Assembleia homenageia grandes mestres das artes marciais do Paraná

Os feitos e as realizações dos grandes mestres das artes marciais foram celebrados durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A solenidade, proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), homenageou 30 personalidades que durante os últimos 30 anos trabalharam em prol das mais variadas categorias ao fundar escolas e academias, formar milhares de atletas e ainda fomentar o esporte em todo o território paranaense.
“Por meio desta sessão solene a Assembleia reconhece o trabalho de todos esses mestres e professores, que são pessoas muito especiais. A maioria deles têm trabalhos sociais realizados nas comunidades carentes de todo o estado. Além disso, são pessoas que têm suas academias, que trouxeram muitas artes marciais para do nosso estado. Muitos deles, também, são atletas campeões que levaram o nome do Paraná para todo o mundo. Então todos eles merecem essa homenagem da Casa, que sempre reconhece as personalidades que trabalham a favor da sociedade paranaense”, ressaltou Amaro.
A Sensei Priscila Vilas Boas do Nascimentp, do Projeto Shakugan– Karate Goju Ryu, foi uma das mestres homenageadas na sessão solene. Ela conta que o reconhecimento e o apoio às artes marciais são de extrema importância para a continuidade do trabalho de mestres, de professores e das academias. “É uma grande satisfação essa homenagem às ações e trabalhos sociais feitos por nós professores. Isso engrandece as artes marciais É muito significativo esse reconhecimento, que esperamos há muito tempo”, disse a professora de caratê.
O grão mestre da Chute Boxe e ex-secretário municipal de Esportes de Curitiba, Rudimar Fedrigo, ressaltou em seu discurso a disciplina transmitida pelas artes marciais aos seus praticantes. “São valores que as pessoas podem levar para o resto de suas vidas. Tenho alunos que são advogados, empresários, policiais, que não dão aula. Mas no dia a dia de suas atividades utilizam o conceito das artes marciais para não desistir e seguir em frente”, ressaltou Fedrigo.
A solenidade ainda contou com a apresentação do Leão Chinês, realizada pela equipe Dança Leão, e de Karate Goju Ryu, feita pelos alunos do Projeto Shakugan– Karate Goju Ryu, de Piraquara. Além de alunos, mestres e professores, também participaram da sessão solene representantes da Câmara Municipal de Curitiba e de Piraquara; da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná – SEJUF; e das federações e associações de artes marciais de todo o estado.
Menções – In memorian, foram homenageados o grão mestre de muay thai, Nélio Naja; o mestre de muay thai Rubens; e o mestre de Thai Boxe, Osmar Dias Fernandes, o Osmarzinho. Também receberam os grãos mestres Rudimar Fedrigo (Chute Boxe); Edinei Pedroso (Equipe World Strong Brasil); Hong Soon Kang (Taekwondo); Aprecido Lira (Instituto Fu Hok); Myong Jae Han (Taekwondo); Chang Keun Byun (Taekwondo); Edson Carlos de Oliveira (Karatê Shubudo).
Os mestres Aroldo Martins (Taekwondo); Antônio Rodrigues Santos (Capoeira); Fabio Noguchi (Equipe Noguchi); Rodrigo Vidal (Jiu Jitsu); Rafael Pereira (Thai Naja); Rafael Texeira (Texeira Team); Roberto Piccini (Chute Boxe); Rodrigo Fjardo (Gracie Barra); Cleber Luciano Salandin (Federação Paranaense de Taekwondo); Takeshi Fukuchi (Karatê Goju Ryu); Luiz Iwashita (judô); Sensei Kussumoto (judô); e Sensei Marcelo Toneto (judô). Os professores Victoriano Martínez Rodrigues (Boxe); José Luiz Rodrigues (Boxe); Alexandro Ferreira Gomes (Jiu Jitsu); e Anderson Luiz Barboza da Silva (Jiu Jitsu). O narrador de lutas Xicão Joly foi igualmente homenageado na solenidade.

FONTE: ALEP
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas