Licitação para ampliação da quadra Tiradentes, com R$ 3 milhões, é anunciada

 

Em mais uma ação concreta da Assembleia Itinerante do Paraná, foi anunciada, no Diário Oficial, a licitação para a ampliação da Quadra de Esportes do Colégio Estadual Tiradentes, em Santo Antônio da Platina. O projeto, que receberá um investimento de R$ 3 milhões, prevê a construção de uma cobertura completa para a quadra, um projeto que vai beneficiar diretamente os alunos da escola.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI


O projeto teve origem a partir de uma sugestão do estudante Thiago Siqueira Barbosa, aluno do colégio, que sonhou com a cobertura da quadra como forma de melhorar as condições para a prática esportiva. Seu desenho e sugestão foram apresentados na Assembleia Itinerante, que percorre o Paraná, recebendo demandas da população local. Thiago não só desenhou a ideia, como também a depositou em uma das urnas itinerantes, dando início ao processo que culminou na licitação.

O deputado Alexandre Curi e seus colegas de Assembleia agiram rapidamente, mobilizando esforços junto ao Fundepar e outros órgãos competentes. “O objetivo da Assembleia Itinerante é sempre estar perto da população e transformar suas necessidades em ações concretas”, afirmou Curi durante a divulgação do projeto.

A licitação para a obra está marcada para 22 de janeiro, com previsão de término até o segundo semestre de 2025. Com a conclusão da ampliação, os alunos poderão praticar suas atividades esportivas sem a preocupação com as condições climáticas, oferecendo um ambiente mais seguro e adequado para o desenvolvimento dos jovens.

Além disso, o projeto não se limita à cobertura da quadra: a obra contempla a ampliação de outros espaços esportivos da escola, que se tornará um centro de atividades para a comunidade.

O apoio do governador Carlos Massa Ratinho Júnior também foi destacado como fundamental para o andamento do projeto. “Estamos sempre juntos para garantir o desenvolvimento das nossas escolas e proporcionar as melhores condições de aprendizado e lazer aos nossos estudantes”, afirmou o governador.


FONTE: ASSESSORIA

Assembleia Legislativa do Paraná chega ao índice de 100% em transparência

 

Um novo Portal da Transparência, mais acessível para pessoas com deficiência, e a disponibilização de arquivos filtráveis e editáveis estão entre as ações empreendidas pela Assembleia Legislativa do Paraná que ampliaram em 4,68% o índice de transparência, levando a Casa de Leis a alcançar 100% e se tornar o Parlamento estadual mais transparente em 2025.

A conquista foi confirmada pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), organizado pela Atricon, nesta quinta-feira (4). Durante a cerimônia realizada em Florianópolis, a Alep foi condecorada pela segunda vez com o Selo Diamante de Transparência. O prêmio foi recebido pela Comissão Executiva da Alep, composta pelo presidente Alexandre Curi (PSD), pelo 1º secretário Gugu Bueno (PSD) e pela 2ª secretária Maria Victoria (PP).

Conforme explica Yara Maranhão, coordenadora de transparência da Alep, as mudanças empreendidas neste último ano são menos visíveis do que aquelas implementadas entre 2023 e 2024, quando a Casa de Leis ampliou sua transparência em 36,22% e alcançou o marco de 95,32% — conquistando o Selo Diamante de Transparência Pública pela primeira vez. “Focamos em ajustes finos”, detalha a gestora. Ainda assim, as atualizações são igualmente importantes e promovem mais controle social sobre a atuação da Assembleia Legislativa.

É o caso do novo Portal da Transparência, implantado no início deste ano, que facilita a fiscalização da atuação da Assembleia Legislativa do Paraná e amplia o acesso de pessoas com deficiência. A ferramenta dispõe de recursos como tradução de textos em Libras, ajuste de tamanho de fonte, opções de contraste e compatibilidade com leitores de tela. Além disso, houve aprimoramentos na identidade visual da página e nas ferramentas de interatividade.

