Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná amplia alcance, fortalece transparência e bate recordes em 2025

 

Os canais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), geridos pela Diretoria de Comunicação, vivenciaram em 2025 um expressivo crescimento. O alargamento da programação da TV Assembleia, a transmissão ao vivo de sessões itinerantes por meio das redes sociais e a maior penetração, na imprensa paranaense, de reportagens em texto produzidas pela equipe de jornalismo estão entre as iniciativas que evidenciam o comprometimento da Casa de Leis em levar informação de qualidade, acessível e ágil.

Todo esse trabalho resultou em um salto significativo no público alcançado nas diversas plataformas geridas pela Casa de Leis, contribuindo também para que o Parlamento atingisse 100% de transparência pública. A conquista ratifica o compromisso do Parlamento com a promoção da democracia e do controle social de sua atividade, seja pelo cidadão, seja pela imprensa jornalística, cujo trabalho é facilitado e conta com o apoio da Diretoria de Comunicação.

De acordo com o diretor de Comunicação, João Debiasi, ampliar a qualidade e o alcance da produção jornalística da Alep foram objetivos que orientaram a reformulação empreendida desde o início de sua gestão, em fevereiro. “Conforme você aumenta a frequência, as pessoas acabam sendo mais impactadas com informações da Alep ao longo do dia. Buscamos também estratégias no campo da popularização. A pauta legislativa, às vezes, é muito sofisticada e tem terminologia que não alcança a população em geral”, explica Debiasi. “Conseguimos, com essa humanização, que as pessoas começassem a entender o Legislativo de forma um pouco mais palatável”.

Site: cobertura minuciosa, fonte primária e atendimento à imprensa

Responsável por esmiuçar ao cidadão do Paraná os efeitos práticos e o andamento de todas as proposições, seja nos colegiados ou no Plenário, bem como divulgar os resultados das audiências públicas, as condecorações, os debates e as iniciativas promovidas pelo Parlamento, o site da Assembleia Legislativa do Paraná publicou cerca de 2 mil reportagens em 2025. O número contempla também o material produzido pelas assessorias de comunicação dos gabinetes parlamentares, dedicadas a prestar contas da atuação de cada deputado estadual.

A produção do site ajudou a ampliar a presença da Alep na imprensa. Ao todo, entre fevereiro e dezembro de 2025, 63,4 mil matérias citando a Assembleia Legislativa foram produzidas por jornais de todo o Brasil — um crescimento de 70,4% em relação ao ano anterior, quando o Parlamento foi citado em 37,2 mil conteúdos produzidos externamente. Cerca de 80% do material veiculado tem como fonte principal a produção em texto da Alep. Os dados são da plataforma de clipping jornalístico utilizada pela Diretoria de Comunicação. As matérias tiveram enfoque predominantemente positivo (58,6% das produções) e, em menor grau, neutro (2,9 mil) e negativo (1,8 mil).

“Essa é a maior missão do jornalismo na Casa: fornecer a informação pública do que acontece aqui e fazer a Assembleia Legislativa reverberar no Estado inteiro. E, claro, dar suporte para quem vem realizar a cobertura no Parlamento. Recebemos uma média de 20 jornalistas diariamente, além de atender às demandas que vêm de fora, como pedidos de entrevista e de informação”, reforça Roger Pereira, coordenador de Jornalismo da Alep.

A equipe de fotografia da Assembleia Legislativa do Paraná produziu e publicou mais de 50 mil fotos, cobrindo todas as sessões plenárias, reuniões de colegiados e os eventos promovidos pela Casa de Leis. Todo o material foi disponibilizado gratuitamente no Flickr da Alep, permitindo que jornais e sites o utilizassem para ilustrar suas matérias e reportagens.

O relatório detalha ainda que a ampliação da presença da Alep na imprensa foi consolidada em todas as plataformas: portais de notícias e sites (aumento de 73,7% em matérias que citam a Casa de Leis), jornais (59,1%), revistas (93,8%), TV (68%) e rádio (75,3%), este último abastecido com boletins em áudio produzidos pela equipe de comunicação da Alep.

“Além de abastecermos o site oficial da Casa com a cobertura do dia a dia do Legislativo, também atuamos como uma verdadeira agência de notícias. Nosso papel é levar esse conteúdo aos veículos de todo o Estado, principalmente aos do interior, que muitas vezes não conseguem acompanhar diariamente o que acontece na capital, garantindo matérias bem completas, com o máximo de informações e uma grande oferta de imagens”, afirma Eduardo Santana, editor-chefe do site da Assembleia Legislativa do Paraná.

Redes sociais: crescimento, transmissões ao vivo e mais de 40 milhões de visualizações

As métricas das plataformas digitais atestam que as redes sociais da Alep passaram a penetrar com ainda mais precisão os feeds e stories, direcionando com mais vigor a atenção do cidadão para conteúdos sobre direitos, leis e a atuação legislativa. Principal vitrine institucional, o perfil no Instagram registrou aumento de 341% no alcance em relação ao ano anterior, chegando a 2,8 milhões de pessoas, superando 96 mil interações e conquistando 16,9 mil novos seguidores.

Já no Facebook, foram registradas 39,9 mil interações — aumento de 97% em comparação com 2024 — e 24,5 milhões de visualizações. Em 2025, também foi ampliada a divulgação das atividades do Parlamento por meio da plataforma de vídeos TikTok, aproximando ainda mais a Assembleia dos cidadãos mais jovens, público predominante da rede. Foram 35 mil visualizações. Considerando ainda os dados do YouTube e do X, a Alep alcançou a marca de 40 milhões de visualizações em seus canais.

