Começaram nesta segunda-feira, 4, pela manhã, e prosseguem amanhã (5) na Prefeitura de Maringá, reuniões técnicas do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O primeiro encontro é realizado na Sala de Reuniões, do Paço Municipal. O segundo será amanhã na Secretaria de Mobilidade Urbana. “Vamos tratar da metodologia para definição dos cenários do PlanMob”, explica a gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi. “Depois vamos planejar as oficinas que acontecerão em novembro”.
Prefeitura realiza reuniões técnicas do Plano de Mobilidade Urbana de Maringá
Participam das reuniões, o diretor da empresa mineira Cidade Viva, Ricardo Mendanha, a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), e técnicos da secretaria Mobilidade Urbana. Além do planejamento das oficinas, também são abordados temas como cronograma, eventos, alinhamento com o Plano Diretor, entre outros.
É a primeira vez que Maringá realiza o PlanMob. Já foram feitas pesquisas de campo e foi apresentado o Diagnóstico e Prognóstico, entre outras atividades. Uma pesquisa indicou, por exemplo, que 30% das pessoas dariam preferência para o deslocamento a pé, em detrimento do carro, ao realizar atividades como passeios e compras. Desde que possam andar com segurança, na sombra e com sinalização e calçadas em boas condições.
POPULAÇÃO - Hoje, os deslocamentos em Maringá são: 32% não motorizados, sendo 25% a pé e 7% de bicicletas. Entre os 68% motorizados, 37% usam automóveis, 18% transporte público, 8% motocicletas, 2% veículos de aplicativos, 1% fretado e 1% escolar. As pesquisas e análises do PlanMob levam em consideração a estimativa do Plano Diretor de aumento populacional de 68.777 habitantes em Maringá na próxima década.

0 Comments:
O que você achou desta matéria???