De acordo com Yara, outra melhoria expressiva foi a disponibilização de arquivos editáveis e com filtros de pesquisa. Isso significa que qualquer pessoa pode optar por baixar relatórios em formato .XLSX e abri-los em editores de planilhas — como LibreOffice Calc, Microsoft Excel e Google Sheets. Com as opções de busca e filtragem, é possível localizar mais rapidamente informações referentes, por exemplo, às despesas da Casa ou à tramitação de projetos de lei.

Cabe destacar também que, neste último ano, a Assembleia Legislativa do Paraná ampliou o acesso às informações por meio da API de Dados Abertos, que permite que pessoas e entidades utilizem ferramentas digitais próprias para examinar e interpretar informações relacionadas ao Parlamento.

Outro avanço foi a disponibilização, desde maio deste ano, da agenda, das pautas e das atas das reuniões das comissões permanentes e temporárias da Casa no site oficial.

A regulamentação da Lei Federal nº 14.129, que institui a Lei do Governo Digital (LGD), também contribuiu para a conquista. Ela foi implementada pela Comissão Executiva em 28 de maio, por meio do Ato 2801. A norma estabelece princípios de digitalização, simplificação e proteção de dados, e determina que os serviços digitais da Alep sejam integrados, acessíveis, atualizados e centrados no cidadão. O texto reforça direitos dos usuários, como gratuidade, protocolos digitais e padronização de formulários.

“A gente trabalha o ano inteiro em prol de conseguir o Selo Diamante. É um trabalho para a população e para o controle social. Cada vez mais não é só sobre o selo ou a premiação, é sobre as pessoas entrarem no nosso Portal da Transparência, entenderem e terem acesso a todas as informações presentes”, reflete a coordenadora de transparência da Alep.

Trajetória e liderança

Desde 2023, quando a Alep foi convidada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) a participar do programa, intensificou-se a mobilização para o cumprimento de todos os 132 critérios e 512 itens avaliados pelo PNTP. A Alep foi a única Casa de Leis estadual a atender integralmente as exigências em 2025 entre todas as avaliadas pelo programa, que analisa todas as Assembleias Legislativas, à exceção da de Alagoas.

À época, quando registrou 59,10% em transparência e não obteve nenhum selo, o Parlamento empreendeu um amplo esforço para aprimorar sua estrutura tecnológica e adotar as regulamentações necessárias. Entre as ações realizadas estão a implantação de uma comissão de transparência, a realização de concurso público, a economia e destinação de recursos para obras e a implementação do projeto Assembleia Itinerante.

O avanço se refletiu no ano seguinte: a Casa de Leis ampliou sua transparência em 36,22%, alcançando índice de 95,32%. No ranking nacional, passou da 11ª para a 4ª posição entre as Assembleias Legislativas mais transparentes do Brasil. Foi quando conquistou, pela primeira vez, a categoria Diamante, reservada aos órgãos que cumprem mais de 95% dos requisitos, incluindo todas as recomendações essenciais.

Os ajustes empreendidos ao longo de 2025 consolidaram a Alep como líder absoluta. Após a Alep, o ranking conta com as Assembleias de Goiás (99,85%), Rondônia (99,36%), Amapá (99,10%), Espírito Santo (98,23%), Ceará (97,47%) e Mato Grosso (97,13%). Apenas sete Parlamentos estaduais foram condecorados com o Selo Diamante.

No Paraná, além da esfera legislativa, a nota máxima também foi alcançada pelo Governo do Estado, igualmente condecorado com o Selo Diamante. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) obteve 98,35%, recebendo o mesmo reconhecimento. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) alcançou 90,68%, enquanto o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) obteve 81,8% — recebendo as classificações Ouro e Prata, respectivamente. A Defensoria Pública do Paraná, por sua vez, alcançou 82,17%.

