Nomeada Comissão que irá estudar Planos de Cargos e Carreiras dos professores

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, assinou recentemente o decreto 4.154/2013 que nomeia os membros da Comissão Geral responsável pelo estudo do Plano de Cargos e Carreiras dos Professores Municipais de Jacarezinho.
Os membros serão: Carla Cristiane Garcia (Departamento de Estrutura e Funcionamento – Educação), Viviane Benetti de Oliveira (Departamento de Educação Infantil), Luis Alberto Masson (Departamento Jurídico Prefeitura), Silvana de Cássia Santos (Professora/APP Sindicato), Michelle T. Chueiri do Nascimento (Professora/APP Sindicato) e Silvio Marcondes (Professor/APP Sindicato).
Recentemente houve uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação onde o Procurador Jurídico Ricardo Alves Pereira e o representante da empresa TWR Assessoria e Consultoria, Eireli, falaram sobre o estudo da implantação do regime estatutário único na Prefeitura de Jacarezinho.
Ricardo disse que o estudo ocorrerá num prazo de 12 meses e serão feitas reuniões com todas as categorias do funcionalismo municipal. Durante a explicação ele ressaltou que a mudança do regime é orientação do Tribunal de Contas. Pereira ainda revelou que o Município de Jacarezinho tem aproximadamente R$ 7 milhões de precatórios para pagar, “dinheiro público esse que poderia estar sendo investido em outras áreas”, afirmou.
Sobre a mudança, o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, orientou que a mudança seja feita de forma democrática, sempre da melhor maneira para a administração pública e o funcionalismo. “As mudanças devem ser boa para ambas as partes, não somente para um dos lados”, destacou.

A Secretária Municipal de Educação, Magda Cristina Souza Nogueira preza pela lisura, transparência e diálogo. Além disto, ela coloca-se á disposição para ajudar os Profissionais da Educação, no que for necessário, para conhecer mais sobre o assunto. “É de suma importância que todos participem de todas as etapas. Lembrando também, que um Plano de Cargos e Carreiras bem estruturado contribui para transmitir maior confiabilidade aos profissionais da educação, independente do regime”, destacou Magda.
82 casais se unem oficialmente em Jacarezinho

82 casais se unem oficialmente em Jacarezinho



Foram 82 casais que disseram o tão esperado SIM na manhã do último sábado, 26, no Conjunto Amador de Teatro (CAT) em Jacarezinho. O casamento Comunitário foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Assistência Social.
Participaram o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, o Secretário Sidnei Ferreira, o Pastor da Igreja Mensagem Edvaldo Silva, o juiz de Paz Duarte, e familiares dos casais. “É um momento muito importante para a vida do casal. Quero parabenizar a todos que começam a partir de hoje esta nova vida a dois com muita responsabilidade, amor e dedicação”, finaliza o prefeito Dr. Sérgio. 

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Prefeitura realiza troca de iluminação pública próximo a Pista da Saúde

Prefeitura realiza troca de iluminação pública próximo a Pista da Saúde

A Prefeitura Municipal de Ibaiti realizou melhorias na iluminação pública urbana. Foram instaladas recentemente na rua João Batista Balmant 18 luminárias padrão Copel com lâmpadas vapor de sódio de 250 Watts, próximo à Pista de Saúde. A Rua Maria Rosa Heidgger, atrás do Terminal Rodoviário, também recebeu luminárias nesses mesmos padrões. Pessoas que precisavam passar nesses locais à noite, reclamavam da escuridão e do perigo que enfrentavam.
“Benfeitorias direcionadas ao bem estar da nossa população, são prioridades na administração atual, e que apesar das dificuldades encontradas com a escassez de recursos, principalmente os oriundos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), temos que nos desdobrar para cumprirmos nossas metas e objetivos, sendo que em breve teremos também a iluminação das trincheiras que ligam o centro aos bairros de Ibaiti e também outros locais que necessitam dessa melhoria”, disse o Prefeito Roberto Regazzo, o Betão. Os serviços foram inspecionados pelo diretor da Prefeitura Municipal, Ademir Granadier.

