CPI do Hospital pode ser aberta hoje em Carlópolis

A Câmara Municipal de Carlópolis irá realizar a leitura na noite desta quinta-feira, 24, às 20 horas em sessão extraordinária os relatórios da Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre as supostas irregularidades observadas na prestação de contas do Hospital São José. Após a leitura, será colocado em votação em Plenário para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pode resultar na cassação do prefeito Marcos Antônio David, o Pezão.
Segundo informações apuradas pela reportagem através de uma fonte, o relatório aponta a venda de medicamentos e cobrança no atendimento sem nenhuma prestação de contas e empenhos. Em abril deste ano, houve a votação da CEI com base no artigo 50 do Regimento Interno. É destacado que desde o ano de 2012 a administração do Hospital vem sendo feita pelo Poder Executivo, ou seja, a unidade hospitalar passou a ser municipal, não seria mais permitida a cobrança de qualquer natureza aos munícipes que viessem a usufruir do atendimento.
RELEMBRE O DEBATE
O requerimento feito para a abertura da CEI usa como base que depois de pedidos feitos pelo vereador Jorge Luis Damin, de cópias das prestações de contas dos últimos anos, constatou-se que existem recibos de pagamentos feitos por munícipes que necessitaram de alguma forma de atendimento e remédios. “Desta feita, denota-se a abertura desta comissão para apurar as verdadeiras condições destas cobranças e pagamentos ocorridas e observadas na prestação de contas do hospital”, esta no documento. Na manhã seguinte houve uma reunião e definiu-se que a comissão terá como Presidente Jorge Luis Damin, relatora Ivete Cuenca Machado e membro Rafaela Carriel de Souza Machado.
Pronunciamentos
A primeira a utilizar a tribuna livre em abril foi à vereadora Rafaela Carriel que desabafou sobre a situação que está a saúde pública da cidade e a falta de profissionais. “Em outubro do ano passado aprovamos um Projeto que autorizava a realização de concurso público para a contratação de médicos para atender. Já se passaram seis meses e nem a empresa para realizar o processo seletivo foi contratada ainda”, argumenta.
Para a vereadora Ivete Cuenca é preciso mais atenção com os pacientes que procuram a unidade hospitalar. “Tem que ter respeito com as pessoas. Precisamos se espelhar em exemplos que dão certo. A cidade vizinha de Taguaí (SP) já recebeu dois prêmios de gestão em qualidade de atendimento. Podíamos pegar estas situações para podermos copiar”, desabafa.
O vereador Jorge Luis Damin destaca que a Comissão Especial de Inquérito (CEI) deverá tomar uma atitude concreta para resolver a situação. “Temos o sentimento de importância. Pois brigamos, debatemos e nada é feito pelo Poder Executivo”, analisa.

Outro representante do Poder Legislativo que está insatisfeito com a situação é Humberto Benedito Domingos. “Com a saúde não se pode brincar. Onde houve a terceirização de hospital a situação está um caos”, ressalta. Ele ainda explica que poderia ser feito uma reunião entre o prefeito (Marcos Antônio David), Secretaria Municipal de Saúde e Gestão do Hospital com os vereadores para debater soluções. “Temos que pensar no bem de Carlópolis. Sem politicagem”, conta.
Justiça interdita abatedouro no Norte Pioneiro

Justiça interdita abatedouro no Norte Pioneiro

O Juízo de Direito de Ribeirão do Pinhal, atendendo pedido da Promotoria de Justiça daquela Comarca, determinou a interdição do Abatedouro Municipal de Abatiá, no Norte Pioneiro. 

Desde 2010, as atividades do abatedouro vêm sendo investigadas. Diante dos problemas constatados, a promotoria de Justiça buscou diversas vezes resolver o problema, inclusive firmando um termo de ajustamento de conduta com o município. Como os problemas não foram resolvidos, o MP ajuizou ação civil pública requerendo a interdição do local. 

Conforme documentado na ação, foram constatadas diversas irregularidades de ordem sanitária, estrutural e higiênica no abatedouro, como a presença de ralos sem fechamento adequado, botijões de gás e cães no local, bem como a ausência de controle de tratamento de água, de materiais de limpeza adequados, de telas, de local adequado para depósito de resíduos não aproveitáveis, entre outras. A decisão judicial considerou que "os produtos alimentícios oriundos do abatedouro não são próprios para consumo". 