Exigências

A aferição do percentual e a atribuição do selo são resultado de um trabalho realizado desde abril deste ano, dividido em três etapas e conduzido pela Assembleia Legislativa, pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e por integrantes da Atricon. Inicialmente, a Controladoria Interna da Alep avaliou a conformidade do Portal da Transparência com as exigências do PNTP. Em seguida, entre maio e agosto, a aferição foi reavaliada por técnicos do TCE-PR. Por fim, uma equipe designada pela Atricon realizou uma terceira análise, consolidando os resultados que culminaram na emissão do selo.

Programa

O PNTP, liderado pela Atricon, visa promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros. A iniciativa se baseia em uma série de critérios que permitem comparações e geram indicadores de melhoria. Os quesitos são categorizados em essenciais, obrigatórios e recomendados. O trabalho é conduzido por cerca de 10 mil profissionais, entre controladores internos, auditores e outros especialistas.

Os critérios abrangem desde requisitos básicos — como site oficial, portal da transparência, ferramenta de busca e informações institucionais claras — até exigências mais complexas, como publicação de receitas, despesas detalhadas, contratos, licitações, convênios e dados de recursos humanos. O objetivo é garantir que o cidadão consiga acessar informações essenciais de forma simples, atualizada e organizada.

Há ainda recomendações específicas para áreas da gestão pública, como divulgação de obras, prestação de contas, funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), acessibilidade, ouvidorias, cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e serviços digitais. Outros requisitos abrangem áreas como saúde, educação, renúncias de receita, emendas parlamentares e atividades próprias dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, das Defensorias, dos Tribunais de Contas, dos consórcios públicos e das estatais. Quanto maior o atendimento à matriz, maior o nível de transparência certificado (Prata, Ouro ou Diamante).

O conselheiro Antonio Joaquim, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, destacou na cerimônia que apenas 2.912 das mais de 10 mil instituições avaliadas foram certificadas com algum dos selos — Prata, Ouro ou Diamante. A Atricon mantém um índice geral de transparência que engloba todos os órgãos avaliados: em 2025, ele é de 66,6%, taxa superior à de 2024 (63,94%) e 2023 (58,15%).


FONTE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ

Francisco Beltrão inicia projeto-piloto de coleta de vidro com instalação de Bombonas identificadas.

 

A Prefeitura de Francisco Beltrão deu início, na manhã desta sexta-feira (05), ao projeto-piloto da nova coleta especializada de vidros, ampliando as ações de modernização da gestão de resíduos no município. O ato contou com a participação do prefeito Antonio Pedron, do secretário de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, e da equipe técnica responsável.
Desde junho, o Município já opera um ponto de entrega voluntária (PEV) do vidro, instalado em um barracão locado pela Prefeitura no Bairro Sadia, onde uma cooperativa realiza a triagem e o processamento do material. Paralelamente, a coleta porta a porta vem ocorrendo duas vezes por mês nos domicílios e a coleta seletiva, uma vez por semana, atendendo toda a área urbana.
Com o lançamento do projeto-piloto, estão sendo instaladas as primeiras 100 bombonas específicas para vidro nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Alvorada e Centro. A distribuição foi planejada para garantir uma bombona a cada 250 metros. Conforme disponibilidade.
De acordo com o secretário Antonio Cezar Soares, a coleta especializada traz diversos benefícios: “Quando o vidro é misturado com papel, plástico e metais na coleta seletiva comum, o caminhão prensa todo o material junto. Isso pode quebrar o vidro e gerar riscos de acidentes para os catadores e para os próprios garis. Com a coleta exclusiva, garantimos muito mais segurança aos trabalhadores”, explicou.
Além de reforçar a segurança das equipes, o novo sistema contribui para o aproveitamento econômico do material, evita o descarte incorreto, reduz riscos sanitários como o acúmulo de água que favorece a proliferação de mosquitos e fortalece o trabalho dos setores envolvidos.
Nos últimos meses, a Prefeitura registrou avanços importantes na política de resíduos sólidos, entre eles:

  • Operação das três Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs), equipadas com maquinários novos;
  • Transferência das cooperativas para os novos barracões no Aterro Municipal;
  • Reforço da frota com três caminhões recebidos da Itaipu Binacional;
  • Aquisição de 100 novos contentores para a coleta seletiva;
  • Implantação do equipamento de higienização de contentores, já em funcionamento;
  • Conclusão e entrega do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos;
  • Ampliação da coleta na zona rural, que passou de um para dois caminhões.

