Tiago Amaral lidera mobilização por mais voos em Londrina

 

O prefeito Tiago Amaral está liderando uma mobilização conjunta entre os setores público e privado da cidade, região e do Estado para evitar a perda e ampliar a oferta de voos no Aeroporto Governador José Richa.

Na última semana, a Azul Linhas Aéreas comunicou que irá suspender, a partir de 4 de agosto, o voo direto de Londrina a Curitiba no horário das 10h15. Com a decisão, a cidade contará com apenas um voo diário sem escalas com destino à capital, operado pela própria companhia, no horário das 18h20, com duração de uma hora. No sentido Curitiba-Londrina, a empresa manterá o voo diário direto das 16h20.

A suspensão é vista com preocupação pelo setor produtivo local, uma vez que limita uma das principais conexões entre as duas maiores cidades paranaenses, com impacto inevitável para a economia e o turismo de eventos e negócios do Município.

“O nosso papel aqui é liderar a cidade e essa notícia é inaceitável. Nós não vamos aceitar isso de forma pacífica. Londrina precisa de voos, nós merecemos mais voos e vamos conversar com a Azul e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Já conversei também com o governador Ratinho Junior e ele está totalmente alinhado conosco, tanto que o Governo do Estado está nos apoiando nisso por meio do presidente da Paraná Invest, nosso grande parceiro Eduardo Bekin. Vamos buscar todos os caminhos necessários, politicamente falando, por meio de nossa articulação, junto também com a Codel e a sociedade civil organizada, para achar uma solução à questão dos voos”, garantiu o prefeito, que como deputado estadual liderou a Comissão de Infraestrutura da Região Norte, formada por parlamentares e entidades da sociedade civil organizada de Londrina e região. A necessidade de um terminal aeroportuário mais estruturado foi uma das iniciativas da comissão.

Paraná Invest – A Paraná Invest é a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do Estado. O presidente, Eduardo Bekin, afirma que é possível abrir um canal de comunicação com as companhias aéreas para ampliar a oferta de voos no Aeroporto de Londrina.

“A resposta para a pergunta se a Invest Paraná vai atuar para melhorar a oferta de voos em Londrina é sim. Vamos abrir um canal de comunicação com as companhias aéreas nesse sentido. E ainda tenho a esperança de estimular a retomada dos voos pelas companhias regionais”, afirmou.

Sobre a suspensão de um dos voos diretos entre Londrina e Curitiba pela Azul, Bekin avalia que a companhia aérea levou em conta sua situação financeira, culminada em um processo de recuperação judicial tardio. “A pandemia, a alta do dólar e o regime trabalhista do setor aéreo no Brasil afetaram diretamente as companhias, tanto que as três maiores do Brasil entraram em processo de recuperação judicial internacional. Começou com a Latam, em 2021, depois a Gol e só agora com a Azul”, pontuou.

“A estratégia da Azul foi ruim, segurou muito até fazer o pedido de recuperação judicial, e quando o fez teve que entregar 14 aeronaves de uma tacada só”, cita o presidente da Paraná Invest. “O voo direto Londrina-Curitiba dá lucro, mas o problema é que a companhia não tem aeronaves e precisou diminuir o quadro de funcionários”, explicou Bekin.

Acil – A presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Vera Antunes, afirma que a suspensão de um voo direto entre Londrina e Curitiba “é uma medida que contraria os anseios dos londrinenses” e que por isso a entidade vem trabalhando com a Comissão de Infraestrutura para que as conexões de Londrina estejam à altura do potencial econômico da cidade.

“O cancelamento do voo direto matinal para Curitiba prejudica não apenas Londrina, mas tem reflexos em todo o Paraná, pois reduz as ligações entre as duas maiores cidades do Estado. A medida vai afetar diversos setores, incluindo negócios, educação, saúde, cultura, esportes, turismo e representatividade política. Nossa luta é pelo desenvolvimento da região”, explicou Antunes.

FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???