? ENTRE NO GRUPO DO BLOG
    👇👇👇👇👇👇👇👇