O prefeito Antonio Pedron destacou que este projeto representa “mais um passo para tornar Francisco Beltrão uma cidade referência em sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental”.


FONTE: PREFEITURA DE FRANCISCO BELTRÃO

Domingo acontece a primeira apresentação do Natal de Luz

 


Foram quatro a cinco meses de preparação, em uma rotina intensa de ensaios iniciada no final de julho, no Centro Pastoral “Frei Clemente Vendramim”, ao lado da Igreja Matriz central da Paróquia Santo Antônio de Pádua. Desde então, todas as sextas-feiras, às 17h30, o grupo se reunia para os preparativos. Na segunda quinzena de outubro, a programação foi ampliada, passando para dois encontros semanais.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Tradição que cresce a cada ano


Ao longo dos anos, o evento ganhou proporções significativas e chega agora à sua 24ª edição. Nos dias de apresentação, a expectativa é de mobilizar cerca de 200 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. À frente do espetáculo estão, como de costume, as coordenadoras Neuzeli França Ribeiro Cesar e Marly Prado Papi Crespo.


Participam do show integrantes do Grupo de Canto Sementinha e alunos da Spaço Arte & Música, somando cerca de 80 pessoas, além de convidados. “São apresentações que misturam canto, dança e poesia num só espetáculo de música e alegria”, destacou Neuzeli Cesar.


Datas das apresentações


Com o tema “Fé, Esperança e Amor”, o Natal de Luz 2025 terá cinco apresentações: 7 de dezembro (domingo), 13/12 (sábado), 14/12 (domingo), 17/12 (quarta-feira) e 20/12 (sábado). Em caso de chuva, caberá à comissão organizadora definir a melhor alternativa para a realização. 


O evento atrai público de toda a região e impulsiona a economia local, aproximando visitantes do comércio da Cidade. Além disso, muitos aproveitam para se emocionar com as apresentações nas janelas e sacadas do prédio do Centro Pastoral, que se tornou um dos cenários mais aguardados das celebrações natalinas.


A temática ressalta as virtudes teologais: “A Fé é segurança na proteção divina; a Esperança renova nossas forças; e o Amor transforma tudo o que fazemos, sendo o maior dos sentimentos”, reforçou Neuzeli.


Produção cuidadosa 


As músicas foram gravadas no auditório da Regional do Sicredi, em Santo Antônio da Platina, com produção da Ocramidi, de Ibaiti. A locução ficou a cargo de Renato Rocha e Helena Vale Bertolini. As coordenadoras destacam o trabalho das mães e voluntárias, responsáveis pela confecção dos adereços, reunindo-se uma ou duas vezes por semana, conforme a necessidade.


Neuzeli ainda lembrou o apoio de outros colaboradores que ajudam voluntariamente nas apresentações, além dos pais e apoiadores, cuja participação é fundamental para o sucesso do projeto.


Gestão 2025/28 coopera com espetáculo


O evento conta com patrocínio de Construcasa Bordignon, Extimpel, Samp/Fiat, Schmidt Motos, Sicredi, Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina (Gestão 2025/28) e Paróquia Santo Antônio de Pádua, além do apoio das rádios e da imprensa. A parte estrutural – palco, iluminação e montagem – é executada pelos funcionários da Paróquia. 


Apresentações, estrutura e legislação


Assim como em anos anteriores, o Natal de Luz terá livretos com as 16 músicas do espetáculo, incluindo repertório religioso, popular e natalino, além de fotos dos participantes. Haverá cadeiras disponíveis ao público, sob responsabilidade da Pastoral Juvenil.


A equipe organizadora também inclui o pároco e coordenador do evento, José Antônio Pereira de Campos; Henrique Marques, do setor financeiro; Francisco Nivaldo Marques, assessor de infraestrutura; e Henrique Glovacki, responsável pelas filmagens e fotos.