“Evoluímos na diversidade de formatos, fortalecendo transmissões, séries institucionais, conteúdos educativos e novas linguagens, como o TikTok e os Reels. Cada canal tem sua função, e todos hoje trabalham de forma integrada para garantir transparência, clareza e comunicação de qualidade”, frisa Rafael Guareski, editor das redes sociais. “O que realmente nos motiva é saber que mais pessoas estão entendendo melhor o papel da Assembleia”.

Os resultados observados são fruto do investimento na expansão de séries como Conexão Assembleia e Agora é Lei, que consistem em vídeos sobre pautas do Parlamento e direitos conquistados pelo cidadão do Paraná, respectivamente. A transmissão ao vivo das sessões especiais realizadas nos projetos Assembleia Itinerante e Assembleia nos Bairros foi outra marca da atuação deste ano, assim como a produção de conteúdos explicativos e didáticos. A valorização da transparência e a profissionalização da identidade visual e dos formatos também ajudam a explicar os resultados.

TV Assembleia: nova cara e mais programas

Ainda no primeiro semestre de 2026, a TV Assembleia passou por uma ampla reformulação, conduzida pela editora-chefe Ana Zimmerman. A contratação de dois novos repórteres e dois novos editores permitiu a ampliação da grade, que passou de dois para cinco programas. As atrações Semeando InformaçãoSou Cidadão e Conversa Saudável passaram a integrar a programação, enquanto Assembleia Entrevista e Arte & Cultura continuaram trazendo conversas relevantes e temas da cultura paranaense. Também foram implementados dois novos quadros: Fique por Dentro e Com a Palavra, o Deputado/a Deputada.

A realização de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara Municipal de Curitiba, firmado no fim de agosto, permitiu à TV Assembleia utilizar o estúdio do Legislativo municipal para gravar programas de entrevistas. Em contrapartida, a emissora passou a veicular programetes e boletins produzidos pela equipe de comunicação da Casa de Leis da capital paranaense, sem qualquer troca de recursos financeiros.

“Essa grade mais ou menos fixa traz ao telespectador a certeza do que ele está assistindo e do que vai encontrar. Visamos também trazer mais serviços ao cidadão e fazer com que a TV Assembleia seja cada vez mais uma fonte oficial de informação da Alep, tanto para o jornalista quanto para o cidadão que busca esclarecimentos”, explica Ana Zimmerman. A renovação foi acompanhada por uma nova identidade visual, com marcas e vinhetas inspiradas nas linhas horizontais e verticais que formam o edifício do Plenário da Alep.

Sensível às questões climáticas, a emissora passou a exibir, em outubro, conteúdos meteorológicos produzidos pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), disponibilizados gratuitamente à Alep. A novidade foi implementada em um ano marcado por eventos extremos no Estado, como o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu. A ampliação foi idealizada pelo deputado Goura (PDT), 5º secretário da Alep, e conduzida pela Mesa Executiva.

A equipe da TV Assembleia também diversificou suas ações com a estreia do Minuto Assembleia, boletim em vídeo distribuído via WhatsApp a jornalistas, no qual profissionais da Alep apresentam os principais destaques diários do Parlamento, com possibilidade de reprodução nas redes sociais e em emissoras de televisão.

O crescimento ocorreu sem prejuízo ao trabalho nem à qualidade da exibição ao vivo dos eventos legislativos, como sessões plenárias, audiências e solenidades. Entre abril e novembro, a TV Assembleia registrou um volume expressivo de transmissões ao vivo, com destaque para os meses de maio e setembro, que somaram 48 e 57 ocorrências, respectivamente. No total, o período contabilizou 377 entradas, correspondentes a cerca de 351 horas de programação. A emissora também viabilizou a cobertura simultânea de audiências, sessões solenes e outros eventos, com apoio do YouTube, além de realizar duas coberturas esportivas — a 1ª Corrida da Assembleia e a partida beneficente “Bola Pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu” — que mobilizaram cerca de 30 profissionais.

Para 2026, a TV Assembleia prepara a ampliação de sua programação jornalística, com a finalização de ajustes técnicos para o lançamento do telejornal Direto do Plenário, que será exibido antes das sessões plenárias, trazendo informações sobre as atividades legislativas. A Assembleia também avança na formalização e ampliação de convênios, como o que está sendo firmado com a Defensoria Pública, permitindo a divulgação de conteúdos institucionais e materiais de orientação à população sobre acesso a direitos.

Marketing: campanhas buscaram aproximação entre o Parlamento e a população

Em 2025, a equipe de marketing coordenou a realização de 33 campanhas publicitárias, atuando na idealização e na fiscalização dos contratos firmados com as agências publicitárias, responsáveis pela execução. As peças buscaram aproximar a população do Parlamento e divulgar os serviços de cidadania prestados durante os projetos Assembleia Itinerante e Assembleia nos Bairros, bem como explicar os efeitos práticos das leis aprovadas no Parlamento e o direcionamento de repasses legislativos.

É o caso da campanha Paraná com Tudo e com Todos, que detalhou o que é feito com o orçamento devolvido pelo Parlamento ao Executivo, explicando como a economia da Casa de Leis foi traduzida em investimentos em asfalto, creches, casas populares, entre outros. Ou da série de vídeos Retratos, que mostrou como moradores do Paraná foram impactados por projetos de lei e pelo atendimento de solicitações da população registradas durante a Assembleia Itinerante, por exemplo.