TEXTO: Gilson Sarrafo – Informe Policial

FOTO: Beto Lucas – Assessoria 

PROCON de Jacarezinho realizou 2.878 atendimentos neste ano

A unidade do PROCON de Jacarezinho fechou até o mês de setembro com 2.878 atendimentos. Telefonia fixa com 21,19% (610 atendimentos) e Financeira com 26,78% (771 atendimentos) lideram a lista de atendimento realizados no local nos primeiros novos meses do ano.
Segundo Maiara de Souza Guimarães, chefe de divisão do PROCON, apesar da telefonia ser uma das mais reclamadas é solucionada via atendimento geral. “Não precisamos abrir um processo administrativo ou notificação formal, conseguimos solucionar o problema por telefone ou e-mail”, comenta. Ela também explica que em contrapartida as instituições financeiras são acionadas, na grande maioria, via notificação formal. “O objeto dessas reclamações, em regra, consiste no pedido de boleto para quitação antecipada de contratos de outorga de crédito (empréstimo)”, ressalta Maiara de Souza Guimarães.
Neste período apenas 42 processos administrativos foram gerados, sendo realizado um total de 44 audiências. A chefe de divisão do PROCON explica que com a abertura do processo administrativo é convocada uma audiência conciliatória. A sessão é presidida pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de
Divisão. 
Nessa ocasião, as partes são esclarecidas sobre os benefícios da conciliação, bem como estimuladas a compor um acordo. “Verificamos a grande importância desses momentos, visto que consumidor e fornecedor, frente a frente, reconhecem a necessidade da solução do conflito, harmonizando a relação de consumo”, explica.
Ela ainda lembra que primeiro é importante o cliente tentar um contato com o fornecedor, pois muitas vezes a situação é solucionada rapidamente. “Caso não tenha efeito isto, é importante que o consumidor procure o órgão para podermos intermediar”, analisa. A pessoa que se sentir lesada pode procurar o PROCON que fica na Rua Antônio Lemos, 916, na área central de Jacarezinho ou pelo telefone (43) 3911-3100.

Dos 2.878 atendimentos no PROCON:

SERVIÇOS:
Telefonia Móvel: 249
Telefonia Fixa: 610
TV por assinatura: 198
Demais assuntos: 315

PRODUTOS:
Informática: 28
Geladeira: 31
Celular: 76
Demais assuntos: 135

ASSUNTOS FINANCEIROS:
Cartão de Crédito: 96
Financeira: 771
Banco: 156
Demais assuntos: 120


Em Wenceslau Braz o Plano Diretor Municipal está em vigor desde Setembro

Em Wenceslau Braz o Plano Diretor Municipal está em vigor desde Setembro



O Plano Diretor Municipal está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento na expansão urbana do município. É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil, que visa estabelecer e organizar o crescimento, funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos.
O coordenador da equipe técnica, Paulo Sanada disse que em Wenceslau Braz o PDM já está em vigor desde o mês de setembro e tem como objetivo orientar as ações do poder público, visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, além da gestão democrática.
Sanada informou que o grupo reúne-se periodicamente para o acompanhamento do desenvolvimento das diretrizes e proposições alencadas, frisando que o Plano Diretor Municipal tem várias construções de definições e suas características mudam com variações de município para município. ?Ele é um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, que norteia a ação dos agentes públicos e privados?, pontuou.
O Plano Diretor é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes, integrantes de regiões metropolitanas, áreas de interesse turístico ou situados em áreas de influências de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental. Ele deverá articular com outros instrumentos de planejamento como a Agenda 21, Conferência das Cidades, Planos de bacias hidrográficas, planos de preservação do patrimônio Cultural e outros planos de desenvolvimento sustentável.