Neuzeli ressaltou ainda que, devido à Lei Municipal nº 1.842, de 14 de abril de 2020, de autoria do ex-vereador Genivaldo Marques – que proíbe a queima e manuseio de fogos de artifício de alto impacto – não haverá fogos após as apresentações. “Deixamos nosso carinho especial às empresas, à Prefeitura, à Paróquia Santo Antônio de Pádua e nossa gratidão aos pais, familiares e colaboradores, que sempre estão conosco em cada edição do Natal de Luz”, finalizou.



FONTE: FÁBIO GALHARDI

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado




O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) divulgou nesta sexta-feira (5) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado n° 001/2025 para a contratação temporária de 173 profissionais para as funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. A relação com os nomes dos aprovados pode ser conferida no site do IDR-Paraná. Os contratos terão duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. A remuneração varia de R$ 4.434,31 a R$ 9.466,72.
O Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destaca a importância da contratação desses quadros para ampliar a presença da extensão rural em todo o estado. “Com a contratação, via PSS, de 173 profissionais para o IDR-Paraná, garantimos que nenhum município do Paraná ficará sem um extensionista. Eles estarão lá para dar apoio e ajudar todo o nosso pessoal, dentro da visão de Sistema Estadual da Agricultura (Seagri). Esses profissionais vão fortalecer a equipe e atuar como ponto de apoio. Estamos em um processo de construção e de fortalecimento, garantindo equipes mais preparadas e presentes em todo o estado”, afirma Marcio Nunes.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, ressalta que o PSS permite à instituição repor vagas importantes para o dia a dia da extensão rural e da pesquisa no Paraná, além de reforçar a pesquisa. “Essa iniciativa é importante porque garante mais força de trabalho ao IDR-Paraná, permite que a instituição cumpra seus deveres no processo de orientação dos agricultores, assim como reforça a estrutura para a execução das políticas de governo, em especial o programa Estrada Boa. O PSS vem suprir uma lacuna exatamente no momento em que a instituição aguarda o desenvolvimento de um concurso público”, conclui.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Maria Victoria destaca avanços para a construção do Quartel do Corpo de Bombeiros no Tatuquara

 


A deputada estadual Maria Victoria (PP) comemorou a aprovação, nesta semana, pela Câmara de Curitiba da doação de um terreno ao Governo do Estado para a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros, que atenderá os bairros do Tatuquara, Campo de Santana e Caximba

 

A pedido de lideranças comunitárias e moradores, Maria Victoria vem articulando essa obra há alguns anos. Segundo os relatos, a região sofre com o longo tempo de resposta das equipes de emergência. A parlamentar articulou recursos junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado para construir o novo Quartel. 


Em fevereiro de 2025, a deputada se reuniu com secretário da Segurança Pública, Coronel Hudson e com o então comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco para reforçar a necessidade urgente do investimento. 


Segundo ela, a nova estrutura representa um salto importante na capacidade de atendimento do Estado. “Hoje, um caminhão dos bombeiros leva até 40 minutos para chegar ao Tatuquara em caso de incêndio. São mais de 130 mil moradores que há muito tempo reivindicam essa nova base”, afirma. 


“Agradeço os vereadores de Curitiba, o prefeito Eduardo Pimentel, o Coronel Hudson, o Coronel Hiller, o presidente da Assembleia Alexandre Curi e o Governador Ratinho Júnior pela união de esforços para atender essa justa demanda da população da região”, acrescentou 


Com a finalização do processo de transferência da área de 3.041,15 m² localizada na Rua Ângelo Tosin, no Campo de Santana, o Corpo de Bombeiros poderá iniciar as tratativas para a construção da nova unidade.


 “Esse é um passo decisivo. A população do Tatuquara, Campo de Santana e Caximba esperou muito tempo por esse quartel. Continuarei acompanhando as próximas  etapas da obra”, ressaltou Maria Victoria.