“Otimizando ao máximo os recursos que temos e priorizando ações em que conseguimos conversar diretamente com a população, buscamos mostrar, com exemplos tangíveis, aquilo que a Assembleia Legislativa faz, tornando o Parlamento mais palpável”, destaca a gestora de marketing, Ursula Poli.

Cabe apontar ainda o lançamento do programa Conexão Assembleia, concebido como uma estratégia de mídia publicitária. Por meio de boletins em vídeo e áudios, transmitidos em emissoras de TV e rádios, foi destacado aquilo que ocorre na Casa de Leis. “Em vários momentos, tivemos programas semanais levando um mix da agenda, de fatos da Alep e de pautas relevantes, com uma linguagem mais informativa e jornalística, e não tão publicitária”, explica o diretor João Debiasi.

Promoção de conhecimento

A atuação da Diretoria de Comunicação da Alep foi além da produção jornalística, promovendo também a educação em Comunicação Pública. Palestras sobre o tema passaram a ser ministradas por jornalistas da Casa durante as Assembleias Itinerantes, levando o debate a prefeitos, secretários municipais, servidores e gestores. Em maio, o setor também colaborou na realização de um curso voltado à capacitação de jornalistas e outros profissionais da imprensa no uso do Portal da Transparência da Casa de Leis.

Os profissionais da Diretoria de Comunicação também cumpriram papel fundamental no Parlamento Universitário Comunicação, realizado pela primeira vez em 2025. Os 16 estudantes que participaram da simulação, divididos entre comunicação interna, assessoria de imprensa e reportagem externa, contaram com a orientação direta dos jornalistas da Casa de Leis.

“Realizamos um ciclo de palestras sobre cobertura em veículos, comunicação institucional e assessoria de imprensa, contando também com a participação dos assessores dos deputados estaduais, profissionais de carreira consolidada. Os estudantes, em sua maioria no segundo ano da faculdade, tiveram uma experiência diferenciada para seus currículos e formações. Hoje, vemos muitos deles sendo selecionados para estágios em função do que aprenderam e produziram aqui”, destaca Roger Pereira. A iniciativa foi finalista na categoria Projetos Especiais do Prêmio Assembleia Cidadã 2025, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).


FONTE: ASSEMBLEIA

Ações de Saúde do Dezembro Vermelho nas UBSs do Jardim São Luiz e Vila Setti!



Nos dias 17 e 18 de dezembro, as equipes da Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho estiveram nas unidades básicas de saúde do Jardim São Luiz e Vila Setti, participando das ações do Dezembro Vermelho.

Você ainda não está no grupo do Blog do whats? CLIQUE AQUI

Durante os atendimentos, foram realizados testes rápidos, consultas odontológicas e orientações, além de ações de prevenção à dengue e à picada de escorpião.
A Prefeitura destaca o esforço e dedicação de toda a equipe, reconhecendo a importância do trabalho realizado pela população. Agradecemos à coordenadora da Saúde Coletiva, Marilza de Freitas, e a todos os profissionais envolvidos, que atuam com compromisso e excelência em prol da saúde e bem-estar da comunidade.


FONTE: ASSESSORIA

Paraná tem queda de 19% em roubos de janeiro a novembro; furtos caíram 4,5%

 

Os roubos no Paraná caíram 19% de janeiro a novembro de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). Foram 16.798 roubos registrados nos primeiros 11 meses de 2024 contra 13.624 no mesmo período de 2025. O levantamento demonstra também que os furtos recuaram 4,5% nos mesmos 11 meses, mantendo a tendência de queda durante todo o ano – de 136.708 para 130.854 ocorrências. 

Os roubos de veículos reduziram 25%, passando de 1.960 de janeiro a novembro de 2024 para 1.471 no mesmo período de 2025. Os furtos de veículos também caíram no Paraná: foram 10.442 em 2024 frente a 8.208 em 2025, o que equivale, considerados os primeiros 11 meses dos dois anos, a uma diminuição de 21,5%. Os índices fazem parte de levantamento do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Sesp.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, os índices são resultado do trabalho integrado das forças policiais paranaenses. “O Paraná trabalha com inteligência, integração e investimento para identificar situações relacionadas ao crime organizado e compreender as causas das ocorrências em cada região. Os investimentos em contratação de efetivo, novos equipamentos, tecnologia e o esforço diário dos nossos policiais têm resultado na redução dos principais indicadores de crimes no Paraná”, afirma.

A diferença percentual é maior se comparados os índices com anos anteriores. De 2023 para 2025, considerados os primeiros 11 meses de cada ano, a queda nos roubos no Paraná foi de 38,5% (de 22.096 para 13.624 ocorrências). Os furtos acompanharam a redução: de 152.558 para 130.854 ocorrências, uma diferença de 14,25%.

Quanto aos roubos de veículos, o decréscimo foi de 48,5% (de 2.853 para 1.471). O mesmo se deu com os furtos de veículos, que recuaram 29,5%: de 11.635 ocorrências de janeiro a novembro de 2023 para 8.208 no mesmo período de 2025.

Quando confrontados os números do mesmo espaço de tempo de 2018 com 2025, as quedas são ainda mais acentuadas: foram 55.972 e 13.624 ocorrências de roubo, respectivamente, uma redução superior a 75%. Em relação aos furtos, a diferença entre 2018 e 2025 é de cerca de 17% (de 157.207 para 130.854), considerados os 11 meses.

