Prefeitura entrega novo Cmei Ana Chiquetti Men; unidade é 174% maior e amplia capacidade de atendimento

 

A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Educação e Obras Públicas, entregou nesta segunda-feira, 24, o novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Chiquetti Men, no Parque das Grevíleas II. O antigo prédio foi demolido para a construção da nova unidade, que agora tem mais de 3.256,65 m² de área construída, aumento de 174% em relação aos 1.185,40 m² anteriores. Com a estrutura moderna e totalmente acessível, a capacidade de atendimento foi ampliada para 375 alunos, resultando na criação de 175 novas vagas.


Com investimento superior a R$ 10 milhões, o Cmei tem 15 salas de aula, pátio coberto, sala multiuso, brinquedoteca, sala de estimulação, salas com solário, biblioteca, elevador, cozinha industrial, salas de apoio e setores administrativos. A unidade também conta com rampas de acessibilidade, playground externo com piso emborrachado, mini quadra esportiva e estacionamento interno. Todas as salas são climatizadas com ar-condicionado.


O prefeito Silvio Barros destacou a importância da entrega para a oferta de educação de qualidade aos maringaenses. “É uma unidade nova, com espaços modernos e ainda melhores para os nossos alunos. Esse é o nosso compromisso: melhorar a estrutura das unidades escolares existentes, para que tenham o mesmo padrão das novas, e também construir novas unidades”, afirmou.


Para a secretária de Educação, Adriana Palmieri, o novo espaço é um presente para a comunidade. “Como profissionais da educação, temos a responsabilidade e a alegria de acolher nossas crianças aqui e desenvolver, dia após dia, todo o potencial que este ambiente oferece. Cada detalhe desta obra não foi construído apenas com tijolos, mas com o compromisso de pessoas que sabem que seus filhos e todas as nossas crianças poderão aprender, crescer e sonhar dentro destas salas”, disse.


O prédio do Cmei receberá temporariamente os alunos da Escola Municipal Victor Beloti, que será reformada e ampliada. A licitação para as obras está em andamento e prevê investimento de até R$ 14,2 milhões. “Aqui, vamos construir conhecimento científico de qualidade, oferecendo às nossas crianças o que elas realmente merecem. Agradeço também, de forma muito especial, a toda a equipe da escola. Sou imensamente grata pelo empenho, pela dedicação e pelo espírito de união de todos. Este presente é para vocês”, afirmou a diretora da Escola Municipal Victor Beloti, Priscila Filipim.


Mãe da aluna Heloísa Gati Ferreira, Renata Ferreira Gati conheceu o espaço da unidade escolar nesta segunda, 24, e ficou encantada. “O espaço é lindo, acessível e muito amplo, especialmente pensado para as crianças. Um local mais bonito, organizado e com novas áreas, como quadras e espaços para jogos, o que incentiva muito mais as crianças a virem para a escola”, afirmou.


Para a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô, a unidade escolar representa um porto seguro para as crianças. “Neste espaço, vamos formar novos líderes, professores, engenheiros, pedagogos e tantos outros profissionais. Espero que cada um dos profissionais que venham até aqui inspire essas crianças”, afirmou.


O vereador William Gentil parabenizou todos os profissionais da rede municipal de educação, especialmente aqueles que atuarão na nova unidade. “É um espaço grande, arejado e com pessoas dedicadas que vão fazer o máximo possível para desempenhar o ótimo trabalho que já vem sendo realizado na nossa cidade”, disse.


Sobre a homenageada - O Cmei homenageia a Pioneira Ana Chiquetti Men, que chegou em Maringá em 1951 e foi uma das personalidades importantes na formação de Maringá. O filho da homenageada, Tercílio Men, de 92 anos, participou da cerimônia de inauguração e encantou os participantes com uma apresentação musical.


“Este é um momento de enorme orgulho para nossa família. Ver o nome da minha mãe batizando este Cmei é uma homenagem que nos emociona profundamente. Daqui 20, 30 ou 50 anos, quando os alunos que hoje estudam aqui recordarem sua trajetória e disserem ‘eu estudei na creche Ana Chiquetti’, estarão pronunciando o nome dela, e isso não tem preço”, disse Tercílio Men. A irmã dele, Cecília Men de Paula, também acompanhou a cerimônia.


FONTE: PREFEITURA DE MARINGÁ

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???