O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, afirmou nesta quinta-feira (04) que o Paraná consolidou um modelo de gestão que tem permitido tirar do papel obras aguardadas há décadas, graças à integração entre governo estadual, iniciativa privada e Parlamento. Ele citou inovações como a criação de um banco de projetos pelo Executivo e a autorização para que empresas doem estudos ao Estado. “São medidas que resultaram em uma verdadeira transformação na capacidade do governo de planejar e executar investimentos”, observou.
Segundo Curi, essa estratégia adotada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior foi decisiva para modernizar a máquina pública e agilizar obras essenciais. “O governador criou um órgão para elaborar um banco de projetos e, depois, publicou um decreto permitindo que a iniciativa privada doasse projetos ao Estado. Essas duas atitudes mudaram o Paraná e tiraram do papel obras que esperavam há décadas”, destacou.
Durante a assinatura da ordem para a modernização das PRs 574 e 575, no Oeste do Estado, Curi lembrou que as obras só estão começando graças à doação dos projetos de engenharia pela cooperativa Copacol. Para o presidente da Assembleia, esse tipo de colaboração só ocorre porque o Paraná vive um ambiente de paz política e estabilidade institucional. “O privado só investe onde existe segurança política. Essa pacificação gera confiança e atrai investimentos”, afirmou.
O deputado reforçou que o impacto desse modelo colaborativo já é visível em grandes intervenções em andamento. Sobre a pavimentação das PRs 574 e 575, ele afirmou que se trata de um momento histórico, que atende a uma reivindicação de décadas, e muito aguardado pela população de Cafelândia, Tupãssi e Nova Aurora — especialmente por quem vive e trabalha nos distritos de Palmitópolis e Jotaesse.
Transformação – “Essa emoção que vemos aqui é a mesma de milhares de paranaenses que esperaram por décadas o asfalto, a galeria, a calçada, a iluminação na frente da sua casa. Hoje, o Paraná tem o maior programa de pavimentação urbana e rural do Brasil”, disse Curi, acrescentando que a Assembleia Legislativa também é protagonista neste processo de transformação.
O deputado também destacou a capacidade de coordenação do governador Ratinho Junior, que, segundo ele, compreende que resultados só acontecem com união. “Na vida pública, ninguém faz nada sozinho. Essa união entre Executivo, Assembleia, prefeitos e iniciativa privada fez o Paraná se transformar no melhor Estado do Brasil”, afirmou.
FONTE: ASSESSORIA