Além disso, o Abatedouro Municipal nunca obteve licença ambiental. De acordo a decisão, "ao que os documentos indicam, o local é eivado de diversas irregularidades ambientais, tais como ausência de setor próprio para insensibilização de bovinos e suínos; ausência de dosador de cloro automático; ausência de licença de operação do IAP; ausência de programa de prevenção de riscos ambientais; ausência de sistema de esgotamento de águas residuais e efluentes com sifonamento; ausência de área de vômitos de bovinos e canaleta de sangria de bovinos etc.". 

Em caso de descumprimento da ordem judicial, os responsáveis pelo abatedouro – que é de propriedade do município, mas tem suas atividades terceirizadas por uma associação de produtores agropecuários –, estarão sujeitos ao pagamento de multa diária de R$ 1.000,00.

FONTE: Portal Bonde

Meios fios começam a serem colocados na Vila Scyllas

Começaram a colocação de meio fios nas ruas da Vila Scyllas
Os moradores da Vila Scyllas Peixoto começaram a acompanhar nesta semana a colocação de meios fios nas ruas do bairro. Esta é mais uma etapa para a pavimentação asfáltica do local. O investimento total da obra é de aproximadamente R$ 4 milhões e começou em junho com a abertura das ruas para colocação de galeria pluvial.
“Durante as algumas semanas tivemos alguns problemas com as fortes chuvas que caíram em nossa cidade. O local ficou numa situação complicada. Mas é importante que a população tenha um pouco de paciência, pois é um trabalho demorado, mas que será definitivo”, argumenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.
Levantamento topográfico foi realizado em todas as ruas 
No documento as obras serão de aproximadamente 24 mil metros quadrados e a empresa vencedora terá um prazo de 240 dias para concluir a pavimentação. Somente na Vila Scyllas e bairros próximos serão mais de R$ 4 milhões para o recapeamento, drenagem, galerias pluviais e a infraestrutura completa. “Não adianta começar da Rua Minas Gerais e fazer de qualquer forma. Estamos zelando pelo dinheiro da população para um trabalho bem feito e de qualidade”, analisa Dr. Sérgio.
Durante as fortes chuvas que caíram em agosto, funcionários da Secretaria Municipal de Conservação Urbana realizaram trabalhos paliativos no atendimento dos moradores. Após a colocação das manilhas no bairro e nas
Durante as chuvas foi realizado trabalhos paliativos
ruas São Paulo e Minas Gerais, houve na última semana o levantamento topográfico do local.

O prefeito de Jacarezinho ressalta que os projetos elaborados pela atual administração são feitos pensando na infraestrutura e não com cunho político. “Não iremos investir mais de R$ 500 mil numa rua e na primeira chuva todo o trabalho ser levado pela água como já aconteceu no passado”, explica. Ele ainda destaca que o projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio através de financiamento com a Agência de Fomento do Paraná S/A foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. 

Milhares acompanham desfile cívico em Siqueira Campos‏

O desfile em comemoração aos 95 anos de emancipação política de Siqueira Campos levou milhares de pessoas às ruas nesta quarta-feira, 23. O prefeito Fabiano Lopes Bueno e o vice Luiz Henrique Germano acompanharam as apresentações juntamente com a equipe da Prefeitura.
“Quero parabenizar aos professores e diretores de nossas escolas pela brilhante apresentação. Também aos pais e população que acompanharam do início ao fim o desfile. Mesmo com a grande crise que assola o país, tivemos um custo muito baixo para na organização graças a todos os profissionais da área da educação”, comenta o prefeito Fabiano Lopes.
Durante as festividades de aniversário, a Câmara Municipal entregou um cheque de R$ 100 mil ao Poder Executivo para serem investidos em pavimentação asfáltica. A sobra do duodécimo, que é o valor repassado da Prefeitura ao Poder Executivo, pode ser devolvida até o final do ano. “Estamos trabalhando com economia e pretendemos devolver um grande valor para ser investido em nossa cidade”, argumenta o Presidente da Câmara Rodrigo Garanhani.
Investimentos
No mês de agosto foi inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que irá atingir 68% das unidades habitacionais da cidade. O investimento de aproximadamente 5,6 milhões irá atender 303 famílias e teve a execução de mais de 8,2km de rede coletora. “Quero agradecer ao Governo do Estado pelo investimento de 5,6 milhões em nosso município. Isto resulta em qualidade de vida para a nossa população”, ressalta o prefeito de Siqueira Campos.
Outro ponto destacado pelo prefeito é que nos últimos anos foram mais de 50km de estradas rurais recuperadas. Além disto, a “Estrada de Barbosas” que liga a cidade ao distrito com o mesmo nome tem o investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhões coma pavimentação de pedras irregulares de 7,2km.
Na área urbana a prefeitura está fazendo grandes investimos na saúde, com postos em quase todos os bairros e também com um posto central de segunda a sexta-feira atendendo a população. Ônibus novos para os pacientes que precisam se locomover para os grandes centros. Estão sendo construídas também duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) visando melhorar o atendimento à população.
Outras benfeitorias se referem à mobilidade urbana, como pavimentações, recapes, e galerias de águas fluviais. Já foram executadas até o momento mais de 100 quadras de pavimentações e a previsão é chegar ao final de 2016 com mais de 200 quadras com toda infraestrutura para atender as necessidades.
“Quero parabenizar principalmente a população de Siqueira Campos pelo aniversário de nossa cidade. Estamos trabalhando diariamente para o bem estar de nossa comunidade”, finaliza o prefeito Fabiano Lopes Bueno.
