Os roubos de veículos caíram 80% (de 7.328 para 1.471); e os furtos de veículos tiveram redução de 49,5% no comparativo dos dois períodos: de 16.164 para 8.208 ocorrências.

Com apoio do Estado, Carlópolis fez em 2025 a 1ª exportação direta de goiaba

 


Com apoio do Estado, Carlópolis faz primeira exportação direta de goiaba e triplica valor pago ao produtor
Foto: IDR
O município de Carlópolis, no Norte Pioneiro, teve uma importante conquista no setor frutífero neste ano. A goiaba produzida na região, que já é reconhecida por sua Indicação Geográfica (IG) e pela certificação GlobalG.A.P. (Good Agricultural Practices), teve a sua primeira exportação para a Europa conduzida de forma direta. Pela primeira vez a negociação foi realizada sem intermediadores ou traders pela Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC) e a operação marca a abertura de mais uma opção de negócio internacional para o Paraná. 

Os apoios de programas de fomento e extensão rural desenvolvidos pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e as sólidas parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal transformaram a cadeia produtiva nos últimos anos. Com as certificações, a fruta fresca exportada tem garantia de procedência, com padrões de qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.
Isso gerou interesse para os produtores, incluindo os novos, e reforçou o potencial econômico da região de Carlópolis, que atraiu os mercados da Inglaterra, França, Holanda, Portugal, Espanha e Canadá. Em 2019 foram enviadas remessas experimentais e, segundo dados do Sebrae/PR, entre os anos de 2020 e 2024, a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC) exportou mais de 340 toneladas de goiaba para o exterior.
Este ano, a cooperativa participou de uma feira em Madri, na Espanha, onde surgiu a oportunidade de negociar a primeira exportação direta.
Um lote experimental de 420 quilos foi adquirido por um preço três vezes superior ao do mercado local e enviado para o centro-oeste da Europa Ocidental. 


FUTURO - Luiza Rocha Ribeiro Calixto, técnica regional do IDR-Paraná, planeja ainda mais certificações em Carlópolis. “Acho um passo importante para a cooperativa e para o município também. Demonstra que o trabalho em parceria, com esforço conjunto, traz resultados positivos. Esse marco da primeira exportação direta é um incentivo para que mais produtores da goiaba busquem a certificação e, com isso, alcancem preços mais atrativos e valor agregado para o seu trabalho”, reforça.

Eduardo Aparecido da Silva, produtor rural, é cooperado há cerca de um ano e meio. Ele certificou a goiaba com seis meses de cooperativa. Ele trabalha com goiaba desde 2014. Em sua propriedade, são cerca de 500 pés distribuídos em um hectare. “Na propriedade, sou eu e meu pai. A cooperativa nos foi apresentada em 2022, pela Luiza, do IDR-Paraná. Para a gente foi incrível receber a notícia dessa conquista gigantesca para Carlopolis, com o primeiro pallet direto. Para nós, a importância desses órgãos trabalhando juntos foi essencial”, comemora.
Produtora rural e presidente da COAC, Inês Yumiko Sasaki comemora a venda direta destacando o longo caminho percorrido. “Era um desejo antigo nosso, porque aumenta a margem de lucro e, também, diminui o tempo de translado da fruta. Isso significa que o consumidor final vai poder comprar uma goiaba mais fresca e doce, porque vamos poder enviar a fruta em um ponto que consideramos mais próximo do ideal para o consumo”, detalha Inês.



FONTE: ASSESSORIA

Com efetivo recorde e novos equipamentos, forças de segurança começam atuação no Verão Maior

 


O Governo do Paraná vai mobilizar uma das maiores operações integradas de segurança pública já realizadas no Estado para o Verão Maior Paraná 2025/2026. Ao longo de toda a temporada, mais de 2.500 profissionais das forças estaduais atuarão de forma coordenada no Litoral e nas regiões com praias de água doce com o objetivo de garantir tranquilidade, prevenção e resposta rápida a ocorrências durante o período de maior movimento turístico do ano. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública este é o maior efetivo destinado em todas as edições do Verão Maior.

O anúncio foi feito durante a abertura oficial da temporada realizada nesta sexta-feira (19) em Pontal do Paraná. Durante o evento as forças de segurança receberam uma série de novos equipamentos para o trabalho: 529 fuzis, 3.200 pistolas calibre 9mm, 200 tasers, 116 óculos de visão noturna, mais de 100 drones, além de detectores de drones, sistemas ópticos, equipamentos laboratoriais de alta complexidade e cães operacionais.
O investimento contempla ainda equipamentos laboratoriais de alta complexidade e o reforço do emprego de cães operacionais, ampliando as condições de monitoramento, investigação e atuação tática das forças estaduais. Além disso, 800 novas viaturas vão ampliar a frota da segurança no Estado. 
A operação reúne Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal, com apoio de tecnologia de ponta, equipamentos especializados, aeronaves, embarcações, viaturas terrestres e ações de aproximação com a população. Todas as atividades operacionais serão monitoradas e coordenadas pelo Centro de Controle de Operações da Secretaria da Segurança Pública, instalado em Matinhos, que concentra informações em tempo real e permite a integração entre as forças.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a segurança é prioridade para que moradores e turistas possam aproveitar a temporada com tranquilidade. "Nunca investimos tanto em segurança pública e estamos totalmente focados em garantir mais um verão com tranquilidade para as famílias que vão frequentar o Litoral do Paraná", afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou o planejamento integrado da operação e o uso de tecnologia e inteligência para ampliar a capacidade preventiva do Estado durante o verão. "Estamos prontos para uma nova edição do Verão Maior Paraná. Novamente apostamos na integração das forças, trabalho de inteligência, muita tecnologia e presença nos locais com grande público para garantir diversão. Estamos empregando um grande efetivo no Litoral e na Costa Noroeste para que as comemorações de Natal, Ano Novo e férias de janeiro sejam tranquilas", afirmou.