FONTE: ASSESSORIA

Lupion comemora suspensão de lista de espécies

O Ministério do Meio Ambiente decidiu suspender a lista de espécies classificadas como exóticas invasoras — entre elas a tilápia — após forte pressão de representantes do agronegócio. O anúncio foi confirmado nesta quinta-feira (4) pelo deputado federal Pedro Lupion (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).


Segundo Lupion, a suspensão ocorreu em resposta à grande mobilização de produtores rurais, cooperativas, sindicatos, indústrias e entidades do setor, que protestaram contra a falta de diálogo e os possíveis impactos econômicos da medida.


*O que foi suspenso*


A lista em questão fazia parte de uma diretriz técnica elaborada pelo Comitê Nacional da Biodiversidade (Conabi), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O documento classificava determinadas espécies como “exóticas invasoras”, o que poderia resultar em novas regras e restrições para a produção agropecuária.


Entre os pontos de preocupação estavam: risco de limitações ao cultivo de espécies amplamente utilizadas pela aquicultura, como a tilápia; possível aumento de custos e burocracia para produtores; insegurança jurídica para diferentes cadeias produtivas.


“É uma vitória importante para o setor produtivo e para o Brasil. Parabéns a todos, vamos manter a mobilização”, comemorou Lupion.


*Reação do setor agro*


A publicação original da lista havia provocado forte reação no meio rural. Representantes do agronegócio argumentaram que não foram consultados previamente e alertaram para possíveis prejuízos em cadeias produtivas consolidadas.


Com a suspensão, o Ministério do Meio Ambiente deve reavaliar a diretriz técnica e abrir espaço para novas discussões com os setores envolvidos. A expectativa do agro é que o governo estabeleça um processo de diálogo mais amplo, envolvendo especialistas, produtores e representantes da sociedade civil.


FONTE: ASSESSORIA

Paraná recebe primeiras vacinas contra o vírus sincicial respiratório para gestantes

 

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) recebeu nesta quarta-feira (3) as primeiras vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinadas a gestantes a partir da 28ª semana, que tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos. Ao todo, o Estado recebeu 37.120 doses, entregues no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.

O novo imunizante, que foi incorporado ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, só estava disponível na rede privada, a um custo médio de R$ 1,6 mil. Dentre os imunizantes disponíveis no país, esta vacina é a mais cara já disponibilizada.

A Sesa já iniciou a separação das doses que serão enviadas para as 22 Regionais de Saúde a partir desta quinta-feira (4), e as regionais descentralizarão aos municípios. A distribuição aos municípios será feita de forma proporcional ao quantitativo recebido do Ministério da Saúde.

“Recebemos esse importante imunizante para as gestantes paranaenses e seus bebês e já providenciamos o envio para todos os municípios do Paraná, a fim de iniciarmos o quanto antes a aplicação da vacina", disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. . "Seguimos no aguardo do recebimento de novas doses, visto que o Paraná tem uma estimativa de vacinar mais de 138 mil gestantes”, explicou.

As doses recebidas neste primeiro lote equivalem a 26,8% do total necessário para vacinar as 138.008 gestantes aptas a receber imunizante. A Sesa aguarda um novo envio ainda no mês de dezembro, conforme sinalização do Ministério da Saúde. A expectativa é que na próxima segunda-feira (8), todos os municípios estejam preparados para iniciar a aplicação da vacina.

DOSE ÚNICA - A vacina é aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia. A gestante, ao ser vacinada, transfere anticorpos ao feto pela placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.

O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar. De acordo com último Informe Epidemiológico de SRAG da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras testadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR), reforçando a importância da imunização preventiva.

