Londrina e Modena renovam acordo de cooperação por mais 20 anos

 

Londrina e Modena, na Itália, formalizaram nesta semana a renovação, por mais 20 anos, do acordo de cooperação entre as cidades-irmãs. A solenidade de oficialização ocorreu na última segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Modena, no primeiro dia da visita oficial que a comitiva londrinense, formada por secretários municipais e lideranças empresariais de Londrina, realiza à cidade italiana e à região da Emilia-Romagna.

O prefeito de Modena, Massimo Mezzetti, um dos signatários do acordo, o presidente da Câmara Municipal e vereadores locais participaram da cerimônia juntamente com os secretários municipais londrinenses Rodrigo Souza (Governo), Marcos Rambalducci (Planejamento, Orçamento e Tecnologia) e Paulo Henrique Ferreira (presidente da Codel), além do vice-presidente do Sinduscon Norte (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná) e da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Gerson Guariente, do vice-cônsul honorário da Itália no Norte do Paraná, Bruno Veronesi, e do professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Jorge Martins.

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, assinará o documento de cooperação quando recebê-lo em mãos, após o retorno da delegação ao Brasil, previsto para este domingo (29).

O secretário Rodrigo Souza explicou que o acordo prevê ações de cooperação, intercâmbio e desenvolvimento em três grandes áreas: desenvolvimento econômico e inovação, sustentabilidade ambiental e transição ecológica e cultura, educação e turismo.

“Relacionamento entre empresas, centros de pesquisa, tecnologia de cidades inteligentes, intercâmbio de boas práticas em construção sustentável, eficiência energética, tudo isso faz parte da possibilidade de parceria na área do desenvolvimento econômico e inovação”, afirmou o secretário de Governo.

“Na área de sustentabilidade, podemos fazer a implementação conjunta de projetos voltados ao meio ambiente e à gestão de recursos naturais”, exemplificou. E em relação à área de turismo, educação e cultura, Souza citou a possibilidade de promoção de intercâmbio entre escolas, universidades e centros de formação, com iniciativas e práticas que promovam a memória cultural e histórica das cidades-irmãs.

“O trabalho que estamos fazendo aqui vai proporcionar uma série de oportunidades no futuro para esse tipo de intercâmbio entre Londrina e Modena”, definiu Rodrigo Souza, destacando também como bastante produtivo o encontro que a delegação londrinense teve na Câmara de Comércio de Modena.

Na ocasião, o presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, entregou às lideranças locais o caderno oficial do Município, que contém dados socioeconômicos atualizados de Londrina e informações sobre os potenciais de investimento, turismo, lazer e desenvolvimento da cidade.


FONTE: PREFEITURA DE LONDRIA

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???