Além do reforço policial, a atuação das forças inclui ações educativas, eventos institucionais e atividades de conscientização. A Secretaria da Segurança Pública mantém uma tenda fixa na Arena Verão Maior entre 28 de dezembro e 1º de fevereiro, com a participação diária das corporações. Já o Ciclo de Exposições das Forças ocorre ao longo de nove sábados consecutivos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com apresentações institucionais, exposições de equipamentos e atrações culturais.

POLÍCIA MILITAR – A Polícia Militar do Paraná vai mobilizar um efetivo de 770 policiais para atuação durante o Verão Maior Paraná 2025/2026. A maior concentração está no Litoral, com equipes fixas e reforços estratégicos nas regiões da Costa Oeste e da Costa Noroeste, além da atuação especializada da Polícia Ambiental e da Polícia Rodoviária Estadual.

O policiamento será intensificado em áreas de grande circulação de pessoas, com patrulhamento ostensivo, preventivo e repressivo. A PMPR emprega plataformas elevadas de observação, tecnologia de reconhecimento facial, drones e bases comunitárias móveis para ampliar a vigilância e a proximidade com a população.
Unidades especializadas como Choque, Rotam, Rone, Cavalaria, Batalhão de Operações Aéreas, Patrulha Costeira, Trânsito e Polícia Rodoviária reforçam a operação. A estrutura inclui helicópteros, embarcações, UTVs para patrulhamento na faixa de areia, quadriciclos, motocicletas e módulos de atendimento ao público.

A PM recebeu seis embarcações (três motos aquáticas/jet-skis e três reboques) para atuação na Costa Noroeste, além de mais de 700 viaturas, inclusive Dodge RAMs, 15 cães, 83 drones e armamentos, num investimento estimado de R$ 169 milhões.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Maior festival gratuito do Brasil: governador Ratinho Junior lança Verão Maior Paraná 2026

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (19), em Pontal do Paraná, a edição 2025/2026 do Verão Maior Paraná, considerado o maior festival gratuito de verão do País. A nova temporada reúne uma ampla programação de shows nacionais e internacionais, atividades esportivas, ações de lazer, reforço na segurança pública e investimentos em saúde, sustentabilidade, acessibilidade e infraestrutura. A programação envolve as cidades do Litoral e as regiões com praias doces do Interior.

O lançamento marca também o início de um período de intensa movimentação turística no Estado, com expectativa de receber milhões de visitantes ao longo da temporada. A estrutura do Verão Maior Paraná foi planejada para atender tanto moradores quanto turistas, integrando diversas secretarias estaduais e parceiros em uma ação que vai além do entretenimento, priorizando também serviços essenciais e qualidade de vida.

O governador destacou a importância do programa para o turismo, a economia local e a segurança dos paranaenses e visitantes. E também destacou que os shows viraram uma marca do Paraná. "Eu me orgulho muito do Paraná e do momento que estamos vivendo. O Estado nasceu pelo Litoral e agora estamos resgatando a sua importância com um pacote imenso de obras de infraestrutura e essa programação do Verão Maior Paraná que é feita para as famílias. Essa será a maior edição de todos os tempos. Serão meses de diversão e de muito trabalho para garantir a tranquilidade de turistas e moradores", afirmou. 

Um dos principais pilares da edição 2025/2026 é o reforço na segurança pública. Mais de 2.500 profissionais das forças de segurança vão atuar de forma integrada durante toda a temporada, garantindo tranquilidade nos eventos, praias, áreas urbanas e rodovias. O efetivo envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e outras forças de apoio.

Entre as inovações, está a ampliação do uso de tecnologia no monitoramento. A segunda fase do projeto Olho Vivo passa a ser utilizada de forma intensiva no Verão Maior Paraná, com câmeras equipadas com inteligência artificial e integração de sistemas. A tecnologia permite identificar características específicas de pessoas e veículos, acompanhar deslocamentos, cruzar dados de diferentes pontos e emitir alertas automáticos às equipes de segurança, aumentando a capacidade de prevenção e resposta rápida a ocorrências.

Além do aumento do efetivo, o lançamento do Verão Maior Paraná também marcou o anúncio de novos investimentos na área de segurança pública. A Secretaria da Segurança Pública apresentou equipamentos que reforçam a atuação das forças estaduais e um pacote de mais de R$ 200 milhões destinado à modernização da estrutura de segurança em todo o Paraná, com aquisição de armamentos, viaturas, tecnologia de monitoramento, drones, sistemas ópticos e outros recursos estratégicos para ampliar a capacidade de prevenção, investigação e resposta durante a temporada.

"Estamos prontos para uma nova edição do Verão Maior Paraná. Novamente apostamos na integração das forças, trabalho de inteligência, muita tecnologia e presença nos locais com grande público para garantir diversão. Estamos empregando um grande efetivo no Litoral e na Costa Noroeste para que as comemorações de Natal, Ano Novo e férias de janeiro sejam tranquilas", afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

PARA TODA A FAMÍLIA – Com a segurança garantida, a programação do Verão Maior Paraná está repleta de atividades variadas para todas as idades e gostos. O secretário de Estado do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, ressaltou o caráter integrado e o impacto positivo das ações para o turismo e o bem-estar da população.