Confira o quantitativo que será enviado para cada Regional de Saúde:
1ª RS - Paranaguá – 1.010

2ª RS – Curitiba – 10.583

3ª RS – Ponta Grossa – 2.220

4ª RS – Irati - 574

5ª RS – Guarapuava – 1.746

6ª RS – União da Vitória - 556

7ª RS – Pato Branco – 1.098

8ª RS – Francisco Beltrão – 1.284

9ª RS – Foz do Iguaçu – 1.642

10ª RS – Cascavel – 2.060

11ª RS – Campo Mourão – 1.066

12ª RS – Umuarama - 954

13ª RS – Cianorte - 483

14ª RS – Paranavaí - 834

15ª RS – Maringá – 2.730

16ª RS – Apucarana – 1.174

17ª RS – Londrina – 2.915

18ª RS – Cornélio Procópio - 580

19ª RS – Jacarezinho - 991

20ª RS – Toledo – 1.497

21ª RS – Telêmaco Borba - 665

22ª RS – Ivaiporã - 456.


FONTE: SESA

Romanelli destaca importância da conservação do solo em audiência pública na UENP



O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) participará, nesta sexta-feira (5), da audiência pública em comemoração ao Dia Mundial do Solo, que será realizada no campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Cornélio Procópio. O encontro reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente para discutir o tema “Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis”.


A iniciativa é promovida pela Frente Parlamentar Municipalista e pela Comissão Especial de Acompanhamento da COP 30, coordenadas pelo deputado, em parceria com a UENP e com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Paraná (NEPAR/SBCS).


Romanelli destaca que o Dia Mundial do Solo é uma oportunidade para reforçar a necessidade de políticas públicas de preservação ambiental e de uso responsável dos recursos naturais. “O solo é vida. É o que sustenta a produção de alimentos, garante água de qualidade e influencia diretamente a saúde das nossas cidades. Quando bem manejado, se torna aliado no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma.


O deputado reforça que a natureza já não responde da mesma maneira e que o Paraná precisa ampliar o planejamento ambiental com visão de longo prazo. “Solo, água e florestas são pilares da economia e da qualidade de vida no estado. Conservar esses recursos é garantir estabilidade econômica, segurança hídrica e bem-estar social. Esta audiência vai nos ajudar a reunir conhecimento, experiências e participação social para orientar políticas públicas eficazes”, ressalta.


A mesa do evento contará com a presença do vice-reitor da UENP, professor doutor Ricardo Aparecido Campos; da diretora do campus de Cornélio Procópio, professora doutora Vanderléia da Silva Oliveira; do engenheiro agrônomo Dr. Oromar João Bertol, diretor do NEPAR/SBCS; da professora doutora Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, coordenadora do projeto de extensão “Solo na Escola”; e do professor doutor Felipe Bonini da Luz, referência nacional em qualidade e saúde do solo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Romanelli reforça que a Frente Parlamentar Municipalista e a Comissão da COP 30 seguirão ampliando a agenda ambiental no estado. “O Paraná tem pesquisadores qualificados e instituições fortes. Nosso papel é transformar esse conhecimento em políticas públicas consistentes, capazes de proteger os recursos naturais e preparar o estado para os desafios climáticos presentes e futuros”, conclui.


FONTE: ASSESSORIA

Revitalização da Praça da Igreja São Jose avança e transforma o centro de Assaí

A revitalização da Praça da Igreja São José segue em ritmo acelerado e já muda a paisagem do centro de Assaí. A obra, que é mais um importante investimento da administração municipal, está ganhando forma e promete transformar o local em um novo ponto turístico, moderno e acolhedor para toda a população.

Os canteiros receberam novo gramado, deixando o espaço mais verde e agradável. As calçadas em paver também já estão finalizadas, garantindo mais segurança, acessibilidade e beleza ao ambiente.
Atualmente, a obra avança para uma das etapas mais esperadas: a construção da fonte interativa, que dará um charme especial ao coração da cidade e criará um espaço ainda mais atrativo para famílias, visitantes e para a realização de eventos culturais.
Com investimento de quase R$ 2 milhões, financiados com recursos próprios da Prefeitura de Assaí, a revitalização reforça o compromisso da gestão municipal com o bom uso do IPTU pago pela população, entregando melhorias estruturais e valorizando os espaços públicos.´


FONTE: PREFEITURA DE ASSAÍ