Recursos Humanos promove reuniões com Secretários

O Grupo de Apoio ao Recursos Humanos promoveu reuniões técnicas em Jacarezinho, Andirá e Joaquim Távora com os Secretários e Agentes Educacionais II, que atuam na Secretaria de todas as instituições de ensino da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.
As reuniões serviram de espaço para formação continuada, além de proporcionar o diálogo sobre as rotinas do Recursos Humanos, demonstrando a importância do trabalho das equipes administrativas das escolas, principalmente no que diz respeito ao suprimento, cancelamento e substituições. Foram debatidos também, assuntos relacionados ao Processo Seletivo Simplificado, Promoções e Progressões e Paraná Previdência.
Segundo a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Magda Cristina Souza Nogueira, o contato com os funcionários das escolas é de grande valia, pois representa uma parceria e que tem como objetivo principal, a melhoria do serviço público.

Nas reuniões estiveram presentes a equipe do Recursos Humanos: Juliano Roberto da Silva Raramilho, Michelly Pain da Silva, Jaqueline Zanini, Anderson Luiz Machado, Maria Divina de Oliveira, Maria Lídia Francisca Negrão, Maria de Fátima Kuka Martini, Adriano Galerani e Maria do Carmo Micheletto.
Banco do Brasil não receberá pagamento de conta de luz em Jacarezinho

Banco do Brasil não receberá pagamento de conta de luz em Jacarezinho

O Consultor de Negócios da CPLF Santa Cruz Luiz Henrique Cocchi comunicou recentemente através da Carta 153/2015 sobre o encerramento de contrato para arrecadação de faturas de energia em Guichê das agências do Banco do Brasil.
O documento explica que os bancos conveniados para arrecadação serão (Sicoob, Caixa Econômica e Sicred). Ele ainda esclarece que as modalidades de internet, autoatendimento e débito automático continuarão a disposição dos clientes do Banco do Brasil.



Projeto para área de escape em Ribeirão Claro fica pronto em dezembro

Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) esteve em Ribeirão Claro na última semana para apresentar ao prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) detalhes do projeto para a construção de uma área de escape na PR 151, no trecho entre o município e Carlópolis. O sistema de segurança tem o objetivo de acabar com acidentes fatais no trevo de acesso à Cachoeira, próximo ao patrimônio São Sebastião. Segundo estimativa fornecida por engenheiros contratados pelo DER, o projeto será finalizado até dezembro desse ano, com previsão para início das obras em 2016.
Estiveram reunidos com o prefeito Maurício o superintendente regional de Londrina, José Ferreira Heidgger, o chefe do escritório regional do Norte Pioneiro, Aurélio Fortes Neto, o gerente técnico Rafael Rodrigues de Oliveira, a coordenadora técnica do DT/DER, Janice Soares e os representantes da empresa de engenharia e consultoria responsável pelo projeto, Marlon Schivinski e Jésus de Oliveira.
A área de escape foi um pedido feito pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) ao governo do estado e que será finalmente atendido. Nos últimos quinze anos, dezenas de pessoas perderam a vida em acidentes ocorridos nas imediações do trevo que dá acesso ao distrito da Cachoeira e a Carlópolis. As colisões e capotagens com vítimas fatais envolvem em quase sua totalidade caminhões, mas colocam em risco centenas de carros, ônibus e veículos de transporte escolar passam pelo local diariamente.
Preocupado com a situação e atendendo ao clamor da população, o prefeito Maurício encaminhou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER - PR) vários ofícios pedindo providências.  A instalação da área de escape é apontada como ideal por especialistas consultados pela prefeitura. A estrutura será preenchida com esferas de cerâmica para desacelerar os veículos que forem direcionados até ela.
O prefeito Maurício tem pedido urgência na obra e já custeou com recursos próprios a instalação de placas de sinalização para alertar os motoristas sobre os perigos de descer o local em alta velocidade. “É uma reinvindicação antiga da população e da forma como está, o local ainda é perigoso e apresenta risco contínuo de acidentes fatais”, explicou. “Vamos continuar acompanhado o processo junto ao DER e intercedendo junto aos órgãos competentes”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Ressaltando a "responsabilidade", Israel Junior toma posse como novo presidente municipal do DEM

