Os artistas e educadores do Coletivo Toneladas de Maracatu, Cleiton Ferraz Souza (MC Kueyo) e Igor Caique de Almeida Silva, de Jacarezinho, foram selecionados para participar da 19a edição do Festival Jacarezinhense da Canção (FEJACAN), que acontecerá entre os dias 7 e 8 de novembro de 2025.
O evento, já tradicional no calendário cultural da cidade de Jacarezinho, realiza um importante intercâmbio entre músicos e artistas de diversas regiões do país, reunindo, na edição deste ano, artistas de São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Entre os contemplados está o Coletivo Toneladas de Maracatu, que já participou anteriormente em 2023, com as canções “Pingar a Cachaça” e “Pedreira”.
Neste ano, o grupo formado por Antonio Donizeti Fernandes, Cleiton Ferraz Souza, Douglas Eleandro dos Santos Raimundo, Igor Caique de Almeida Silva, Jorge Souza Fernandes, José Pereira da Paz, Marcelo Augusto Germano e Noemi Cesarios Faria Silva, retorna aos palcos do FEJACAN com as canções “Arruaça”, “Pedra Pequena” e “Pedreira Minha Comuna”, todas de autoria coletiva do Coletivo Toneladas de Maracatu.
As músicas selecionadas para a apresentação refletem e dialogam com as experiências vivenciadas pelos educadores na comunidade da Pedreira, em Jacarezinho, território de grande importância simbólica e cultural para o coletivo. Ao ocuparem o palco de um festival de projeção nacional, essas trajetórias ganham visibilidade e reafirmam a existência da produção cultural afro-brasileira e periférica da região do Norte do Paraná.
Além das composições do grupo, o FEJACAN contará, pela primeira vez, com a presença do rap em sua programação. A estreia do gênero no festival será marcada pela participação do artista e educador Cleiton Ferraz (MC Kueyo), integrante do Coletivo Toneladas de Maracatu, que apresentará as canções autorais “Carta para Zalina” e “Quebradas de Jacarezinho”. A presença de artistas conterrâneos no festival torna evidente a força e a existência do trabalho cultural no Norte do Paraná, possibilitando sua visibilidade.
A lista completa de músicas e artistas selecionados pode ser conferida no site oficial do Sesc PR – FEJACAN 2025. O público pode acompanhar as novidades do Coletivo Toneladas de Maracatu também pelas redes sociais.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???