FONTE: ASSESSORIA
Prefeito Amadeu comenta sobre os 66 anos de Curiúva

Prefeito Amadeu comenta sobre os 66 anos de Curiúva



Neste sábado, 26 de outubro, o município de Curiúva completa 66 anos de emancipação política. Segundo o prefeito Amadeu Bicudo de Jesus da Silva (PT), a cidade vem se desenvolvendo apesar de ter parado no tempo. Como exemplo, ele cita que nos últimos anos não houve a construção de escola alguma no município.
Ao assumir o mandato em 1º de janeiro, Amadeu revela que a principal dificuldade foi a falta de certidões liberatórias, possibilitando a assinatura de convênio e repasses de recursos do governo estadual e federal.
Como medida imediata houve então a contratação de uma empresa para tratar da parte contábil da prefeitura, com a mudança de sistema, acerto de pendências com INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e outros, preparando o município para receber investimentos do Estado e da União.
 Na comunicação da administração municipal com a população, o prefeito Amadeu comenta que também houve avanços. Além do investimento e atualização freqüente no site do município há ainda um programa na rádio Líder FM, de Curiúva, aos sábados, entre 11 horas e meio dia.
“O programa é uma espécie de conversa ao pé da orelha, porque pelo rádio é um jeito das pessoas ficarem sabendo das coisas mais rapidamente”, acrescenta ainda o prefeito. Ele explica também que no rádio dá oportunidade de os secretários municipais prestarem conta de suas ações, para também serem cobrados diretamente pela população.
Entre as principais ações do atual mandato, o chefe do Executivo cita a aquisição de uniforme escolar para crianças da rede municipal de ensino, investimentos de R$ 400 mil em equipamentos para o hospital municipal. Curiúva também já recebeu duas viaturas para a Polícia Militar, outro veículo para a Agência dos Trabalhadores e ainda patrola e retroescavadeira do governo federal.
No começo do mês, o prefeito Amadeu também esteve em Brasília, onde confirmou o repasse ao seu município de mais uma retroescavadeira hidráulica para participação no projeto de piscicultura do norte pioneiro, que prevê a implantação de uma indústria de beneficiamento de pescado em Pinhalão (PR).
O prefeito lembra ainda que, dos 80 municípios integrantes daquele projeto, apenas 34 localidades vão ser beneficiadas com uma retroescavadeira hidráulica e um trator esteira para implantação de tanque escavado (para produção de peixes).
Parceria
Amadeu Bicudo relata que sua passagem pela Câmara de Vereadores tem ajudado muito o atual trabalho à frente da prefeitura de Curiúva. Com tal experiência, ele considera que fica mais fácil compreender a atuação dos vereadores, bem como a interlocução para a aprovação dos projetos de interesses dos municípios.
Como demonstração da parceria com o Poder Legislativo local, o prefeito cita a realização de várias reuniões extraordinárias, diante de um orçamento engessado e elaborado na gestão passada, necessitando então de inúmeras redefinições.
À véspera do pleito eleitoral de outubro de 2014, Amadeu Bicudo diz que continuará apoiando o deputado federal André Vargas (PT), pelo trabalho em prol de Curiúva. Parte de seu grupo político – inclusive dos quadros do PTB - deve também apoiar o deputado federal Alex Canziani. Para deputado estadual, eles vão com Alex Canziani.
Para o governo federal, o prefeito vai mesmo com a reeleição da presidente Dilma, “que está mudando o Brasil, e não tem como ir para outro lado”.  Já para o governo estadual, o prefeito Amadeu Bicudo considera que as coisas ainda não estão bem definidas.