Tomou posse na tarde desta terça-feira (22) como novo presidente municipal do Partido Democrata (DEM) em Santo Antonio da Platina, o Secretario municipal Israel Junior. A solenidade reuniu o Secretario Geral do Partido Democratas Israel Fernandes, e também o Dr. Leonardo Lemes (Advogado militante no Norte Pioneiro), entre outros convidados na sede do partido, em Curitiba/PR.
Em suas palavras, Israel Junior, destacou a responsabilidade que passa a ter frente ao partido. “Assumo a presidência com uma grande responsabilidade, será um trabalho de muitas expectativas frente ao DEM”, comentou.
Ainda conforme disse, os próximos meses serão de muito trabalho. “Vamos nos organizar com várias reuniões que ajudarão a discutir os planos de governo e as ideias dos Democratas para as eleições de 2016”, afirmou. “Vamos fazer esses encontros por bairros, serão cerca de 6 a 8, onde haverá reuniões preparatórias para que possamos chegar numa grande conferência do partido em Santo Antonio da Platina”, explicou, destacando ainda que será apresentado um calendário de eventos para a mesa diretoria do partido.
Questionado se irá sair como candidato a vereador em 2016, Junior apenas respondeu que é algo “possível” de acontecer. “O DEM tem hoje quadros para concorrer ao governo municipal, ao vice-governo, a câmara de vereadores. Nós temos quadros para concorrer a qualquer cargo que esteja sendo apreciado”, disse. “Não temos nenhuma pressa em afirmar agora com que roupa iremos para as eleições de 2016, as convenções serão até o dia 07 de julho do próximo ano e até lá iremos escutar, conversar, debater e analisar todas as ideias, faremos compromissos com ideias e não com nomes”, finalizou.


Lar do Menor Siqueirense – “Uma entidade em prol do povo”, diz Bí

Lar do Menor Siqueirense – “Uma entidade em prol do povo”, diz Bí

O Lar do Menor Siqueirense foi fundado em 25 de março de 1985, é uma entidade civil de caráter filantrópico e de natureza mantenedora e executora, tem por finalidade principal a assistência social e promoção humana das crianças e adolescentes carentes de famílias de baixa renda do município, de ambos os sexos, sem distinção de raça, cor, crença religiosa. A entidade atende crianças de 05 a 14 anos e que em um dos turnos frequenta a escola de ensino regular.
A entidade existe com o propósito de distanciar as crianças da vulnerabilidade das ruas, afastando-as do trabalho infantil e ensinando noções básicas de saúde, educação, alimentação, lazer, higiene e cultura. As atividades pedagógicas desenvolvidas nas áreas citadas levam a criança e o adolescente a repensar os valores éticos e morais, já que a entidade preza a vivencia de valores cristãos, pois preencher o tempo desses assistidos com atividades diferenciadas do currículo escolar os fará valorizar o ambiente em que vivem resultando com pontos positivos para a escola, família e comunidade.
Visando o bem estar e a qualidade de vida das crianças e adolescentes a entidade usa dos poucos recursos que possui para manter atividades capazes de desenvolver habilidade físicas e intelectuais colaborando para um desenvolvimento pleno do mesmo a fim de torna-los úteis a si mesmos, a sociedade e ao país.
De acordo com a organização pedagógica da entidade são trabalhados projetos de música, dança, artesanato, karatê, leitura e artes todos priorizando o desenvolvimento pessoal de cada um e o fortalecimento de sua autoestima, pois quando a criança está bem consigo mesma, está bem com o mundo.
Todos os assistidos são provenientes do programa Bolsa Família, cm cadastro no Departamento Social do município, por isso há uma grande ligação entre entidade e a família, uma parceria que busca orientar para o bem, proporcionando a oportunidade de estarem inseridos na sociedade de maneira digna e livre de preconceitos.
Uma das preocupações básicas da entidade é ofertar de forma correta o reforço escolar, por isso está divida em salas e turmas correspondentes a idade e série de cada um, funcionam das 08h00 às 10h00 e das 13h00 às15h00. Após esse horário é que são desenvolvidas as atividades e projetos mencionados. São servidas diariamente quatro refeições, café da manhã e almoço para o período da manhã e almoço e café para o período da tarde. A entidade se mantém por meio de doações e promoções realizadas.