"O turista e o morador vão encontrar muita organização. O novo verão é fruto de um planejamento de oito meses. Esperamos receber mais de 2 milhões de pessoas e para isso reforçamos essas estruturas e os shows, que começam no dia 9. As forças de segurança também já começaram o seu trabalho e já com resultados positivos. E vamos estender isso até o carnaval com 52 shows também de artistas paranaenses nos palcos Sunset e 30 eventos esportivos de grande esporte, inclusive o BT400 de Beach Tennis, com mais de 200 atletas de fora do Brasil", afirmou.

"É uma operação de fomento ao Litoral. Nós mesmos não imaginávamos que ficaria desse tamanho quando começamos a estruturar o programa há sete anos. Temos certeza que esse vai ser o maior de todos os tempos, e totalmente gratuito. É um exemplo para o Brasil. Turismo é transferência de PIB. Vamos receber muitas pessoas de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e o preço dos imóveis disparou. É sinal de que as cidades aprovaram a nossa ideia e estão buscando formas de expandir seus negócios", complementou.

Os prefeitos de Pontal do Paraná e de Matinhos também participaram do lançamento e falaram sobre a importância do programa para os municípios litorâneos.

"Esse é um evento que demonstra a integração entre os municípios e o Estado. O Verão Maior Paraná é sinônimo de união. O Brasil tem 10 mil quilômetros de costa e o Paraná, com apenas 100, consegue fazer o verão mais animado do Brasil", disse o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes. A cidade completou 30 anos nesta sexta-feira.

"Nós estamos muito felizes com a grande estrutura do Governo do Estado. Em todas as áreas: segurança, saúde, bombeiros nas orlas e infraestrutura. E mais os shows. Matinhos é uma cidade conhecido no Brasil inteiro por conta desse evento. Agora até com shows internacionais. E essa é uma festa para toda a família, que nos auxilia muito na parte econômica também, com pousadas e hotéis cheios, ambulantes, restaurantes e supermercados lotados. Todos saem ganhando com esse tipo de programação", disse o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora.

O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que a expectativa é grande. "O Governo trabalha de maneira muito organizada. O Estado está investindo nas orlas, na urbanização das cidades, em pavimentação urbana, e isso muda a cara do Litoral. Com toda essa programação, vamos atrair muitos turistas e garantir muita expansão nos empregos nos próximos dias", afirmou.

Confira as principais medidas anunciadas para a temporada:

ESPORTE – As atividades esportivas e de lazer começam em 28 de dezembro e seguem até 1º de fevereiro nos postos fixos do Verão Maior Paraná. Ao todo, são dez espaços permanentes distribuídos em praias e balneários do Litoral e também na região Noroeste, funcionando diariamente como pontos de convivência, prática esportiva e recreação.

Os locais contam com infraestrutura para aulas coletivas, atividades funcionais, recreação infantil, torneios, gincanas e empréstimo gratuito de materiais esportivos. Modalidades como vôlei de praia, beach tennis, futebol de areia e teqball fazem parte da programação, além de estruturas como muro de escalada e tirolesa.

A temporada esportiva também inclui uma extensa agenda de eventos, que começa com a Corrida da Virada, no dia 31 de dezembro, e se estende até março, com competições como a Copa Litoral de Beach Tennis. No total, serão mais de 100 atividades voltadas a atletas, famílias, turistas e moradores de todas as idades.

SHOWS – A programação cultural é um dos destaques do Verão Maior Paraná. Entre janeiro e fevereiro, palcos especiais montados em Matinhos e Pontal do Paraná receberão 39 shows gratuitos de artistas nacionais e internacionais. As apresentações acontecem principalmente às sextas, sábados e domingos, com a novidade de alguns espetáculos também às quintas-feiras.

Entre as atrações estão Alok, Ana Castela, Belo, Zé Neto e Cristiano, Luan Pereira, Atitude 67, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, Jeito Moleque, Raça Negra, Hugo & Guilherme, Zezé di Camargo & Luciano, Gusttavo Lima, entre outros. As bandas internacionais são Gipsy Kings by Andre Reyes, da França, e Inner Circle, da Jamaica.

Além dos grandes palcos, o Verão Maior Paraná também valoriza a produção local. Entre os dias 2 e 31 de janeiro, os Palcos Sunset, instalados em praias do Litoral e em municípios do Noroeste, vão receber 52 apresentações de artistas paranaenses, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a cena musical do Estado.

SEGURANÇA PÚBLICA – O Governo do Paraná vai mobilizar uma das maiores operações integradas de segurança pública já realizadas no Estado para o Verão Maior Paraná 2025/2026. Ao longo de toda a temporada, mais de 2.500 profissionais das forças estaduais atuarão de forma coordenada no Litoral e nas regiões com praias de água doce, com o objetivo de garantir tranquilidade, prevenção e resposta rápida a ocorrências durante o período de maior movimento turístico do ano. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública este é o maior efetivo destinado em todas as edições do Verão Maior.