FONTE: Revelia Notícias
Revogada justa causa de motorista que se acidentou em trevo perigoso

Revogada justa causa de motorista que se acidentou em trevo perigoso



Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) mantiveram a decisão de um juiz de Maringá que revogou a justa causa na demissão de um motorista de ônibus acidentado no trevo de Cornélio Procópio, em outubro de 2009.
Ficou comprovado que o trevo apresentava pontos cegos e, para ser transposto, exigia manobras dos veículos de grande porte, com a utilização de marcha a ré. Além disso, o outro veículo envolvido na batida, um Cross Fox, trafegava a 70 km por hora, ou seja, acima do limite de velocidade permitido. A leitura do tacógrafo também comprovou que o motorista do ônibus parou no trevo.
Para a Primeira Turma do Tribunal, o tacógrafo revelou que o motorista tomou todas as medidas para evitar o acidente e não avançou a preferencial para entrar na rodovia, conforme argumentou a empresa de ônibus de Londrina.
“Não bastasse isso, é incontroverso que o veículo que veio a colidir com o ônibus dirigido pelo reclamante estava acima do limite de velocidade, fato que, somado à existência de pontos cegos e à pouca visibilidade do local, contribuiu decisivamente para a ocorrência do infortúnio”, concluíram os desembargadores ao manter a sentença do juiz Paulo Cordeiro Mendonça, da Quarta Vara do Trabalho de Maringá.
Redigiu o acórdão a desembargadora relatora Adayde Santos Cecone.
Informações referentes a este processo, de número 01741-2010-662-09-00-4, do qual ainda cabe recurso, estão disponíveis no site www.trt9.jus.br.

FONTE: ParanáShop

Termina nesta segunda-feira prazo de melhorias em túmulos



Os familiares que queiram realizar reformas, pinturas e melhorias nos jazigos devem ficar atentos que nesta segunda-feira, 28, é o último dia. As prefeituras de Jacarezinho e Guapirama já estão realizando melhorias para atender as pessoas que foram visitar os locais no “Dia de Finados” (dois de novembro).
O Secretário Municipal de Administração de Jacarezinho, Fernando Faleiros, ressalta que no Cemitério Municipal São José Batista está por reformas, pinturas e melhorias nos jazigos. “É importante ficar atento com o prazo, pois após isso somente limpeza será permitida até o dia 2 de novembro”, explica.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Guapirama, Vanderlei Gregório, também ressalta que os familiares poderão realizar as melhorias necessárias até o dia 28 de outubro. “É importante ficar atento com o prazo estipulado”, alerta. Já no municipio de Tomazina as famílias têm até o dia 1 de novembro para realizar as melhorias. Informação repassada pelo chefe de Gabinete Vanderlei Mendes da Silva.
Confusão em churrasco termina com dois esfaqueados e uma agredida em Santo Antônio da Platina

Confusão em churrasco termina com dois esfaqueados e uma agredida em Santo Antônio da Platina



Uma tentativa de invasão de um churrasco terminou em confusão na noite desse sábado (26), em Santo Antônio da Platina. Dois homens foram esfaqueados e uma mulher foi agredida na Rua Vereador José Antunes, no Jardim Santa Bárbara.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, as vítimas contaram que estavam em uma festa na residência quando um grupo tentou entrar no local sem ser convidado. Os homens foram barrados, chegaram a ir embora, mas depois voltaram armados.
Na segunda fase da tentativa de invasão, o proprietário da casa, Antônio Soares de Almeida, 41 anos, levou uma facada nas costas e sua esposa, Neli Aparecida Domingues de Almeida, 42, foi empurrada e apresentava escoriações em ambos os braços.
O caso mais grave era de Bruno Henrique de Almeida, 24, que recebeu um golpe na mão. Apesar disso, os ferimentos de todos eram leves e não traziam risco de morte. Após serem socorridos pelo Siate, foram encaminhados para o pronto-socorro municipal.
Como os feridos estavam embriagados, a polícia ainda vai averiguar o que realmente aconteceu. Na manhã deste domingo (27), não foram repassadas informações sobre a identidade dos agressores ou se eles chegaram a ser detidos.

FONTE: Pauline Almeida – Odiario.com
             

Associação de Produtores de Orgânicos inaugura nova Unidade de Processamento

A Associação de Agricultores de Produtos Orgânicos de Ribeirão Claro (APO) inauguraram na última quinta-feira, às 18h, o novo barracão no Distrito Industrial. O prefeito Geraldo Maurício Araújo, produtores rurais, a juíza da comarca, Franciele Cit, vereadores, representantes da Emater, Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Sebrae, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), servidores públicos, autoridades civis e militares. O gerente da agência do Banco do Brasil em Ribeirão Claro, Gustavo Pacola, representou a instituição bancária, parceira da associação.
O barracão foi construído graças a uma emenda parlamentar de R$ 130 mil do deputado federal Doutor Rosinha (PT). A cerimônia foi iniciada pela ex-presidente da APO, Marilda Aparecida Baggio Victor, uma das precursoras da produção de orgânicos no município. Atualmente a APO conta com 21 associados e com a construção da Unidade de Processamento se torna referência na região. Após a inauguração oficial, foi servido um coquetel oferecido pelos produtores.
A Unidade de Processamento conta com uma estrutura composta por um fogão de seis bocas, um banho Maria, balcão refrigerado, três seladoras de mesa, duas seladoras de embalagens de polietileno, seladora para líquidos, seladora a vácuo, balança ethernet, soldador serigráfico, desidratador, sistema de coifa, centrífuga de folhas, mix, quatro mesas, lavador, descascador de alho e cebola, descascador de cenoura e batata, câmara fria, cooter e uma suqueira.  Os equipamentos, orçados na época em R$ 95 mil, foram doados pela Fundação Banco do Brasil e doados aos agricultores em dezembro de 2010.
Os produtores usavam um barracão cedido pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo desde 2010, mas o plano era construir um barracão específico para a atividade no Distrito Industrial. Graças ao apoio da prefeitura, do Banco do Brasil e demais parceiros, os produtores conseguiram a certificação também em 2010. Nas novas instalações os alimentos serão entregues aos compradores depois de passar por um processo de higienização e embalados, segundo a regulamentação válida para os orgânicos. O certificado e o processamento garantem um preço final diferenciado.
Segundo a produtora Marilda Victor, a inauguração é uma data histórica para a associação de orgânicos. Visivelmente emocionada, ela agradeceu o apoio da prefeitura e de todos os parceiros. “Muito obrigada ao prefeito Maurício, ao Odemir Capello do Sebrae, Naps, Fundação Banco do Brasil, Sindicato Rural, Emater, Instituto Ventura, Sebrae e também aos meus companheiros produtores”, declarou. “Foi com muito esforço e trabalho que chegamos até aqui”, resumiu.
O consultor do Sebrae, Odemir Vieira Capello, parabenizou os agricultores pela nova estrutura. “Parabéns por mais essa etapa, aqui na região nós somos acostumados a conseguir as coisas devagarinho”, disse. “É um projeto que tem dado muito resultado e vai dar mais resultado ainda porque aqui existe muita gente disposta a trabalhar e a colaborar”, completou.
Para o prefeito Maurício, a conquista foi mérito do empenho dos integrantes da associação e frisou a continuidade do apoio da prefeitura aos produtores de orgânicos do município. “Temos uma satisfação enorme quando vemos as coisas evoluindo e agradecemos a Fundação Banco do Brasil pelos equipamentos cedidos e à Marilda que se esforçou muito para que isso se tornasse uma realidade”, lembrou. “Ela é uma batalhadora e se tornou uma empresária de sucesso graças à sua dedicação”, contou. “Essa conquista se deve em grande parte ao trabalho dela e de todos os produtores”. “Nós da prefeitura continuaremos dando todo o suporte para que a associação de orgânicos seja cada vez mais forte”, concluiu.