FONTE: Isaele Machado - Jornal Correio Notícias 

Protocolado pedido de Licença Ambiental do Novo Distrito Industrial

O Secretário Municipal de Comércio e Indústria Homero Pavan Filho protocolou nesta semana o pedido de Licença Prévia Ambiental no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para o novo Distrito Industrial. Os Projetos de Leis 86 e 90 que autorizam a criação do Distrito foram aprovados em primeira votação na segunda-feira, 14, e deverá voltar a pauta na próxima semana.
Votaram a favor: Fúlvio Boberg (PMDB), Fabiano Saad (PSB), Diogo Biato (PSB), Marcos Colosso (DEM), Chico Serraia (DEM), Luciane Alves (PT) e Ricardo Tonet, o Fucinho (PT). O presidente da Câmara, Valdir Maldonado (PDT), só votaria em caso de empate, mas também apoiou os projetos do Executivo.
O Projeto de Lei 86/2015 de 29 de junho ressalta em seu artigo 1 que serão permutados doze lotes urbanos (avaliados em um milhão e duzentos mil reais) no loteamento Pompéia II com uma área total de 3.100 metros quadrados por duas áreas de terras (avaliadas em um milhão e quatrocentos mil reais) de propriedade da Associação dos Plantadores de Cana do Paraná (CANAPAR) localizadas às margens da BR 153.
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio Homero Pavan Filho ressalta que é uma grande conquista para o município. “Foi fundamental a credibilidade pessoal e institucional do Comitê Gestor e seus membros. Agradeço pelo voto dos vereadores e também fundamental o apoio do nosso prefeito Dr. Sérgio”, argumenta Homero Pavan.
Incentivos
Já o Projeto de Lei 90/2015 de 20 de julho dispõe sobre o Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial de Jacarezinho. Ele terá como finalidade a geração de emprego, renda, desenvolvimento sustentável e ampliação da arrecadação de impostos, através da criação e ampliação de indústrias no Município de Jacarezinho.
Para os efeitos desta Lei, considera-se indústria o conjunto de atividades destinadas à produção de bens, mediante a transformação de matérias-primas ou produtos intermediários, e ainda, o empacotamento, o acondicionamento e Centros de Distribuição de produtos industrializados.
As empresas que vierem a se instalar no município e nos casos de mudança de local de indústrias já instaladas, e em havendo interesse público no fato, gozarão dos benefícios previstos na presente Lei, quer sejam tributários, institucionais ou físicos.
Fundo de Inovação
Com a aprovação do projeto 90/2015 a Administração Municipal fica autorizada a instituir o Fundo Municipal de Inovação Tecnológica, com o objetivo de fomentar a inovação tecnológica no município e de incentivar as empresas nele instaladas a realizar investimentos em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Os recursos que compõem o Fundo Municipal de Inovação Tecnológica serão utilizados no financiamento de projetos que contribuam para expandir e consolidar centros empresariais de pesquisa e desenvolvimento e elevar o nível de competitividade das empresas inscritas no município, pela inovação tecnológica de processos e produtos.
Não será permitida a utilização dos recursos do Fundo Municipal de Inovação Tecnológica para custear despesas correntes de responsabilidade da Prefeitura Municipal, ou de qualquer outra instituição, exceto quando previstas em projetos ou programas de trabalho de duração previamente estabelecida.