A operação reúne Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal, com apoio de tecnologia de ponta, equipamentos especializados, aeronaves, embarcações, viaturas terrestres e ações de aproximação com a população. Todas as atividades operacionais serão monitoradas e coordenadas pelo Centro de Controle de Operações da Secretaria da Segurança Pública, instalado em Matinhos, que concentra informações em tempo real e permite a integração entre as forças.

Polícia Militar realiza Operação Força Total Brasil – Fase XXII em municípios da área do 2º BPM



O 2º BPM de Jacarezinho deu inicio nesta quinta-feira, 18, a Operação Força Total Brasil – Fase XXII, sob coordenação do comando e Subcomando do batalhão Ten.-Cel Márcio Jaquetti, Major. Leal. 

A operação tem como principal objetivo reforçar o policiamento ostensivo e preventivo, ampliando a sensação de segurança da população, bem como coibir práticas criminosas, aumentar a visibilidade policial e promover a preservação da ordem pública.

Durante as ações, serão empregados efetivos administrativos e operacionais, com foco em abordagens a pessoas e veículos, fiscalizações em pontos estratégicos, patrulhamento urbano e rural, além de ações direcionadas conforme análise criminal e dados estatísticos previamente levantados.

A Operação Força Total Brasil é uma iniciativa de abrangência nacional, realizada de forma periódica, e reforça o compromisso da Polícia Militar do Estado do Paraná com a proteção da sociedade, o cumprimento da lei e a valorização da vida.

O Ten.-Cel Márcio Jaquetti, reafirma que ações como esta continuarão sendo executadas de maneira contínua, estratégica e integrada, visando garantir mais tranquilidade e segurança à população.


FONTE: 2° BPM

Prefeitura entrega novos espaços e fortalece os Clubes de Mães em Francisco Beltrão

A Prefeitura de Francisco Beltrão realizou, ao longo desta semana, a entrega de quatro novos espaços revitalizados para os Clubes de Mães dos bairros Alvorada, Sadia, São Miguel e da comunidade Linha Triton. As melhorias reforçam o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres e à valorização do trabalho desenvolvido pelos clubes nas comunidades.


Os Clubes de Mães desempenham um papel fundamental na promoção da convivência social, do aprendizado e da valorização feminina, sendo espaços de troca de experiências, acolhimento e desenvolvimento pessoal. Durante as entregas, a coordenadora dos Clubes de Mães, Tatiane Ronsani, destacou a importância dessas iniciativas para a vida das participantes. Segundo ela, os clubes contribuem para a união das mulheres, estimulam o aprendizado contínuo e fortalecem vínculos comunitários, além de reafirmar o compromisso da coordenação em apoiar e ampliar essas ações em todas as localidades do município.


A primeira-dama Rose Pedron também participou dos atos de entrega. Reconhecida pelo trabalho voluntário e pela atuação constante junto aos Clubes de Mães, ela ressaltou a relevância desses espaços na vida das mulheres. Para muitas participantes, a presença nos clubes representa um momento de cuidado emocional e bem-estar, funcionando como uma verdadeira terapia, ao proporcionar a oportunidade de sair da rotina doméstica, se conectar com outras mulheres e adquirir novos conhecimentos.


Atualmente, Francisco Beltrão conta com 82 Clubes de Mães ativos, que reúnem aproximadamente 2.500 mulheres. Além dos encontros regulares, as participantes têm acesso a cursos e atividades formativas, que contribuem para o desenvolvimento pessoal, social e, em muitos casos, para a geração de renda.


As entregas desta semana reforçam o reconhecimento do poder público municipal à importância dos Clubes de Mães como instrumentos de inclusão social, fortalecimento comunitário e valorização da mulher beltronense.


FONTE: ASSESSORIA

Alexandre Curi destaca avanços em 2025: transparência, economia e produção legislativa

 

O primeiro ano da gestão do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) à frente da Assembleia Legislativa do Paraná foi marcado por avanços institucionais, modernização administrativa e resultados expressivos nas áreas de transparência, economia de recursos públicos e produção legislativa. “Avançamos em todos os compromissos que assumimos: inovação, sustentabilidade, modernização, economia e transparência”, resume o parlamentar.

Em 2025, a Assembleia renovou o Selo Diamante em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), alcançando 100% de conformidade nos critérios avaliados. Com esse resultado, o Legislativo paranaense passou a ser a Assembleia mais transparente do Brasil. “A prioridade da nossa gestão é de transparência máxima. Encerrar o primeiro ano com esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, afirma Alexandre Curi.

Outro destaque da gestão foi a devolução de mais de R$ 620 milhões ao Governo do Estado, fruto de uma política rigorosa de controle de gastos e eficiência administrativa. Inicialmente prevista em R$ 500 milhões, a devolução superou as expectativas e reforçou o papel do Legislativo como parceiro do Executivo em investimentos estruturantes.

Os recursos estão sendo aplicados em programas e obras que impactam diretamente os 399 municípios paranaenses. Curi ressalta que esse processo tem sido possível graças à harmonia entre os Poderes e elogia a condução do Estado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, “que criou um ambiente de pacificação política no Paraná”.

Entre as ações realizadas em conjunto com o Governo do Estado, o deputado cita o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que no total vai colocar quase R$ 5 bilhões na modernização da infraestrutura urbana, com asfalto, calçadas e iluminação em LED. “O Paraná realiza o maior programa de pavimentação urbana da América Latina”, comemora o deputado.

