O município de Ibaiti foi oficialmente habilitado, nesta quarta-feira (23/10), como local de armazenamento de soros antivenenos. Até então, o município era apenas referenciado para a aplicação dos insumos, sem a possibilidade de armazenamento local.
Você ainda não está no grupo do Blog do
whats? CLIQUE AQUI
A conquista foi possível graças ao trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde, da Fundação Hospitalar de Ibaiti e da 19ª Regional de Saúde, que coordenaram o processo de capacitação das equipes e a adequação da estrutura necessária. A Prefeitura Municipal de Ibaiti viabilizou todas as melhorias, garantindo condições adequadas para o armazenamento, controle e dispensação dos soros.
Com a inclusão de Ibaiti na Rede de Referência de Soros Antivenenos, os casos graves de picadas de escorpiões, aranhas e cobras poderão receber atendimento imediato no próprio município. A medida também beneficiará cidades vizinhas, que poderão ser encaminhadas a Ibaiti conforme orientação da Regional de Saúde e suporte do CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica).
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Amabily Laverde, essa habilitação representa um importante avanço para o município e para toda a região.
“Essa conquista é resultado de um trabalho conjunto, de muito comprometimento e responsabilidade. Agora, Ibaiti passa a oferecer uma resposta mais rápida e segura nos casos de acidentes com animais peçonhentos, salvando vidas e fortalecendo nossa rede de urgência e emergência”, destacou a secretária.
Atualmente, o Paraná conta com 224 locais habilitados para o armazenamento e aplicação desses insumos, fortalecendo a resposta rápida aos acidentes com animais peçonhentos e garantindo maior segurança à população.
FONTE: ASSESSORIA


0 Comments:
O que você achou desta matéria???