Curi também destaca o programa Infância Feliz, para a construção de 300 creches, além de recursos destinados à moradia para famílias em situação de vulnerabilidade e a hospitais de referência no atendimento pediátrico, como Erastinho, o Pequeno Príncipe e o HC-Zinho, do Hospital de Clínicas do Paraná. O Hospital do Câncer de Londrina e o Câncer Center de Guarapuava também receberam aportes do Legislativo.

Municipalista – A gestão também ampliou a aproximação com a sociedade, com a realização de 22 edições da Assembleia Itinerante em 2025, com edições em cidades dos Campos Gerais, como Telêmaco Borba e Castro. Além disso, Curi lembrou do lançamento do programa Assembleia nos Bairros, que levou serviços e atendimentos às regionais de Curitiba. “Com ação municipalista, estamos levando o legislativo para várias cidades paranaenses”, considerou.

Em situações de emergência, como após o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, a Assembleia atuou de forma imediata, com sessão extraordinária realizada em um domingo para aprovar medidas que garantiram rapidez no atendimento às famílias afetadas. O Legislativo também aportou R$ 5 milhões no Fundo Estadual de Catástrofes para apoiar famílias que sofrem prejuízos com desastres naturais.

Recorde legislativo – No campo legislativo, a Assembleia bateu recordes de produtividade em 2025, com mais de 5 mil proposições apresentadas e mais de 700 leis aprovadas ao longo do ano. Entre os principais avanços estão medidas de proteção às mulheres, fortalecimento de carreiras públicas, incentivo à doação de órgãos, defesa do produtor rural e apoio a setores estratégicos da economia paranaense que sofreram com as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Diante de episódios que impactaram a imagem do Legislativo, a Mesa Executiva instituiu, em 2025, o primeiro Código de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná, considerado um dos mais modernos do país. O novo regramento trouxe clareza sobre condutas, punições e procedimentos, fortalecendo o Conselho de Ética e garantindo segurança jurídica às decisões. Outra medida adotada neste ano foi a elaboração do Código do Empreendedor, para revisar leis inócuas, atualizar normas e facilitar a vida de quem gera emprego e renda.

Perspectivas – Para 2026, Alexandre Curi projeta a continuidade do processo de modernização, com foco na sustentabilidade, eficiência energética, captação de energia solar, reutilização da água e prédios ainda mais inteligentes, além de avançar no cuidado com o dinheiro público. “O paranaense pode ter certeza de que terá uma Assembleia cada vez mais próxima do cidadão, transparente, eficiente e atenta às urgências da sociedade”, conclui.

Segundo o presidente da Assembleia, em 2026 o Parlamento estadual seguirá apoiando projetos na área da educação, com recursos para aquisição de equipamentos e computadores, além do suporte a um programa de ensino de inglês na rede pública municipal. A proposta prevê que crianças do ensino fundamental tenham duas aulas semanais da língua estrangeira. “É para aprender inglês”, ressalta.

Em relação ao cenário eleitoral, Curi afirma que está construindo uma pré-candidatura ao Governo do Paraná, mas reforça que a decisão será tomada no momento adequado e de forma coletiva. “Na política, ninguém faz nada sozinho”, afirma. Ele também defende a continuidade da gestão Ratinho Junior, avaliando que “o Paraná vive um momento único e transformador”.


FONTE: ASSESSORIA

Ratinho Júnior autoriza implementação do curso de Medicina na UENP para atender o Norte Pioneiro

 


O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (17) a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no câmpus de Cornélio Procópio, com 40 vagas anuais. O objetivo é descentralizar a demanda pela formação profissional de médicos, ampliando as oportunidades de graduação no Interior do Estado. A oferta de vagas será aberta em 2026, em um vestibular específico, com previsão de início das aulas ainda no próximo ano.
A instituição estadual de ensino superior realizará a contratação de professores e profissionais da carreira técnico-administrativa, de acordo com os parâmetros da Lei nº 20.933/2021, a Lei Geral das Universidades (LGU). O primeiro ciclo de formação, que deverá ocorrer de 2026 a 2031, terá investimento superior a R$ 85 milhões. Já para o funcionamento pleno da graduação, em 2031, as projeções financeiras da UENP indicam um investimento anual de R$ 9,6 milhões para manutenção do curso.
“Este é um momento histórico para o ensino superior do Paraná, especialmente para o Norte Pioneiro. Anunciamos o novo curso de Medicina da UENP e já no mês de março de 2026 teremos o vestibular para os alunos concorrerem a uma vaga. Acima de tudo, estamos realizando um sonho antigo da região, pois há mais de 30 anos se pedia a graduação em Medicina para Cornélio Procópio, e hoje conseguimos avançar nesse investimento”, afirmou Ratinho Junior.
“Estamos falando de um aporte de R$ 85 milhões ao longo dos seis primeiros anos do curso. Nós organizamos a casa, as universidades, e agora chegamos ao momento de fazer esse investimento e permitir que a UENP dê um salto de qualidade. A partir do momento em que uma universidade passa a ter um curso de Medicina, ela muda de patamar e passa a integrar o grupo das grandes universidades do Brasil”, acrescentou.
Segundo Ratinho Junior, a escolha da UENP para sediar um novo curso de Medicina se deu pela estrutura de saúde da região. “Essa é uma graduação que precisa de uma estrutura hospitalar no entorno. Com o Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche que construímos em Cornélio Procópio, com estrutura completa e realizando cerca de 500 cirurgias por mês, passamos a ter a base técnica necessária. Isso garante tranquilidade para o aluno, pois ele terá toda a estrutura hospitalar necessária para realizar as aulas práticas”, finalizou.


FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS